A origem do churrasco

Tempo de leitura: < 1 minuto

A palavra “churrasco” é tida para alguns especialistas, como proveniente da palavra basca “Sukarra”: su (fogo) e karra (chama). Essa palavra é mais antiga do que os povos românicos e sofreu várias mudanças até chegar ao nosso conhecido churrasco.

Diz-se que, no Brasil, o churrasco surge na época dos tropeiros, no século XVII. Os tropeiros eram viajantes que iam para o sul do Brasil para o comércio de diversos produtos. O gado era usado, incialmente, para o transporte, mas com o tempo percebeu-se que poderiam ser uma fonte fácil e rápida de alimento, sendo necessário apenas o corte do animal e a preparação do fogo. Dessa forma surge o churrasco, um alimento ambulante que estaria sempre fresco e era temperado com o sal grosso – alimento que fazia parte da dieta do próprio animal. Com o tempo essa prática tornou-se muito comum e assim popularizou-se o churrasco entre os tropeiros gaúchos.

Os mais conservadores afirmam que churrasco de verdade é só aquele feito com carne bovina e sal grosso, porém com a popularização dessa deliciosa forma de preparo, outros ingredientes também foram utilizados, como aves, suínos, peixes frutos do mar e até legumes.

Já o rodízio de carnes, a forma mais popular de restaurantes especializados em carnes, surgiu em meados dos anos 60, no Rio Grande do Sul. Conta a história que, certo dia, a churrascaria de Albino Ongaratto estava muito movimentada; um garçom pouco experiente trocou vários pedidos e causou muita insatisfação nos clientes. Para contornar a situação, Ongaratto estipulou que todos poderiam apreciar todos os cortes e pagando apenas um preço único. A inovação caiu no gosto de todos e hoje em dia não há quem resista a um belo espeto corrido.

Compartilhe esta página