• SANTA MASSA
  • FAQ
  • REPRESENTANTES
  • ONDE ENCONTRAR
  • SAC
  • FALE CONOSCO
Santa Massa
  • Home
  • Notícias
  • Churrasco Perfeito
    • Dicas
    • Receitas
  • Trade
    • Gestão
    • Vendas
    • Tendências
  • Produto
    • Pão de Alho
    • Torresmo
    • Farofa
  • Materiais Gratuitos
  • Fale Conosco
No Result
View All Result
  • Home
  • Notícias
  • Churrasco Perfeito
    • Dicas
    • Receitas
  • Trade
    • Gestão
    • Vendas
    • Tendências
  • Produto
    • Pão de Alho
    • Torresmo
    • Farofa
  • Materiais Gratuitos
  • Fale Conosco
No Result
View All Result
Santa Massa
No Result
View All Result
Home Trade Gestão

3 indicadores de desempenho para acompanhar em seu supermercado

Santa Massa Por Santa Massa
junho 5, 2020
in Gestão, Trade
0
371
SHARES
2.9k
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter
Tempo de leitura 3 min
Tempo de leitura: 4 minutos

A gestão de negócios voltados para o varejo é uma tarefa difícil, pois sofre diversas mudanças no dia a dia. No supermercado, é importante acompanhar os indicadores de desempenho, identificar os gargalos e saná-los, antes que prejudiquem a operação. Então, o gestor deve analisar, de forma objetiva e clara, como está o andamento de cada setor para otimizar os processos, tomar decisões certeiras e melhorar os resultados.

Existem diversos tipos de indicadores de desempenho, cada um com uma finalidade diferente. Conhecer quais são os mais utilizados e entender os melhores para o seu negócio vai ajudar a prolongar a sua permanência no mercado. Portanto, escolha os que ajudam a analisar numericamente os processos e a avaliar a sua qualidade.

Continue a leitura e entenda os 3 principais indicadores que devem ser analisados em um supermercado.

1. Ticket médio

Essa métrica mostra o valor médio de vendas por cliente e essa informação é muito importante na gestão estratégica. Por meio dele, você consegue criar o planejamento de vendas, a gestão financeira e campanhas de marketing. Então, avalie esse resultado periodicamente para ter uma base histórica de comparação e, assim, analisar o andamento dos negócios.

Dessa forma, você consegue visualizar o comportamento das suas vendas, se os clientes estão gastando mais em cada compra, o perfil de cada um, qual segmento não está dando resultado, entre outras informações. Com isso, você poderá desenvolver campanhas para aumentar o ticket médio, atraindo novos clientes e fidelizando os existentes.

Para calculá-lo, basta dividir o faturamento total pelo número de vendas do período. No supermercado, é interessante analisar diariamente para identificar em qual o dia você tem maior ou menor faturamento. Também é possível calcular o ticket médio por categoria ou produto, conforme a sua necessidade.

2. Margem bruta

Esse indicador é muito importante para qualquer negócio, pois a margem bruta refere-se à rentabilidade de cada produto. É muito comum o negócio, como um todo, gerar lucratividade, mas em um determinado produto apresentar prejuízo. Por isso, é interessante analisar a margem bruta para avaliar quando o ciclo de vida de uma mercadoria chegou ao fim.

Powered by Rock Convert

Dessa maneira, entender, calcular e analisar constantemente essa métrica ajuda a construir um negócio lucrativo e saudável. Afinal, todo empreendedor precisa manter as contas para que o negócio gere lucro. Além disso, é necessário acompanhar o mercado, investir em inovação e em divulgação da marca para que ela permaneça competitiva.

Para calcular a margem bruta de vendas, você precisa dividir o lucro bruto pela receita total e multiplicar por 100 para obter a taxa. Se for medir um produto ou categoria, a fórmula é a mesma; é preciso somente adequar à necessidade. Para que essa taxa seja precisa, não se esqueça de inserir todas as vendas e despesas diretas para calcular o lucro bruto.

3. ROI (Retorno sobre Investimentos)

Esse indicador é muito interessante, pois mostra quais estratégias estão gerando o resultado almejado. O ROI pode ser aplicado para saber se uma campanha específica gerou o retorno esperado ou como está o desempenho do supermercado como um todo, por exemplo. Assim, é possível identificar quais estratégias devem ser adotadas para o crescimento do negócio.

Para calcular essa métrica, você precisa aplicar a seguinte fórmula:

ROI = (receita gerada pelas vendas – custo do investimento) / custo do investimento

Os indicadores de desempenho são indispensáveis para a gestão dos supermercados, independentemente de seu tamanho. Tendo em vista que essa operação é de larga escala, o seu acompanhamento deve ser uma rotina. Isso é necessário para agir rapidamente em um determinado problema, tomar uma decisão de investimento, além de gerir com eficiência o negócio.

Você entendeu a importância de acompanhar os indicadores de resultados? Quais você deve adotar no seu supermercado? Deixe um comentário no post e divida conosco a sua experiência!

Powered by Rock Convert
Artigo anterior

Como afiar faca: aprenda com essas 4 dicas

Próximo artigo

Sobras de churrasco? Confira 6 receitas para resolver esse problema

Próximo artigo
prato feito com sobras de churrasco

Sobras de churrasco? Confira 6 receitas para resolver esse problema

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Result
View All Result

Categorias

  • Churrasco Perfeito (175)
  • Curiosidades (23)
  • Dicas (116)
  • Gestão (29)
  • Notícias (24)
  • Pão de Alho (9)
  • Produto (11)
  • Receitas (66)
  • Tendências (10)
  • Torresmo (1)
  • Trade (47)
  • Vendas (14)

Artigo mais recentes

Churrasco na Panela de Pressão

Churrasco na Panela de Pressão

janeiro 20, 2021
Facas Para Churrasco

Facas Para Churrasco

janeiro 13, 2021
10 anos de Santa Massa

10 Anos de Santa Massa!

janeiro 6, 2021
Facebook Instagram Youtube LinkedIn

Sobre o Blog

Santa Massa é o Legítimo Pão de Alho.

Categorias

Entre em contato

Av. Cel Clementino Gonçalves, 1880
Santa Cruz do Rio Pardo – SP
(14) 3372-8111

No Result
View All Result
  • Home
  • Notícias
  • Churrasco Perfeito
    • Dicas
    • Receitas
  • Trade
    • Gestão
    • Vendas
    • Tendências
  • Produto
    • Pão de Alho
    • Torresmo
    • Farofa
  • Materiais Gratuitos
  • Fale Conosco

© 2020 Santa Massa. Proibida a reprodução deste site.