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7 ações de merchandising no ponto de venda para aplicar hoje mesmo!

dezembro 4, 2018
Tempo de leitura 5 min

Despertar o interesse do público para os produtos da sua loja é essencial quando o objetivo é garantir boas vendas. Mas, para isso, é preciso chamar a atenção do consumidor enquanto ele passa pelos corredores do seu varejo.

Uma das formas de fazer isso é por meio de ações de merchandising no ponto de venda (PDV). Quer saber quais são as melhores? Então continue a leitura e descubra 7 que podem ser aplicadas hoje mesmo na sua loja! 

1. Ações sensoriais 

Você já se perguntou por que não explorar os 5 sentidos dos seus clientes na hora de atrair a atenção para os produtos da loja? Pois saiba que essa é uma ótima estratégia de merchandising para ponto de venda. 

A visão pode ser explorada ao utilizar cores, imagens, elementos móveis e, até mesmo, iluminação da loja. Já o tato pode vir de produtos ao alcance para o teste. Isso vale tanto para alimentos quanto para produtos de beleza, por exemplo. 

Agora imagine aquele cheiro de pão quentinho saindo da padaria. Essa é outra forma de investir em ações sensoriais utilizando o olfato para atrair a atenção de clientes. A degustação de produtos cumpre uma função semelhante, permitindo que o seu cliente aprecie o alimento antes mesmo de realizar a compra. 

Por fim, invista em uma música ambiente agradável que estimule o seu cliente a passar mais tempo na loja. Isso ganha ainda mais relevância quando se fala em supermercados, locais nos quais os clientes estão mais propensos a se demorar, afinal, precisam comprar mais itens.

Portanto, o marketing sensorial pode ajudar o cliente a permanecer mais tempo na loja. Além disso, pode chamar a atenção para uma área ou uma mercadoria específica, potencializando as suas vendas

2. Cross-merchandising

Alguém vai ao mercado comprar leite e percebe que cereais podem ser um ótimo acompanhamento. Ou talvez vá comprar apenas uma cerveja, mas acaba voltando com vários petiscos para comer enquanto bebe. 

Essa é a ideia central do cross-merchandising. Essa ação consiste em colocar produtos relacionados próximos fisicamente na hora de distribuir as mercadorias pela loja. 

Com isso, você ajuda o consumidor a lembrar de algum outro item que está precisando ou que gostaria de adquirir. Além disso, desperta a atenção dos clientes para outros produtos da sua loja que, caso contrário, poderiam passar despercebidos. 

3. Datas comemorativas 

Carnaval, Natal, Dia das Crianças, Páscoa: tudo isso pode atrair a atenção do público para os produtos da sua loja. 

Portanto, invista em decoração temática para cada uma das datas comemorativas do ano. Você pode também reunir produtos típicos dessas ocasiões em um mesmo local, atraindo a atenção do cliente para mercadorias que geralmente não são vistas. 

Aproveite também festas da região na qual a sua loja está instalada. Apesar de não terem abrangência nacional, pode ser uma forma de valorizar a cultura local e aproveitar para impulsionar as suas vendas. 

4. Promoção 

Você já sabe, mas não custa nada lembrar: promoções são uma ótima forma de atrair a atenção do público e impulsionar o consumo.

Porém, é importante saber como chamar a atenção dos clientes para essas iniciativas. Afinal, uma promoção não surte efeito quando ninguém sabe o que está acontecendo. Portanto, invista em cartazes e outras formas de mostrar ao cliente seu esforço de marketing. O boca a boca é essencial, mas você pode incitá-lo ao acrescentar materiais relativos à promoção no próprio caixa. 

Além de favorecer o consumo de determinado produto, você ainda traz mais consumidores para dentro da loja. Dessa forma, além da mercadoria em promoção, eles podem aproveitar para realizar mais compras no estabelecimento.

5. Sensação de movimento

O olho humano é mais propenso a focar em coisas em movimento, quando comparadas ao que está estático. Mas você sabe como fazer com que as suas mercadorias passem essa sensação sem efetivamente estarem se movimentando? 

Você pode fazer isso reorganizando os produtos de acordo com o tamanho. Isso porque, quando você coloca várias mercadorias de tamanhos diferentes, uma ao lado da outra, dá a sensação de movimento, atraindo os olhares dos clientes. Isso não ocorre quando todas são do mesmo tamanho, o que parece estar estático e pode passar despercebido.

Portanto, na hora de organizar o seu ponto de vendas, fique atento a esses elementos, dando preferência para a diversidade, mas sem gerar sensação de desorganização. Dessa forma, os clientes percebem melhor os produtos da sua loja e ficam mais inclinados a consumir. 

6. Tecnologia em merchandising de PDV

A sociedade está na era digital, o que significa que a tecnologia faz parte da rotina de grande parte da população. Portanto, outra forma de chamar a atenção do seu público é incorporar essa tecnologia ao merchandising do seu ponto de vendas. 

Para isso, você pode apostar em uma série de equipamentos. Existem painéis digitais que chamam a atenção do público. Além disso, dependendo das características da sua loja, você pode investir em telas touch para interagir com os clientes, permitindo que eles busquem produtos, acessem promoções, deem feedback, entre outros. 

Com isso, é possível atrair mais a atenção do público e despertar a curiosidade do consumidor pelos produtos e pela loja em si. Além disso, você cria um diferencial competitivo para o seu comércio, destacando-se frente aos concorrentes

7. Preços visíveis

Muitos clientes deixam de comprar produtos por não saberem qual o preço da mercadoria. Portanto, deixar os preços visíveis é outra forma de fazer o merchandising no ponto de venda. 

Crie etiquetas legíveis e posicione-as de forma visível, próximas aos produtos. Também se lembre de atualizar o preço de acordo com as mudanças e sempre destacar quando um produto estiver em promoção. 

Todas essas técnicas de merchandising no ponto de venda podem potencializar os lucros da sua loja. Afinal, é importante despertar o desejo do consumidor para que ele leve os seus produtos para casa. Dessa forma, além de atrair sua atenção, também é possível aumentar as vendas com as técnicas que citamos.

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