Churrasco e torresmo de micro-ondas: aprenda a fazer essas delícias

Tempo de leitura: 3 minutos

Cozinhar em casa nunca foi tão prático! E nessa pegada, imagine fazer um churrasco em casa, sem precisar de todos os aparatos e da limpeza e organização que a churrasqueira exige.

Se bateu aquela vontade de comer uma carne assada, ou mesmo de fazer um torresmo, use o micro-ondas. Isso mesmo! Esse aparelho tão utilizado no dia a dia é um aliado na hora de complementar e até de começar uma refeição do zero.

Confira algumas dicas de como fazer um delicioso torresmo de micro-ondas ou um churrasco nesse utensílio!

Cuidados antes de cozinhar no micro-ondas

Algumas medidas são necessárias antes de fazer receitas no micro-ondas. É preciso manter a umidade sempre, por isso, prefira pratos untuosos. Azeite e manteiga serão seus aliados mais fiéis nessa jornada.

Como utensílio, escolha formas refratárias de vidro. Algumas são próprias para serem utilizadas no aparelho. Esse material é ideal para concentração de calor e umidade dos alimentos. Não esqueça de usar uma luva de cozinha para manuseá-lo!

Tipos de corte

Para evitar que o seu corte fique seco, refinar a escolha é um passo muito importante. Opte por cortes mais gordurosos, bovinos ou suínos, como fraldinha, alcatra, pernil, entre outras. Se for optar por fazer uma carne magra como frango, por exemplo, experimente fazer medalhões, usando bacon e trazendo um blend para agregar sabor e suculência.

Peixes são ótimos se feitos em potência baixa, ou em potência alta quando acompanhados de legumes.

Peixe no vapor

Para fazer um peixe que cozinhe no próprio vapor, faremos a receita usando a técnica do papelote. Você vai precisar de:

  • 1 rolo de papel-manteiga;
  • 1 abobrinha picada em lâminas;
  • 1 tomate picado;
  • 1 pimentão vermelho;
  • 1 pimentão amarelo;
  • 1 kg de filé de merluza;
  • azeite, sal e pimenta a gosto.

Cubra a base de um refratário de vidro com papel-manteiga o suficiente para envolver o peixe por completo. Junte todos os legumes picados por cima do filé de merluza, tempere com sal e pimenta, e unte generosamente com azeite. Cubra tudo com o papel-manteiga e leve ao micro-ondas por 10 minutos em potência alta.

Espeto de Alcatra

Uma receita rápida e deliciosa para você fazer no micro-ondas. Alcatra no espeto com legumes é uma ótima pedida para um churrasco descomplicado. Nessa receita usamos:

  • 250 gramas de alcatra;
  • 1 cenoura cozida em cubos;
  • 1 batata cozida em cubos;
  • cominho e páprica picante;
  • sal, pimenta e azeite a gosto.

Intercale em um espeto cortes de alcatra, batata e cenoura. Tempere tudo com cominho e páprica picante, sal e pimenta a gosto. Espalhe azeite sobre a mistura e leve ao micro-ondas em potência alta por 10 minutos e pronto. Churrasco instantâneo e sem bagunça!

Torresmo de micro-ondas

A receita mais prática e inteligente para se fazer nesse quesito, sem dúvida, é o torresmo de micro-ondas. O resultado é tão incrível que parece que nasceu para ser feito no aparelho. O corte fica sequinho, sem excesso de gordura, e o sabor é o mesmo de quando feito no fogão. Nessas horas, é importante escolher um bom tipo de torresmo.

Utilize 1 kg de panceta ou toucinho cru em cubos. Leve no micro-ondas em refratário de vidro, coberto por papel-filme. Faça pequenos furos no papel e leve ao micro-ondas por 20 minutos. Retire após a contagem, mexa a carne e repita o processo, envolvendo novamente em papel-filme com furinhos e deixe-o por mais 20 minutos.

Várias são as formas de usufruir da praticidade sem abrir mão do sabor. Basta saber usar os utensílios certos, os melhores cortes para essa prática e boas receitas — como a de torresmo de micro-ondas. Assim, você economiza tempo e tem uma refeição deliciosa!

Para aproveitar melhor suas receitas e as nossas dicas, é primordial que você priorize a qualidade dos seus ingredientes, antes de se aventurar na cozinha. Conheça nossos produtos!

Compartilhe esta página