Churrasco Perfeito

Aprenda como fazer kafta para churrasco seguindo 5 passos!

abril 4, 2019
Tempo de leitura 4 min

Esse prato maravilhoso, originalmente árabe, usualmente feito de carne vermelha cheia de especiarias, aromas e sabores, é a escolha prefeita para agraciar o seu churrasco e sair um pouco do óbvio. Perfeita para surpreender amigos e familiares e convidá-los para uma confraternização com comida e bebida da melhor qualidade.

Apesar de versátil, é comum essa receita ser usada de duas formas: no espeto, ou como uma espécie de bolo de carne. Muito válidas, mas para sair do usual e somar, separamos aqui alguns passos para que você possa servir essa iguaria de forma criativa para o seu churrasco.

Confira abaixo 5 formas de como fazer kafta para churrasco, de maneira a torná-lo inesquecível. Acompanhe conosco!

1. Escolhendo a carne

Geralmente, a escolha ideal gira em torno de carne vermelha: de cordeiro ou bovina. Cortes muito usados são o coxão mole, coxão duro, paleta e acém. Carnes mais magras como os dois primeiros exemplos, necessitam de maior umidade nos ingredientes que compõem as receitas.

Carnes mais gordurosas como as citadas opções de paleta e acém, mantêm a suculência naturalmente e necessitam menos de cebola, por exemplo — que entra na receita trazendo mais umidade.

Fazer um blend em proporção de 30% de carne gorda com 70% de carne magra, pode também ser uma boa pedida. Ou seja, misturar 300 g de coxão mole com 700 g de acém é uma grande cartada para manter a suculência.

2. Selecionando os ingredientes e especiarias

Por se tratar de uma receita oriental, especiarias, picância e sabores fortes são muito bem-vindos. Abuse de temperos como o cominho, pimenta-do-reino, páprica doce e picante, pimenta-da-jamaica etc. A medida gira em torno de uma pitada de cada, para cada quilo de carne. Não tenha medo de misturar.

Ervas estão mais que convidadas. Opte por hortelã, salsa ou coentro. Uma maneira clássica de como fazer kafta para churrasco, sempre leva cebola picadinha e misturada à carne, além de temperos — geralmente, meia cebola grande para cada quilo. Azeite, a gosto, também vai na receita para trazer umidade, sabor e para dar liga à mistura.

3. Fazendo a carne no espeto

Neste tutorial de como fazer kafta para churrasco, não podia faltar a tradicional maneira de comprimi-la no espeto e levar ao fogo da churrasqueira. Para realizar essa receita, garanta que a carne seja moída duas vezes.

O tempero gira em torno de todos os condimentos e acompanhamentos já citados. O segredo fica na hora de formar cilindros compridos para levar ao espeto. Para dar liga, use óleo, de preferência azeite, até que a mistura se sustente. Se for necessário, use também farinha de trigo.

4. Buscando a harmonização com os acompanhamentos

Trazer suculência com os acompanhamentos de molhos é uma ótima ideia. Eles proporcionam cremosidade e uma explosão de sabores para a receita. Prefira molhos agridoces, como o barbecue ou o de mostarda e mel:

  • 2 colheres de sopa de mostarda (comum ou dijon);
  • 1 pitada de pimenta-do-reino;
  • 2 colheres de sopa de mel;
  • 2 colheres do suco de uma fruta cítrica (limão taiti ou laranja);
  • Azeite a gosto.

E voilá! Você terá uma receita completa. Experimente também com molho de iogurte grego natural e sem açúcar. Misture um copo do laticínio com folhas de hortelã e azeite a gosto. Pães de alho também são ótimos acompanhamentos. 

5. Testando novas formas de usar a receita

Já pensou em usar essas receitas de kafta como hambúrguer? Sim, essa iguaria tem tudo a ver com o sanduíche mais famoso de todos. A carne perfumada e de sabores complexos, vai muito bem com pães — até mesmo recheando o pão de alho.

Para tal, basta colocar a kafta no meio de pães tostados, lascas de provolone, gorgonzola ou muçarela, molho, como os já citados aqui, e salada. Se quiser incrementar, use a carne defumada do churrasco com outras combinações, como bacon e lascas de legumes defumados na grelha da churrasqueira. 

Agora que você aprendeu outras formas de como fazer kafta para churrasco, convide a sua família e amigos para uma confraternização única. 

Gostou das dicas? Nos siga nas redes sociais para ficar por dentro das novidades no mundo do churrasco.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up