7 dicas de como assar carne na churrasqueira do jeito certo

Tempo de leitura: 4 minutos

Saber como assar carne na churrasqueira é uma arte que exige muito estudo, bem como uma série de cuidados, se você quiser que o churrasco saia perfeito. Embora algumas vezes possa parecer simples, o processo é complexo, mas pode ser realizado com perfeição, desde que você preste atenção a algumas dicas, especialmente, as que se referem ao ponto da carne.

Para auxiliá-lo na missão de surpreender os seus convidados, familiares e amigos com um delicioso churrasco, separamos algumas dicas que o ajudarão desde o momento da escolha dos cortes até a hora de servir. Ficou curioso e quer aprender mais? Então continue acompanhando o post!

1. Escolha os cortes corretos de carne

Para que o seu churrasco seja um sucesso, a primeira questão que merece a sua atenção é a compra da carne. Por isso, esse momento no açougue é muito importante, afinal, a qualidade e o tipo das peças é o que determinará como assar carne na churrasqueira da maneira correta.

Antes de decidir, é importante saber se o seu equipamento é estilo grill ou funciona com espetos, como uma churrasqueira mais tradicional. Além da picanha, que não pode faltar em um bom churrasco, cortes como a costela também são bastante apreciados por muitas pessoas. Mas você também pode apostar em alcatra ou contrafilé.

Para não deixar ninguém de fora, também vale a pena comprar carne de frango. A coxinha da asa é um corte bastante apreciado em churrascos. E para os aperitivos, não pode faltar linguiça e aquele delicioso pão de alho, que agradará, inclusive, aos vegetarianos!

2. Aprenda a temperar

Boa parte do segredo de como assar carne na churrasqueira passa pelo tempero. Aliás, o gosto de tudo que comemos tem ligação direta com a forma como os alimentos são temperados.

As pessoas mais puristas gostam de temperar a carne apenas com sal grosso, seja triturado no liquidificador, para os cortes menores; ou inteiro, para as peças maiores. Entretanto, se você gosta de ousar, pode apostar em outros tipos de temperos, como o alho ou até mesmo algumas ervas, como o manjericão e o orégano.

Para evitar erros, uma boa alternativa é temperar a carne apenas com sal grosso e servir à parte algum molho como acompanhamento. A dica é apostar em molho de queijo e chimichurri, que são duas opções que harmonizam muito bem com churrasco!

3. Fique atento à temperatura ideal da churrasqueira

Para que a carne possa assar no ponto correto, sem ficar mal passada ou passada demais, é muito importante acertar na temperatura da churrasqueira, qualquer que seja o tipo dela.

Como é muito difícil fazer essa medição, a melhor forma de saber se já é o momento de colocar a carne no fogo é estendendo a mão sobre a churrasqueira, a cerca de dois palmos de distância. Se você não conseguir contar até 5 devido ao calor, já é chegado o momento de assar.

4. Espere todo o carvão estar em brasa

Essa dica parece muito simples, mas muitas pessoas não a conhecem. Entretanto, respeitar essa questão faz toda a diferença entre uma carne bem assada e uma que não fica tão gostosa assim.

Para um bom churrasco, a carne deve ser assada apenas pelo calor do fogo, jamais pelas labaredas dele. Por isso, é fundamental que, no momento em que os cortes forem para a churrasqueira, o carvão todo já esteja em brasa. Se houver chamas, a tendência é que a carne fique queimada por fora e crua por dentro.

5. Posicione a carne de maneira correta

Seja no espeto ou na grelha, em qualquer tipo de churrasqueira, uma das principais dicas de como assar carne leva em conta o posicionamento dos cortes no equipamento. Esse cuidado já deve ser iniciado no momento da preparação prévia, e requer conhecimento.

É importante saber, por exemplo, quais carnes devem ser assadas inteiras e quais devem ser porcionadas. Algumas podem ser preparadas das duas formas, como é o caso da picanha. Já a costela deve ser sempre assada inteira.

Além disso, tenha sempre em mente que os cortes menores devem estar mais próximos do fogo, a cerca de 20 cm da brasa. Já as peças que serão assadas inteiras devem estar a, pelo menos, 40 cm do fogo. Carnes mais duras, como a costela, devem estar ainda mais distantes, a pelo menos 70 cm das chamas. Essas dicas valem tanto para o preparo no espeto quanto para a grelha!

6. Controle o tempo

Parece óbvio, mas vale a pena reforçar: esteja atento ao tempo em que a carne passará na churrasqueira. Lembre-se que cada corte possui particularidades, por isso os mais duros precisam passar mais tempo assando, por exemplo, enquanto os mais macios podem ser servidos mal passados.

Além disso, tenha em mente que algumas carnes não podem ser servidas antes de chegarem ao ponto, como é o caso do frango, mas outras devem estar nessa condição para conservarem todo o seu sabor e maciez, como a picanha.

Na hora do preparo, procure levar em conta as características de cada corte e o gosto das pessoas que estarão degustando o churrasco. Nesses momentos, o único pecado é servir carne passada demais, quase torrada. O resto está valendo!

7. Saiba como servir

Depois que estiver tudo pronto, chegou a hora de servir os seus convidados. Esse processo é crucial para o sabor do alimento, tanto é que as principais dúvidas de como assar carne na churrasqueira também envolvem esse momento.

Você, com certeza, já viu um prato de carne cheio do suco que escorre dela, não é? Talvez você até goste dele, mas saiba que os churrasqueiros de plantão consideram a perda desse suco uma falha grave na preparação do churrasco. Afinal, conservando-o na carne, mantém-se a maciez e o sabor do corte.

Para evitar esse desperdício, existe um segredo muito simples: deixe a carne descansar por uns 5 minutos antes de porcioná-la. Nesse período, as fibras voltam ao seu formato natural dentro da peça, garantindo a suculência e o sabor do alimento. Depois de tanto cuidado, você não vai querer errar na hora de servir, não é?

Agora que você aprendeu essas dicas super úteis de como assar carne na churrasqueira, chegou o momento de convidar os amigos para um superchurrasco em casa. Compre as carnes, o pão de alho e a bebida, e surpreenda a todos, destacando-se como o melhor churrasqueiro da turma.

Se você gostou deste post, compartilhe-o em suas redes sociais e marque aqueles amigos que também querem aprender como assar carne na churrasqueira!

Compartilhe esta página