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3 indicadores de desempenho para acompanhar em seu supermercado

agosto 8, 2019
Tempo de leitura 3 min

A gestão de negócios voltados para o varejo é uma tarefa difícil, pois sofre diversas mudanças no dia a dia. No supermercado, é importante acompanhar os indicadores de desempenho, identificar os gargalos e saná-los, antes que prejudiquem a operação. Então, o gestor deve analisar, de forma objetiva e clara, como está o andamento de cada setor para otimizar os processos, tomar decisões certeiras e melhorar os resultados.

Existem diversos tipos de indicadores, cada um com uma finalidade diferente. Conhecer quais são os mais utilizados e entender os melhores para o seu negócio vai ajudar a prolongar a sua permanência no mercado. Portanto, escolha os que ajudam a analisar numericamente os processos e a avaliar a sua qualidade.

Continue a leitura e entenda os 3 principais indicadores que devem ser analisados em um supermercado.

1. Ticket médio

Essa métrica mostra o valor médio de vendas por cliente e essa informação é muito importante na gestão estratégica. Por meio dele, você consegue criar o planejamento de vendas, a gestão financeira e campanhas de marketing. Então, avalie esse resultado periodicamente para ter uma base histórica de comparação e, assim, analisar o andamento dos negócios.

Dessa forma, você consegue visualizar o comportamento das suas vendas, se os clientes estão gastando mais em cada compra, o perfil de cada um, qual segmento não está dando resultado, entre outras informações. Com isso, você poderá desenvolver campanhas para aumentar o ticket médio, atraindo novos clientes e fidelizando os existentes.

Para calculá-lo, basta dividir o faturamento total pelo número de vendas do período. No supermercado, é interessante analisar diariamente para identificar em qual o dia você tem maior ou menor faturamento. Também é possível calcular o ticket médio por categoria ou produto, conforme a sua necessidade.

2. Margem bruta

Esse indicador é muito importante para qualquer negócio, pois a margem bruta refere-se à rentabilidade de cada produto. É muito comum o negócio, como um todo, gerar lucratividade, mas em um determinado produto apresentar prejuízo. Por isso, é interessante analisar a margem bruta para avaliar quando o ciclo de vida de uma mercadoria chegou ao fim.

Dessa maneira, entender, calcular e analisar constantemente essa métrica ajuda a construir um negócio lucrativo e saudável. Afinal, todo empreendedor precisa manter as contas para que o negócio gere lucro. Além disso, é necessário acompanhar o mercado, investir em inovação e em divulgação da marca para que ela permaneça competitiva.

Para calcular a margem bruta de vendas, você precisa dividir o lucro bruto pela receita total e multiplicar por 100 para obter a taxa. Se for medir um produto ou categoria, a fórmula é a mesma; é preciso somente adequar à necessidade. Para que essa taxa seja precisa, não se esqueça de inserir todas as vendas e despesas diretas para calcular o lucro bruto.

3. ROI (Retorno sobre Investimentos)

Esse indicador é muito interessante, pois mostra quais estratégias estão gerando o resultado almejado. O ROI pode ser aplicado para saber se uma campanha específica gerou o retorno esperado ou como está o desempenho do supermercado como um todo, por exemplo. Assim, é possível identificar quais estratégias devem ser adotadas para o crescimento do negócio.

Para calcular essa métrica, você precisa aplicar a seguinte fórmula:

ROI = (receita gerada pelas vendas – custo do investimento) / custo do investimento

Os indicadores de desempenho são indispensáveis para a gestão dos supermercados, independentemente de seu tamanho. Tendo em vista que essa operação é de larga escala, o seu acompanhamento deve ser uma rotina. Isso é necessário para agir rapidamente em um determinado problema, tomar uma decisão de investimento, além de gerir com eficiência o negócio.

Você entendeu a importância de acompanhar os indicadores de resultados? Quais você deve adotar no seu supermercado? Deixe um comentário no post e divida conosco a sua experiência!

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