Por que as carnes premium oferecem mais qualidade ao churrasco?

Tempo de leitura: 3 minutos

03A busca por sofisticação e bem-estar deve ser incentivada, e isso não é diferente na hora de planejar o churrasco! Carnes premium promovem experiências ao paladar incomparáveis e trazem aquele diferencial para a sua refeição.

Inclusive, aproveitar os melhores prazeres da vida, prezando pela qualidade da carne que você leva para casa, é um dos passos para fazer das suas celebrações com seus convidados momentos mais especiais.

Quer saber mais sobre as carnes premium? Nos acompanhe neste post.

[rock-convert-pdf id=”3459″]

A diferença entre carnes premium, tradicionais e especiais

Afinal, quais as características que diferenciam as carnes premium das comuns ou mesmo das especiais? Bem, para começar, vamos diferenciar cada uma delas com calma.

Carnes tradicionais

Quando falamos em carnes tradicionais, estamos nos referindo às mais comuns, encontradas na maioria dos supermercados e açougues. Elas contam com o método de criação animal tradicional e cortes conhecidos, tais como: alcatra, lagarto, contrafilé, picanha etc.

Carnes Especiais

Muitos confundem cortes especiais com carnes premium. Saiba que não são necessariamente a mesma coisa. Carnes especiais, normalmente, é o nome que se dá a cortes pouco usuais na mesa dos brasileiros. Assim, alguns cortes são tratados como “especiais” devido ao seu passado de pouco prestígio.

Carnes Premium

Finalmente, as carnes premium dizem respeito ao produto final de uma cadeia produtiva, que vai desde a criação do animal, passando por sua alimentação e tratamento, até o momento do abate.

Isso inclui processos orgânicos nos quais o gado bovino, por exemplo, é tratado com medicamentos fitoterápicos e homeopáticos, além de ser alimentado em pastos sem nenhuma presença de agrotóxicos.

O processo final desse tipo de tratamento dos animais, converte-se em uma carne muitas vezes mais macia, agradável e peculiar. Ela também é extremamente recomendável quando se pensa no bem-estar do consumidor, que não estará em contato com nada que não seja estritamente natural.

Abaixo, confira alguns cortes de carnes tipicamente premium.

T-Bone

Como é possível deduzir pelo seu nome, o famoso T-Bone é um corte de origem norte-americana. Sua peculiaridade vem do magro corte do filé mignon envolto por uma capa suculenta e deliciosa do contrafilé. Ao contrário do se faz com as carnes tradicionais, promove-se a junção de duas partes do animal, que se complementam.

Chorizo

Diferentemente do T-Bone, que promove a junção de cortes conhecidos da mesa do brasileiro, o chorizo aproveita a posição do contrafilé. Aqui, é utilizada a parte traseira do corte. A cobertura da capa de gordura garante seu gosto inigualável, bem como sua maciez e umidade.

Carré de Cordeiro

Dessa vez, temos um exemplo de corte mais magro. O carré é o corte do lombo do cordeiro que se encontra entre a oitava e a décima terceira costela do animal. Com pouca gordura, pode-se abusar na cozinha com técnicas de preparo, usando manteiga, azeite ou mesmo fazendo crostas de vegetais.

Picanha

A queridinha do Brasil também pode apresentar sua característica premium. Afinal, pode vir da raça de origem escocesa angus — que apresenta características naturais privilegiadas no que diz respeito à ambientação e aos processos de desenvolvimento. Com o cuidado do ciclo de vida adequado para o animal, o corte premium apresenta sabor mais acentuado e maior suculência.

Agora que você já sabe mais sobre carnes premium, está na hora de botar seus conhecimentos em prática com produtos de qualidade. Assim, incremente o churrasco e aproveite para reunir a família e os amigos para que todos provem essas delícias. Mais suculentos ou mais magros, existem cortes premium para todos os gostos, basta ampliar seu leque na hora de fazer a escolha do que jogar na grelha.

Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe o texto nas redes sociais para que mais pessoas conheçam as sofisticadas carnes premium.

Compartilhe esta página