Descubra esses 7 tipos de pão de alho e como servi-los

Tempo de leitura: 6 minutos

Que o pão de alho é um dos acompanhamentos mais tradicionais do churrasco todo mundo já sabe. Junto com o vinagrete, a salada de maionese e a farofa, ele complementa muito bem a carne, tornando o churrasco ainda melhor. Mas será que dá para inovar na hora de servir esse delicioso acompanhamento?

Saiba que sim! Existem diversos tipos de pão de alho e, inclusive, receitas utilizando esse alimento. Como muita gente não conhece todas as variações dessa iguaria, é possível surpreender a todos com as mais diversas preparações.

Quer saber quais são os tipos de pão de alho e as receitas incríveis que você pode fazer utilizando-o como ingrediente? Leia e descubra!

O pão de alho caiu no gosto dos brasileiros
O pão de alho surgiu na Itália como um acompanhamento para as refeições. Tradicionalmente, ele é feito com uma pasta simples de alho e azeite, sendo assado no forno, na churrasqueira ou, até mesmo, no grill. Ele chegou ao Brasil com os imigrantes e, hoje, é um dos alimentos mais tradicionais em churrascos e outros eventos.

Muita gente acaba se prendendo ao pão de alho tradicional, preparado apenas com a pasta. Apesar de delicioso e nunca fora de moda, é possível encontrar diferentes tipos, tamanhos e sabores desse alimento, o que permite que você encante os seus convidados. Além disso, ele pode ser preparado de diversas formas diferentes e ainda fazer parte de receitas inovadoras, como sanduíches, levando uma explosão de sabor para o seu evento.

Os principais tipos de pão de alho
Os tipos de pão de alho mais conhecidos são o tradicional, os com sabores diferentes e o bolinha. Além disso, eles ainda podem se transformar em outras receitas quando se juntam com acompanhamentos tradicionais do churrasco. Descubra mais sobre esses alimentos agora mesmo!

1. Pão de alho tradicional
O pão de alho preparado apenas com a pasta é o mais tradicional de todos os sabores, assim, costuma agradar a quem é mais conservador. Além de ser um ótimo acompanhamento para churrasco, também pode ser servido em outras refeições.

Na sua origem, ele podia ser encontrado apenas sob duas formas. A primeira delas é semelhante a uma brusqueta, sendo feito com fatias de pão cobertas pela pasta de alho. Porém, o mais comum é o pão de alho recheado com a pasta.

Esse pão deve ser bem macio por dentro, mas crocante por fora, após assado. Já a pasta de alho não pode estar muito líquida, uma vez que isso poderia sujar os convidados e, até mesmo, dificultar o consumo. Porém, ela precisa estar levemente derretida e bem incorporada ao miolo do pão.

Se for prepará-lo em um churrasco, o melhor utensílio para isso é a grelha. Mas, se quiser comê-lo em outra ocasião, vale usar o forno ou até mesmo uma Air Fryer.

Lembre-se de que você pode fazer o seu próprio pão de alho, preparando uma pasta e depois recheando o pão com essa mistura. Entretanto, existem muitas opções prontas no mercado. Elas são muito gostosas e, com certeza, mais práticas.

2. Pão de alho com sabor
Diferentemente da versão tradicional, também é possível acrescentar uma série de ingredientes à pasta de alho, como pimenta, tomate seco, entre outros. Essas versões também podem ser encontradas no mercado e dão um toque a mais de sabor ao seu evento.

O pão de alho picante, por exemplo, leva pimenta, além dos ingredientes tradicionais, e é ideal para quem gosta de ousar e fugir do óbvio. Apesar do nome, o sabor apimentado é leve, de modo que os outros sabores, como o alho, não desaparecem. Também é possível encontrar pães com tomate seco, que é incorporado à pasta de alho.

Assim como o pão de alho tradicional, a versão com sabor também é reconhecida pela maciez e consistência do recheio. Esse tipo de pão se parece muito com o tradicional quando visto de fora, porém, quando aberto, deve ser possível visualizar o elemento que confere o sabor adicional ao alimento, como o tomate ou o molho de pimenta.

3. Pão de alho bolinha
Já pensou em fazer um pão de alho que não precisa ser cortado antes de ser consumido? É exatamente essa a proposta do pão de alho bolinha, que pode ser servido aos seus convidados assim que é retirado da churrasqueira.

Em relação ao sabor, ele é bastante semelhante ao tradicional, não apresentando grandes variações. As maiores mudanças, nesse caso, são no formato e no tamanho do pão, uma vez que ele é redondo e menor do que o tradicional, que apresenta um formado de baguete.

Nesse caso, fique atento ao modo de preparação. O tempo de preparo não é o mesmo do tradicional, devido à sua forma. Assim, você precisa tomar cuidado para não queimar nada. Por ser menor, o tempo na churrasqueira também deve ser reduzido.

Outra diferença encontrada por aqueles que apreciam o pão de alho é na casca. Por ser uma porção individual, o tipo bolinha tem casca por todos os lados, bem como um recheio que deve estar derretido e incorporado ao miolo. Dessa forma, é mais crocante do que o tradicional e, para alguns, mais fácil de ser consumido.

4. Pão de alho com vinagrete
Já pensou em juntar dois elementos tradicionais do churrasco em um só prato? É essa a proposta dessa versão!

Diferentemente das versões anteriores, essa combinação não é encontrada no mercado, sendo necessário que você a prepare em casa. Para garantir a qualidade e o sabor, escolha um bom pão de alho tradicional e selecione bem cada um dos ingredientes do vinagrete.

Confira agora a receita dessa iguaria!

Ingredientes
1 bandeja de pão de alho;
1 cebola média;
3 tomates médios;
1 pimentão-verde médio;
4 colheres de sopa de azeite;
4 colheres de sopa de vinagre;
sal a gosto.
Modo de fazer
Pique a cebola, os tomates e o pimentão em tamanho bem pequeno. Misture tudo com o azeite, o vinagre e o sal. Está pronto o seu vinagrete!

Agora, basta escolher o pão de alho de sua preferência — tradicional, picante ou bolinha — e recheá-lo com o molho. Depois, o ideal é assá-lo na grelha!

5. Pão de alho com queijo
O queijo vai bem em qualquer refeição, não é mesmo? Portanto, por que não experimentar um pão de alho recheado com esse delicioso alimento?

Quando você prepara essa receita de forma correta, é possível perceber que a pasta de alho vai se misturar com o queijo derretido, conferindo sabor ao seu pão. Além disso, você pode inovar no tipo de queijo utilizado de acordo com o gosto dos seus convidados.

Ficou curioso? Então confira a receita para preparar no seu próximo evento!

Ingredientes
1 bandeja de pão de alho;
300g de queijo à sua escolha. Recomendamos muçarela, provolone ou parmesão, conforme o seu gosto.
Modo de fazer
Essa receita não tem nenhum mistério, sendo bastante simples. Para o preparo, basta colocar o queijo nos cortes que o pão de alho já tem e assá-lo. Vale muito a pena experimentar! O queijo, além do sabor especial, acrescenta uma textura diferente ao pão.

6. Pão de alho com linguiça
O pão de alho sozinho já é um delicioso acompanhamento para o momento de assar as carnes. Agora, imagine misturar dois aperitivos tradicionais do churrasco e fazer uma receita superespecial? É só escolher um dos tipos de pão de alho e a linguiça de sua preferência para preparar esse tira-gosto que vai conquistar os seus convidados.

Ingredientes
1 pacote de pão de alho tradicional;
500g de linguiça sem pele;
200g de queijo muçarela ralado;
alecrim a gosto.
Modo de fazer
Em uma tigela, misture a linguiça, a muçarela e o alecrim. Coloque essa mistura como recheio no pão de alho, dentro dos cortes que ele já tem. Salpique o queijo muçarela ralado por cima do pão.

Depois, basta assar na grelha ou no forno, como você preferir. A linguiça vai assar junto com o pão, deixando-o úmido e com um sabor muito especial. É incrível!

7. Panzanella
Se a origem do pão de alho é italiana, que tal fazer uma receita inovadora e tradicional desse país? Esse é o caso da Panzanella, uma salada com pão de alho. O seu preparo também é bastante simples.

Quer aprender a fazer esse prato tão diferente? Acompanhe!

Ingredientes
pão de alho cortado em cubos;
meia cebola-roxa;
meio pepino japonês;
1 tomate;
1 colher de chá de azeitonas;
1 colher de sopa de vinagre;
5 colheres de sopa de azeite;
2 dentes de alho;
sal e pimenta-do-reino a gosto;
queijo parmesão ralado.
Modo de fazer
Descasque a cebola-roxa e corte-a em pequenos cubos. Deixe em uma tigela com água gelada por uns minutos, para que perca um pouco a acidez.

Corte o tomate em cubos e tire as sementes. Fatie o pepino em rodelas. Misture esses dois ingredientes.

Leve o pão de alho ao forno ou à grelha. Quando estiver crocante, corte em cubos pequenos. Tire a cebola da água e misture com o tomate e o pepino. Adicione o azeite e o vinagre e misture tudo. Acrescente o pão de alho, o queijo ralado e sirva!

Como você pôde perceber, o pão de alho não é somente um acompanhamento para churrasco. Ele é bastante versátil, sendo possível utilizá-lo como complemento em vários pratos e como ingrediente principal nas mais diversas receitas. Dessa forma, esse pão pode ir além do churrasco e ganhar a mesa da sua família e amigos, sendo preparado também em outros eventos.

A Santa Massa é especialista nessa iguaria, oferecendo uma grande diversidade de sabores e formatos. Quer saber mais sobre os nossos produtos e começar, agora mesmo, a inovar nos seus eventos? Então, descubra os encantos do nosso pão de alho picante, o sabor do pão de alho tradicional e a praticidade do delicioso pão de alho bolinha!

Compartilhe esta página