Dicas

Churrasco de frutos do mar: saiba como é possível fazer!

janeiro 21, 2019
Tempo de leitura 4 min

Quando queremos preparar um churrasco, raramente pensamos em outras opções que não sejam carne, frango, linguiça ou então o famoso pão de alho. Mas quem disse que somente essas opções podem ser preparadas? Você já pensou em preparar um churrasco de frutos do mar? Parece um pouco estranho, mas é uma ideia diferente e muito saborosa, além de ser extremamente saudável e uma excelente opção para os dias de verão.

Nutritivos e leves, os peixes são ótimas fontes de proteínas e ferro, e consumi-los regularmente diminui os riscos de doenças como as cardiovasculares. Apesar disso, os frutos do mar quase nunca são convidados para o churrasco, pois contam com uma textura diferenciada e, por isso, amedrontam os churrasqueiros.

Quer saber como preparar um churrasco de frutos do mar e surpreender todos os convidados? Então, continue lendo este post. Abordaremos os aspectos mais importantes para preparar e saborear esses deliciosos alimentos!

A escolha dos ingredientes

Existem diversas opções para um churrasco de frutos do mar. As mais utilizadas são a pescada amarela, o salmão, o peixe-prego e a merluza.

Mas você pode deixar a sua comemoração ainda mais saborosa e complementar fazendo espetinhos de camarão. Os tentáculos de polvo e lula, e os espetinhos de vieiras também são ótimas escolhas.

Esses alimentos têm diversos benefícios: o salmão, por exemplo, auxilia no equilíbrio das taxas de triglicérides e no colesterol. Já a pescada tem uma carne nobre com poucas espinhas. E não se esqueça: dê preferência aos frutos do mar frescos!

Atenção ao fogo

Essa é uma dica muito importante, porque o churrasco de frutos do mar não pode ser feito em qualquer churrasqueira. Por serem alimentos mais delicados do que a carne vermelha, o ideal é manter o fogo em brasa, e nunca em chama — pois podem ficar ressecados.

Utilize carvão comum ou lenha. Caso queira incrementar com aromas defumados, você pode incluir folhas, cascas ou serragem.

Os utensílios

Fazer churrasco não tem mistério. Mas alguns equipamentos fazem toda a diferença na hora de preparar alimentos extraídos do mar. Há, por exemplo, assadeiras perfuradas que podem ir direto na brasa ou sobre a grelha.

Há também grelhas especiais para peixes. Esses utensílios são excelentes para fazer os acompanhamentos do churrasco. É interessante também ter à mão facas de qualidade, pinças longas e panelas de ferro.

De olho no tempo de preparo

Uma das maiores dúvidas na hora de colocar os frutos do mar no fogo é o tempo de preparo. Contudo, isso depende de diferentes fatores, como quais alimentos serão servidos, a intensidade do fogo e o tipo de churrasqueira.

Se você optar pelo filé de salmão, por exemplo, coloque a pele e a escama viradas para baixado por 40 minutos, no máximo. Em seguida, vire e deixe só para dar uma dourada.

O polvo, porém, precisa de um cozimento prévio antes de ser levado ao fogo. Por isso, cozinhe-o por aproximadamente 45 minutos. Depois, deixe esfriar e limpe toda a gordura, deixando só as ventosas. Após limpar, leve o polvo de 4 a 5 minutos na grelha. Se quiser, você pode pincelar os tentáculos com manteiga e servir com azeite.

Acompanhamentos são peças-chave

Todo bom churrasco tem, pelo menos, três acompanhamentos. Afinal, não dá para festejar só com os frutos do mar, não é mesmo? Desse modo, aproveite para grelhar legumes como tira-gosto. Batatas inteiras podem ser uma possibilidade, assim como abobrinhas.

As frutas no espeto também são uma alternativa como acompanhamentos. Algumas delas — como a banana, o abacaxi e até mesmo a melancia — ficam ótimas quando assadas. Você também pode acrescentar canela, cravo ou qualquer outra especiaria do seu gosto para intensificar o sabor.

Pronto: agora você já sabe como preparar um churrasco de frutos do mar! Seguindo as nossas recomendações, você estará apto para dar uma festa ou simplesmente relaxar com amigos e com a família aos finais de semana.

Gostou deste texto? Acha que outras pessoas podem se interessar? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a fazer um delicioso churrasco com frutos do mar!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up