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4 ideias para vender mais com a exposição de produtos nas gôndolas

outubro 16, 2018
Tempo de leitura 6 min

A correta exposição de produtos pode fazer toda a diferença nas vendas de um supermercado, pois, ao engajar os compradores e incentivá-los a adquirir mais produtos que você deseja, o negócio cresce não apenas em tamanho, mas também em margem e lucratividade.

Isso significa que o negócio pode dobrar suas vendas, mas não suas despesas, tornando a empresa mais lucrativa. Por isso, neste artigo você vai saber por que melhorar a exposição dos produtos nas gôndolas e conhecer 4 ideias para incrementar a performance de vendas. Vamos lá?

A importância da exposição dos produtos nas gôndolas

Os seres humanos são basicamente criaturas visuais, ou seja, aquilo que as pessoas veem possui o poder de influenciá-las. No varejo, a interação com os clientes é direta, por isso o aspecto visual assume grande importância.

Quando o design do supermercado, o layout das prateleiras, a exibição de mercadorias, a limpeza e a iluminação são bem planejados, eles têm papel fundamental na criação de um ótimo ambiente que atrai os clientes e os engaja a comprar.

Dessa forma, o visual merchandising tem um enorme impacto na experiência do cliente. Varejistas de sucesso podem empregar práticas eficazes e integradas como parte da experiência de varejo e da entrega geral da marca, para maximizar as vendas na loja. Trata-se de um serviço de venda silencioso.

As principais dicas de exposição de produtos

O visual merchandising consiste em uma série de ferramentas de vendas práticas que são usadas para influenciar o que e quanto os consumidores compram.

Essa estratégia torna as compras mais fáceis para os clientes, economizando tempo e aborrecimentos, enquanto fornece inspiração e ideias sobre o que comprar. Para os varejistas, um bom visual merchandising maximiza o valor do espaço da loja e desenvolve um desempenho comercial mais forte.

Por isso, seguem 4 técnicas para melhorar a exposição de produtos no seu supermercado. Confira!

1. Posicione estrategicamente os produtos nos cinco níveis da gôndola

Estudos indicam que os clientes identificam imediatamente os produtos que estão na altura dos seus olhos. Muitas vezes, eles acabam nem percebendo os produtos que estão nas prateleiras superiores e inferiores.

Nessa disponibilização de produtos é preciso recorrer não apenas ao comprador, mas também ao influenciador. Em um supermercado, muitas vezes, são as crianças pequenas que trabalham como influenciadoras. Portanto, itens de grande valor e com apelo infantil precisam ficar na altura das crianças, e não no nível dos olhos dos pais.

Isso também torna seus produtos mais acessíveis, permitindo que os clientes os peguem rapidamente sem ter que agachar ou se esforçar para tentar pegar algo numa prateleira mais elevada.

Outro fator que é importante lembrar é que, na cultura ocidental, os clientes observam os produtos da esquerda para a direita. Por isso, sempre coloque os produtos com a maior receita no lado esquerdo daqueles de baixo valor.

2. Tenha cuidado com a organização

Embora seja tentador colocar o máximo possível de produtos na gôndola, você não pode sobrecarregar a visão dos seus clientes. Os consumidores relutam em entrar em corredores que são cheios de produtos, muitos dos quais simplesmente se misturam entre si.

Ter muitas mercadorias em um mesmo espaço pode parecer desordenado e desorganizado, dificultando que os clientes tenham uma noção de suas opções ou produtos de correspondência de preços.

O layout e a separação das mercadorias são fatores extremamente importantes. As prateleiras em diferentes corredores devem exibir itens relacionados e permitir que os clientes encontrem facilmente os produtos desejados e adicioná-los ao carrinho de compras.

Se não houver um arranjo lógico dos produtos, os clientes não perderão tempo tentando localizar os itens que desejam. Eles simplesmente vão deixar seu supermercado.

Também é importante manter suas prateleiras bonitas. Uma prateleira limpa, iluminada e organizada parece profissional e aumenta a confiança do cliente em um produto.

3. Leve em conta as datas sazonais

Se estiver vendendo produtos relacionados a datas comemorativas, você poderá criar algumas exibições temáticas para marcas específicas ou para itens selecionados que deseja promover. Esse layout oferece um espaço exclusivo para exibir mercadorias e levar os clientes a pontos focais claramente definidos dentro do seu estabelecimento.

Por exemplo, durante a Páscoa, além dos ovos de chocolate, você pode criar uma seção que reúne outras mercadorias à base de cacau, algum produto de uma marca específica ou promoções especiais para a data.

É importante colocar essas mercadorias sazonais em um local visível do seu supermercado, durante todo o período. Não se esqueça de fazer promoções para zerar o estoque antes do fim da data comemorativa. Afinal, você não vai querer ficar com um estoque parado e fora de época, não é mesmo?

4. Utilize estratégias de marketing para atrair os consumidores

É importante exibir sinais que orientam os clientes para as diferentes seções ou para destacar ofertas especiais. Você pode ser criativo no design de sinalização, mas use fontes claras e legíveis para que os clientes recebam a mensagem rapidamente.

Por exemplo, uma forma interessante para atrair crianças é utilizar decalques de pegadas de dinossauros, para levá-las a alguma seção com produtos infantis. Às vezes, você enfrenta limitações com produtos em prateleiras mais altas que as crianças e, por isso, usar as pegadas cria uma excitação e as leva para alguma seção com produtos de alto valor.

Além disso, coloque consumíveis na parte de trás do seu supermercado. Todos precisam de toalhas de papel, papel higiênico e sacos plásticos. Colocar esses itens nesse local do estabelecimento permite que os clientes olhem outros produtos enquanto caminham até à parte de trás, dando a você uma chance de conseguir vendas extras.

Exibir itens em seu estabelecimento de uma maneira que chame a atenção dos clientes é uma tarefa difícil. No entanto, ao adotar um bom plano de merchandising de produtos associado a boas técnicas de exposição de produtos nas gôndolas, você poderá maximizar o potencial total de vendas do seu supermercado.

E você, curtiu as dicas de layout e de design para melhorar a exposição dos seus produtos? Então, curta nossa página no Facebook e receba mais informações de como potencializar as vendas do seu supermercado! Até a próxima!

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