TOP 7 maneiras de servir pão de alho e combiná-lo com bebidas

Tempo de leitura: 4 minutos

Nem só de churrasco vive o pão de alho. Você já imaginou a variedade absurda de possibilidades que essa carta na manga pode oferecer? E falando em carta, certamente o pão de alho seria o coringa, pois, convenhamos, agrada a gregos e troianos.

Pensando nisso, separamos para você uma grande variedade de receitas, formas de servir e harmonização com bebidas. Surpreenda no jantar, em uma reunião com os amigos e familiares. Eleve o pãozinho perfumado à posição de protagonista, junto com o equilíbrio gustativo, que vai desde a cerveja até o vinho — um verdadeiro sucesso para o paladar.

Pensando em receitas para combinar com as suas bebidas prediletas, separamos algumas combinações abaixo, com o modo de preparo e harmonizações possíveis para tornar a sua refeição mais prazerosa. Acompanhe nossas dicas e aprimore o singelo. Transforme o individual em coletivo. Venha!

1. Pão de alho e cerveja

Não tinha outro jeito a não ser começar da forma mais clássica. A cervejinha é universal e, no Brasil, não poderia ser diferente. O pão bolinha (porção individual) pode servir a mesa de uma bela reunião de happy hour. Os pãezinhos em formato de baguete são também boas opções, por permitirem a facilidade de particioná-los em pequenos pedaços e dividi-los.

E, nesse caso, desde as variações de picantes à doce potência do tradicional, qualquer receita vai bem com cerveja. Por se tratar de sabor de presença marcante, cervejas mais comuns como lager ou pilsen vão muito bem, mas para a harmonização bater de frente, dá para se arriscar com cervejas frutadas e mais fortes, presentes em estilos como as irish red ale, IPA e strong ales. Experimente!

2. Pão bolinha e vinho

Porções individuais de um pãozinho em formato de bolinha, com suculento recheio podem surpreender o paladar na hora de dividir um bom vinho. Uma ótima combinação para dias frios e/ou chuvosos.

Para esse tipo de harmonização, temos três dicas de vinhos para impactos diferentes: seco, branco e tinto. O vinho seco é mais brando. Por isso, não apagará o sabor potente do pão de alho. O branco, mais adocicado, mantendo a personalidade de ambos, talvez sendo a melhor opção para harmonizar, nesse caso.

Mas, se a sua preferência são os tintos, vá de Merlot ou Pinot Noir — a inacreditável colisão de sabores dessas últimas opções definem uma ousadia a ser levada em consideração.

3. Pão de alho com sopas e caldos

Molhar o pãozinho em sopas e caldos é um clássico, não é mesmo? Agora, vai me dizer que mergulhar um pão de alho não parece uma ideia muito melhor? Pois, então, já publicamos aqui no blog receitas de caldos e sopas, como a clássica feita de tomate. Mas como harmonizá-las com bebidas?

Sim, vinho combina também com sopa e, claro, como já dissemos, com pão de alho. Então, certifique-se de combinar vinho tinto, não muito estruturado, com taninos doces e maduros, para sopas cremosas e levemente adocicadas.

Tratando-se de sopas claras, pode-se abusar do Pinot Noir, Merlot e, até mesmo, um Rosé. A dica fica em procurar vinhos com maior teor alcoólico, que se destacam bem, frente às altas temperaturas das colheradas de caldos e sopas.

4. Pão de alho com queijo

Pão de alho e queijo nasceram para ficarem juntos. Pensou em queijo, pensou em vinho, correto? Certo! Mas há um mundo de possibilidades além disso. A dica para o fermentado segue algumas anteriores. Seco para abrandar, branco para acompanhar e tinto para bater de frente.

Aqui, tratamos da receita de pão de alho com a adição de queijo, seja em seu interior, seja por fora para formar uma crosta ou gratinar. A dica, nessa hora, é abusar um pouco do fogo e dar uma tostadinha a mais na massa, que ficará crocante por fora, macia e cremosa no interior. Como opção de queijo, procure provolone, parmesão ou muçarela.

Além do vinho, cervejas adocicadas e amargas vão bem com a receita. Saindo um pouco das bebidas alcoólicas, sucos críticos são belíssimas opções. Experimente essa receita com sucos naturais de tangerina, limão ou laranja.

5. Pão de alho na salada panzanella

É possível usar pão de alho também na salada, e fica maravilhoso. Panzanella é uma receita italiana de folhas e legumes, em que os pães de alho fariam o papel de croutons — cortados em cubos e torrados no forno para acompanhar o prato.

Aproveite a receita mais saudável para combiná-las com receitas inventivas, como suco de saladas de frutas ou de couve com laranja. Chá gelado também é uma combinação perfeita!

6. Pão de alho com carne

Que tal juntar o melhor de dois mundos? Carne defumada, ou assada no estilo rosbife, dentro do pão com a seguinte receita de vinagrete:

  • 2 cebolas roxas picadinhas;
  • 2 pimentões vermelhos picados;
  • 1 dente de alho amassado;
  • 2 tomates picados;
  • suco de 1 limão siciliano;
  • 1 colher de sopa de vinagre;
  • sal a gosto.

Faça essa combinação e harmonize com drinks agridoces, como a clássica caipirinha ou o mojito. Ácido e dulçor é sempre uma boa pedida na hora de misturar sabores.

7. Pão de alho com tomate seco e linguiça

Acabamos de falar de ácido e dulçor, então um pouco de suculência também não fará mal a ninguém. O tomate seco cumpre o primeiro papel. Então, basta combiná-lo com algum corte de linguiça. Prefira as de cordeiro e porco, pelos seus sabores marcantes.

Difícil dissociar linguiça da cerveja. Mas a dica é que belos shots de destilados podem abrir o apetite ou “prepararem o terreno” para uma refeição poderosa. A clássica cachacinha ou, até mesmo, uma tequila antes de saborear esse prato farto são boas pedidas.

Agora vimos que não existe só um tipo de pão de alho. De variações incríveis e para todos os gostos, além do tradicional, as opções vão de picante ao formato de bolinha — esse último exatamente igual em sabor ao tradicional. Trata-se de sair da forma de baguete para um formato circular; com uma textura diferente e, também, com diverso modo de preparo.

Então, use sempre a criatividade na hora de pensar em novas receitas, a fim de desfrutar do produto pronto, adicionando sabores e harmonizando com as bebidas, conforme nossas dicas!

Para essas e outras maneiras de desfrutar um bom pão de alho, a Santa Massa está aqui para fornecer-lhes o melhor produto para levantar as suas refeições. O nosso blog conta com receitas, dicas de harmonização e muito mais.

Nossos produtos estão espalhados por 22 estados brasileiros e expandindo para o Mercosul. Procure pela Santa Massa na próxima vez que for ao mercado. Até a próxima!

Compartilhe esta página