Como fazer um churrasco de contrafilé perfeito? Confira!

Tempo de leitura: 2 minutos

O contrafilé recebe este nome por estar “contra” o filé mignon — são separados apenas por vértebras lombares. Entre as suas principais características, destaca-se o fato de ela ser um pouco menos macia que o filé mignon (apesar de tão saborosa quanto), apresentar camada de gordura, além de ser muito utilizada no churrasco.

Uma dúvida bastante comum entre as pessoas diz respeito justamente a esse último ponto: como preparar um churrasco de contrafilé perfeito? Pensando nisso, elaboramos este conteúdo com algumas dicas sobre o assunto. Boa leitura!

[rock-convert-pdf id=”3502″]

Escolha uma boa peça

Para a escolha de uma boa peça de contrafilé para o churrasco, avalie inicialmente o local onde você está buscando por essa carne. É essencial procurar por um estabelecimento que preze por boas práticas de higiene e que consiga selecionar um bom produto para o seu prato.

Para analisar se é uma peça fresca, aperte a carne — caso ela afunde e volte ao normal, significa que está em boas condições.

Conheça quais são as partes do contrafilé

Com o objetivo de escolher aquele pedaço que de fato vá satisfazer a você e seus convidados, é preciso conhecer quais são as partes do contrafilé:

  • capa: tem um custo mais baixo que as demais partes. Tem uma capa de gordura e é menos macia que as outras regiões;
  • contra duplo: onde começa o corte do contrafilé, logo abaixo da capa;
  • entrecote: situado no meio da carne, com uma textura bastante macia;
  • bisteca: também a parte do meio, mas sem desossar ou limpar.

Faça o tempero de maneira correta

Carne comprada, é hora de começar o preparo. O primeiro passo é se preocupar com o tempero de maneira correta: utilize sal triturado. O tamanho vai depender do ponto que você deseja para a sua carne (bem ou mal passada), e é possível ousar um pouco para garantir um churrasco incrível.

Uma dica que sempre costuma agradar às pessoas é utilizar molho de mostarda durante o preparo inicial. Assim que estiver com o corte pronto, marine a carne no molho misturado com sal. Ao colocar na churrasqueira, deve ser assado no fogo baixo.

Também pode ser feito um molho de azeite composto com chimichurri. Bem versátil, concorda?

Conheça o passo a passo para uma carne perfeita

Para um churrasco perfeito, conheça o passo a passo do seu preparo. Inicialmente, coloque os bifes no espeto e deixe na churrasqueira em fogo baixo. Assim que estiver dourado, fatie a parte mais assada (sem retirar do espeto) e, caso queira, passe novamente o seu tempero de preferência, deixando assar novamente.

Não há um tempo de preparo específico, pois vai depender do ponto desejado e também de como está o fogo de sua churrasqueira — no entanto lembre-se sempre de que fogo muito alto vai fazer com que a carne asse por fora e fique crua por dentro.

Neste conteúdo, você pôde entender um pouco mais sobre como preparar um churrasco de contrafilé perfeito. Assim que a carne estiver pronta, escolha um ótimo acompanhamento para que possa harmonizar com o seu prato. Agora que você já sabe as principais dicas, é só chamar os amigos e se divertir bastante com os seus dotes culinários.

Para conferir essas e outras dicas, é só seguir as nossas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no Youtube.

Compartilhe esta página