Churrasco Perfeito

4 carnes exóticas para você impressionar em seu churrasco

maio 27, 2019
Tempo de leitura 3 min

Quando vamos fazer um churrasco, sempre temos em mente as carnes tradicionais, como boi, porco e frango. Só que para ajudar você a sair da sua zona de conforto, vamos apresentar algumas dicas das principais carnes exóticas que você encontra no Brasil. Acredite, elas têm sabores extraordinários!

Se você é amante de carnes, continue a leitura e aprenda como impressionar sua família e amigos no seu próximo churrasco!

1. Carne de Javali

O Javali é um animal selvagem que é ancestral do porco comum, mas a sua carne é mais saudável e tem sabor diferenciado. Ela conta com poucas calorias, baixo teor de gordura e menos da metade de colesterol presente no porco. Diante disso, esse corte é perfeito para ser marinado em uma mistura de alecrim, sálvia e tomilho, além dos temperos de sua preferência.

O ideal é retirar o javali da geladeira e deixar que ele chegue à temperatura ambiente para depois colocar o sal grosso. Leve a carne à churrasqueira após alguns minutos, assim ela vai conseguir absorver bem os temperos. O alimento vai ficar suculento e terá o seu sabor marcante e peculiar suavizado.

2. Carne de Cordeiro

Essa carne é delicada, macia e saborosa, devido ao ovino ser jovem. Dessa forma, a sua tonalidade é rosada, com gosto ligeiramente adocicado, pouca gordura e livre de gorduras saturadas. Como não tem sabor marcante, você pode temperar a carne somente com sal grosso ou marinar com alecrim, hortelã, pimenta e alho.

Os cortes principais que o cordeiro oferece são a paleta, a alcatra, o pernil, a costela e o carré. Asse a carne em temperaturas brandas (sem chamas) por 2 a 3 horas, sempre regue com marinada e sirva sempre ao ponto para que fique macia, suculenta e mais saborosa.

3. Carne de Capivara

Essa opção não é recomendada para quem não gosta de carne com aroma e sabor fortes, pois geralmente pode assustar as pessoas. Uma solução para esse problema é deixar a carne na geladeira por algumas horas com uma mistura de bicarbonato de sódio e água, assim você vai conseguir suavizar esse aroma forte.

A carne de capivara é saborosa, com baixo teor de gordura, rica em ômega 3 e ferro. Então vale a pena experimentá-la. Faça a carne assada com os temperos que você utiliza geralmente no preparo do porco. Como é seca, o ideal é servi-la com molhos agridoces, tomilho e frutas secas para realçar o seu sabor.

4. Carne de Jacaré

Ela é uma boa pedida para o churrasco, pois seu gosto é bem similar ao peixe e sua textura é bem parecida com a do frango. A carne de jacaré tem alto valor nutricional, com elevado teor de proteína, pouca gordura e livre de colesterol. Seu corte mais nobre é a cauda do animal, que geralmente é vendida como filé, mas existem no mínimo 9 partes que podem ser aproveitadas.

Você pode marinar com limão, sal, pimenta e bebida alcoólica para amolecer um pouco a peça. Depois prepare a carne assada, grelhada, em iscas, ensopada ou até em sopas. O melhor é que todas essas formas de consumo são saborosas, suculentas, leves e saudáveis.

Como você pôde perceber, as carnes exóticas são excelentes aliadas para você sair da rotina e ampliar sua criatividade. Aproveite essas dicas, prepare aquele churrasco no fim de semana e impressione seus convidados. Ah! Não se esqueça de garantir a qualidade, por isso, tome cuidado com a procedência da carne que está comprando.

Agora que você conhece um pouco mais sobre as carnes exóticas, que tal dividir esse conhecimento com seus amigos e familiares? Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e combine um encontro para experimentar essas delícias!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up