Churrasco Gaúcho x Churrasco Paulista

Tempo de leitura: 2 minutos

Tem um assunto que gera rivalidade até hoje… e uma dica: não é futebol.
Se você pensou em churrasco, acertou. A discussão entre gaúchos e paulistas pela melhor forma de assar a carne vai longe, mas você conhece a história?

O boi pode até parecer um animal nativo do Brasil, mas não se engane. O gado chegou através dos colonizadores e começou a se reproduzir na região de Pampas, no Uruguai, na Argentina e no Rio Grande do Sul. Foi aí que surgiu a nova classe, os gaúchos. Eles montavam a cavalo, prensavam os bois e abatiam os animais para comercializar couro e se alimentavam dos bichos. Com isso, as peças de carnes grandes que eles conseguiam, eram colocadas em espetos de madeira e eram assadas no fogo de chão. 

  • Hora de comer…

Diferentemente do churrasco paulistano, que é degustado devagar e a churrasqueira é acesa diversas vezes enquanto todo mundo se diverte, o churrasco tradicional gaúcho acontece de uma única vez. Ao meio dia, todo mundo se serve da carne que é colocada ao centro da mesa, junto com os acompanhamentos. 

  • E os pontos da carne?

Os paulistas estão acostumados a comer bife mal passado, ao ponto ou bem passado. Já os gaúchos estão acostumados a assar a carne maiores mais distante do fogo, assim o preparo é mais lento. Com isso, fica mais difícil achar o ponto da carne e a preferência acaba sendo por peças maiores, como a da costela.

  • Mas afinal, qual é o melhor churrasco?

Se você chegou até aqui esperando uma resposta assertiva, lamentamos informar, mas ainda não há como afirmar o grande vencedor da disputa.
Não importa a forma de fazer, o ponto da carne ou a hora de comer, o melhor churrasco é o bem feito – e que tenha Santa Massa, rs.

Compartilhe esse conteúdo com seus amigos!
Acompanhe nossas novidades nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn!

Compartilhe esta página