Churrasco Perfeito, Dicas

Carne de porco para churrasco: veja como fazer uma refeição saborosa!

março 16, 2020
carne de porco para churrasco
Tempo de leitura 4 min
Tempo de leitura: 4 minutos

O churrasco é uma uma celebração muito importante para o povo brasileiro. Essa refeição é muito tradicional para comemorar toda data especial, como aniversário, casamentos, festas de final de ano, também em um tradicional almoço de domingo e por aí vai.

Existem vários tipos de carnes saborosas que podem ser consumidas durante as refeições, a carne de porco para churrasco vem ganhando um espaço cada vez maior na preferência dos churrasqueiros. Trata-se de uma carne extremamente saborosa, suculenta, com cortes variados e muito versátil, que pode ser servida com diversos acompanhamentos.

Este artigo mostrará os tipos de carne de porco para churrasco e alguns acompanhamentos que com certeza vão render elogios para o churrasqueiro.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Tipos de carne de porco para churrasco

Bem, como já vimos, a carne de porco tem ganhado cada vez mais espaço na grelha de todo bom churrasqueiro. O que talvez você não saiba é quais são os melhores cortes suínos para serem levados a churrasqueira.

Conheceremos agora alguns deles e mostraremos qual o tipo de corte ideal para cada parte da carne de porco e o seu tempo de cozimento.

Pernil

O pernil é uma das partes mais saborosas da carne suína, porém com um tempo de cozimento relativamente alto. Isso, porque, para o pernil ficar suculento e saboroso, é necessário que esteja bem dourado e vá desmanchando com o deslizar da faca sobre ele.

O modo mais clássico de preparo é deixar marinando no tempero e envolvê-lo em uma camada de papel alumínio, assando a 160 graus por mais ou menos 30 minutos — para uma peça de 1 kg —, de modo a finalizar os últimos dois ou três minutos em alta temperatura para garantir que a carne fique dourada.

Carret

O carret é uma parte localizada na coluna do porco. Pode ser lavado à churrasqueira inteiro, ou como bifes sustentados pelos ossos. Outro modo tradicional de preparo é fazendo o seu corte em um pedaço mais amplo das costelas para ter uma bela apresentação de carret de osso alongado. Também pode ser retirado do osso, desfiado e preparado como na típica cozinha mineira, chamado de suã.

O carret geralmente fica marinando no tempero com água, pimenta do reino, sal e limão por aproximadamente 30 minutos. Depois, é levado a churrasqueira por 40 minutos em fogo médio.

Lombo

O lombo é uma parte da carne suína considerada magra, com forte tendência a secar. Deixe marinando no tempero, com água, sal, limão e alho. Depois, envolva o lombo suíno em um fio de papel alumínio e leve à churrasqueira ou ao forno em baixa temperatura por aproximadamente 30 minutos.

Picanha

A picanha suína, assim como a bovina é um corte que, feito na churrasqueira, tem um saborzinho e uma suculência diferente do preparo no forno. Coloque na grelha a peça fatiada ou inteira, tempere com sal grosso e alho deixe em fogo médio por 30 minutos.

Acompanhamentos

Ah, o que seriam dos churrascos sem os acompanhamentos para se juntarem aos mais variados tipos de carne dessa refeição, não é mesmo? Temos vários tipos de acompanhamentos que usamos para churrascos, mas, como estamos falando especificamente da carne de porco para churrasco, vamos citar brevemente de alguns acompanhamentos que combinados aos cortes suínos são a alegria da galera no churrasco.

Vinagrete

Pode ser servido no pão francês com uma linguiça suína.

Pão de alho

Um pão de alho servido com uma suculenta picanha de porco no com sal grosso.

Queijo coalho

O queijo coalho bem dourado e cremoso pode ser um belo acompanhamento para o lombo, uma combinação que contrasta o lombo ressecado e saboroso com a suculência do queijo coalho derretido por cima.

Farofa

E é claro que não poderia faltar em seu churrasco as tradicionais farofas para acompanhar sua linguiça suína.

A carne de porco para churrasco é uma excelente opção para servir em sua refeição com a família e amigos. Fique de olho no tempo de cozimento de cada corte e nos acompanhamentos, que fazem toda a diferença ao servir. E bom apetite!

E aí, gostou das nossas dicas sobre como preparar um churrasco com a carne suína? Então veja, também, como escolher as melhores tábuas para churrasco.

Powered by Rock Convert

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up