Churrasco Perfeito

Afinal, como cortar carne para churrasco? Nós explicamos!

fevereiro 28, 2019
Tempo de leitura 3 min

Quem gosta de reunir a família e amigos em casa para desfrutar de um bom churrasco já sabe que existem cuidados a serem tomados para fazer dessa experiência um momento mais marcante ainda. Além de pensar na quantidade de bebidas e nos acompanhamentos, ainda é preciso preparar carnes saborosas. Mas você sabe como cortar carne para churrasco?

O corte ideal é responsável por manter a carne macia e mais saborosa. Por isso, é importante que você esteja por dentro das técnicas antes de reunir sua turma para um churrasco incrível. Por isso, selecionamos a seguir dicas práticas para você se tornar um especialista. Confira!

Use uma faca afiada

O primeiro passo é selecionar as ferramentas adequadas para fazer os cortes. Por isso, opte por facas sem serra, pois elas podem rasgar a carne. Outro detalhe importante é que a lâmina precisa ser de qualidade e estar muito bem afiada para que a carne desmanche na hora do corte. Então, é bom sempre ter à mão um afiador ou chaira.

Identifique a posição das fibras da carne

Já tendo em mãos uma lâmina ideal para o corte perfeito, o próximo passo para saber como cortar carne para churrasco é aprender a identificar as suas fibras. Elas são linhas presentes nos músculos e ficam unidas em feixes pela gordura presente na proteína. Se a fibra for mais reunida por tecido conjuntivo, significa que a carne é mais dura. Por isso, quando é mais gordurosa, é mais fácil perceber os feixes. 

Após conseguir identificar o sentido das fibras, o ideal é realizar o corte de forma contrária a elas. Isso porque, ao fazer essa separação com a lâmina, a carne fica muito mais macia. Na verdade, os benefícios dessa técnica são:

  • deixa a carne mais suculenta, evitando a perda de líquidos;
  • facilita a absorção dos temperos, como o sal e pimenta;
  • diminui o tempo na churrasqueira;
  • faz com o que o churrasco renda mais.

Forme um ângulo transversal de 90º 

Como dissemos, é importante fazer o corte de forma contrária às fibras. Assim, alinhe a faca a um ângulo de 90º a partir do sentido dos feixes. No caso das carnes com fibra reta, o corte deve fazer um símbolo de “+” em relação a elas, mas se as linhas estiverem na forma diagonal, como é o caso da picanha, a lâmina fará um “X”.

Ao fazer esse movimento em seus cortes, a faca fará o trabalho mais difícil — que é o de cortar as fibras. Assim, fica para os nossos dentes a função apenas de separar as linhas da carne, o que facilita bastante o processo de mastigação.

Faça o segundo corte

Depois de assada, ainda há alguns segredos para manter a carne suculenta. O primeiro deles é que, embora seja grande a tentação de degustar assim que sair da churrasqueira, é preciso deixar as carnes descansarem antes de fatiá-las. O motivo disso é que, com esse descanso, os sucos devem se reagrupar ao redor da proteína. Por isso, lembre-se de esperar de 5 a 10 minutos para então cortar a carne.

Passado esse período de descanso, o corte secundário deve ser feito na hora que for servir. Para isso, passe a lâmina da faca agora no sentido a favor das fibras e, em seguida, já pode degustar uma carne macia e suculenta.

Resumindo: tenha uma faca bem afiada, identifique as fibras, passe a lâmina na direção oposta a elas e forme um ângulo de 90º, depois deixe o tempo de descanso e corte no sentido a favor e pronto! Agora você já sabe como cortar carne para churrasco. Siga todas nossas dicas e impressione seus convidados no próximo churrasco que comandar.

Você já é praticamente um especialista em cortes de carnes, mas você sabe como escolhê-las? Continue conosco e saiba quais os 8 tipos de proteínas ideais para um churrasco

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up