Churrasco Perfeito

A incrível combinação do doce com salgado

junho 3, 2019
Tempo de leitura 4 min

Essencial para a vida, o equilíbrio também é muito bem-vindo à mesa. A experimentação do doce com salgado, por exemplo, ou mesmo do agridoce e da picância são excelentes alternativas para incrementar os melhores momentos.

Quem não se rende ao clássico Romeu e Julieta? Sem dúvida, a goiabada e o queijo parecem ter nascidos para ficar juntos! Mas, para além dessa combinação deliciosa, há muito mais formas de combinar dois opostos.

Pensando nisso, separamos a seguir algumas das melhores receitas para surpreender o seu paladar. Confira!

Goiabada com queijo

Já o mencionamos e não poderíamos deixar de começar com este verdadeiro clássico. Porém, vamos mudar um pouco o velho ditado: “em time que ganha não se mexe” — mas pode-se incrementar. Então, seja criativo e surpreenda nos tipos de queijo.

Já experimentou goiabada com requeijão cremoso? E com cream cheese? Às vezes, os sabores e texturas mais suaves (como as desses dois exemplos) são boas pedidas para buscar o equilíbrio ao combinar doce com salgado.

Ameixa com bacon

Pode até não parecer, mas essa combinação é um clássico de festas. Então, se você ainda não a experimentou, está na hora. A ideia é enrolar fatias de bacon em ameixas desidratas, usando um palito de dente para prendê-las e deixá-las uniformes na hora de selar. Feito isso, leve-as para a frigideira e grelhe até que o petisco fique uniformemente dourado.

A doçura do suco da fruta desidratada casa na medida certa com a carne de porco. O resultado não poderia ser outra coisa: delicioso!

Tortinha de maçã com caramelo salgado

O caramelo salgado é a prova viva de que doce com salgado podem formar uma incrível harmonia. Com ele, a clássica torta de maçã ganha uma verdadeira releitura, contando com algumas novas formas de usar os ingredientes.

Massa

  • 200 gramas de biscoito sem recheio;
  • 70 gramas de amêndoas tostadas;
  • 100 gramas de manteiga sem sal.

Recheio

  • 3 maçãs vermelhas;
  • 2 maçãs verdes;
  • 1 pitada de cravo em pó;
  • 1 xícara de chá de açúcar;
  • suco de 1 limão taiti;
  • 2 colheres de sopa de manteiga sem sal;
  • noz-moscada ralada a gosto;
  • ½ fava de baunilha (opcional).

Para a massa, triture o biscoito e as amêndoas, adicione a manteiga derretida e coloque tudo em uma forma na geladeira. Já para o recheio, cubra as maçãs com o suco de limão, descascadas e em pedaços grandes. Depois, em uma frigideira, derreta a manteiga e adicione a maçã e as especiarias, deixando-as cozinhar por 5 minutos com tampa fechada, para logo depois destapar e deixar o líquido evaporar.

Caramelo

  • 2 xícaras de chá de açúcar refinado;
  • 1 xícara de creme de leite de caixinha;
  • 1 colher de chá de flor de sal ou sal comum.

O modo de preparo do caramelo exige uma panela para derreter o açúcar até ficar na cor de cobre. Em outra panela, esquente o creme de leite com o sal. Despeje a segunda mistura na primeira, mexendo sem parar até chegar no ponto de caramelo. Então, com a massa e o recheio prontos, basta jogar o caramelo por cima. Voilà!

Pão doce com queijo

Romeu e Julieta já nos ensinou que queijo combina sim com doçura. Que tal, então, incrementar o famoso pão doce com uma pitada de contraste do salgado?

Para isso, tão simples quanto o nome, você vai precisar de um pouco de caramelo salgado, igual ao que usamos na receita anterior. Asse o pãozinho até ficar crocante e dourado, cubra-o com uma camada fina de caramelo. Depois, polvilhe um pouco de canela e junte queijo parmesão ralado por cima. Simples e rápido!

Enfim, agora que você já sabe que doce com salgado é uma ótima pedida para suas refeições e para juntar familiares e amigos, ponha estas ideias em prática e dê o próximo passo para ampliar ao máximo as suas percepções gustativas!

Na hora de se arriscar na cozinha, é essencial que você tenha confiança total no produto que vai ser usado. Então, se você gostou desta leitura, entre em contato conosco e tenha a garantia de ótimos momentos!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up