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A importância de prezar pela qualidade dos produtos no varejo

novembro 21, 2018
Tempo de leitura 4 min

Em meio às transformações ocorridas no cenário empresarial atual, observa-se uma mudança significativa no padrão de comportamento do consumidor. Agora, ele está cada vez mais criterioso na hora de escolher o que vai levar para casa.

Nesse contexto, e com o crescimento da concorrência no setor de varejo, a qualidade do produto tornou-se fundamental para que a empresa consiga destacar-se no mercado, elevar o número de vendas e atrair clientes.

Neste post, mostraremos porque vale a pena investir em produtos de maior qualidade e os critérios que influenciam o processo de vendas. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Qual a importância da qualidade para os clientes e para o mercado?

O conceito de qualidade é constantemente utilizado pelas empresas na hora de desenvolver seus produtos e serviços. Seguindo esse conceito, é possível garantir a satisfação dos clientes, atendendo suas necessidades e expectativas.

É evidente a importância de manter a qualidade do que é oferecido aos consumidores no seu negócio. Além de aumentar as suas vendas, essa característica está diretamente relacionada à construção da identidade da sua empresa – que vai proporcionar uma experiência positiva ao público e reforçar o posicionamento da marca no mercado.

Cabe ressaltar que alguns critérios de qualidade como desempenho, atendimento, durabilidade, aparência e confiabilidade são essenciais para garantir que o objetivo seja alcançado. Para isso, vale lembrar que, diante de tantas opções, escolher bons fornecedores faz toda a diferença. Eles são essenciais para que você ofereça produtos e serviços de qualidade e deixe os consumidores ainda mais satisfeitos.

Como é possível conhecer o perfil do público-alvo?

Muito mais do que obter informações superficiais sobre seu consumidor, como a idade e escolaridade, por exemplo, é necessário entendê-lo e utilizar esse conhecimento a seu favor. Lembre-se que ele é o grande responsável pelo sucesso do seu negócio!

Esse conhecimento aprofundado é o que diferencia as empresas de sucesso. Saber quem são seus clientes pode ajudar a evitar erros de planejamento e ajudar a oferecer mais opções de produtos e com maior qualidade.

Algumas características são essenciais nesse processo e afetam o comportamento do consumidor, como a cultura em que está inserido, classe social, seus influenciadores, estágio da vida, personalidade e estilo de vida.

É preciso que a satisfação do cliente esteja em primeiro lugar, sem que a credibilidade e produtividade da empresa sejam deixadas de lado.

Quais são os novos critérios do consumidor?

Com as mudanças no padrão de consumo, ocorridas sobretudo devido à transformação digital, o perfil dos clientes ganhou novos contornos. Alguns critérios tornaram-se imprescindíveis e devem ser levados em conta na hora de oferecer um produto de qualidade ao cliente.

Os consumidores estão mais exigentes e passaram a ter acesso a produtos e preços de forma mais simples, fazendo com que as marcas tenham dificuldade na hora de fidelizar seu público.

Atendimento personalizado, resposta rápida e consistência entre as lojas físicas e online são alguns dos principais fatores que influenciam na experiência de compra. Tudo isso sem falar da importância do marketing, que é o responsável por atrair a maioria dos consumidores.

O que precisa ser considerado ao oferecer um determinado produto?

O preço de venda e a qualidade do produto estão em primeiro lugar. Assim, um desafio para o varejo é balancear a aquisição de produtos (de forma que haja variedade para atender aos clientes) e o controle de custos de logística e estoque.

Outro aspecto importante diz respeito ao atendimento. Afinal, não adianta ter um produto de qualidade, se o atendimento não for bom. Manter um atendimento com padrão de excelência é a garantia de consumidores satisfeitos e fidelizados, gerando mais lucro para o negócio.

Assim, é fácil perceber que prezar pela qualidade dos produtos no varejo faz toda a diferença no negócio. Portanto, se o seu objetivo é ganhar destaque no mercado, ofereça bons serviços, tenha bons fornecedores e proporcione uma experiência positiva ao seu cliente.

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