Dicas

Como afiar faca: aprenda com essas 4 dicas

julho 22, 2019
Tempo de leitura 4 min

As facas são equipamentos fundamentais para diversas atividades do nosso dia a dia. E se existe um objeto essencial em qualquer cozinha ou churrasco, esse objeto é a faca.

Uma faca cega deixa todo cozinheiro ou churrasqueiro desanimado, afinal uma faca sem fio de corte pode ser extremamente perigosa. Mas você sabe como afiar uma faca corretamente?

É sempre importante manter o fio das facas em dia, principalmente se você trabalha diretamente com elas. Para suas facas estarem sempre afiadas, você precisa criar o hábito de afiação. As principais ferramentas para o auxílio dessa tarefa são chairas e pedras de afiar.

A seguir, compartilhamos 4 dicas para você aprender como afiar faca. Acompanhe!

1. Conheça os produtos disponíveis

Utilizar um afiador de faca prolongará a qualidade das suas melhores facas, inclusive, controlando seu tempo, já que uma faca bem afiada corta com agilidade e prontidão, além de oferecer mais segurança no corte. Por isso é tão importante investir em um bom afiador de faca. Conheça as opções disponíveis no mercado e busque por equipamentos que tenham as características que melhor atendam às suas preferências.

2. Aprenda a importância da Chaira

De formato cilíndrico ou oval e com superfície estriada ou lisa, essa é a ferramenta mais comum para afiar facas, isso em virtude do seu fácil manejo e eficiência. O que a chaira faz não é retirar o material da lâmina, mas sim corrigi-la.

Isso ocorre porque essa ferramenta é uma superfície bem mais lisa do que a da pedra de afiação, por exemplo, e garante que se mantenha um fio mais uniforme e liso para o corte. Para usá-la, mantenha um ângulo entre 10 a 15 graus.

Outros detalhes são interessantes de se ressaltar para manter a sua faca sempre afiada:

  • corte os alimentos sobre uma tábua adequada;
  • nunca utilize a faca com outra finalidade além do corte dos alimentos;
  • observe o gume da sua faca, ele pode estar desalinhado; use uma pedra de afiar com bastante textura e depois finalize com a chaira, assim o gume ficará sempre em perfeitas condições.

3. Conheça o afiar em pedra

Outra forma de afiar uma lâmina é usar uma pedra de afiar. Trata-se de um bloco retangular que funciona quase como uma lixa, ajudando a moldar e refinar a aresta de corte da lâmina ao deslizar a faca sobre ela. A maioria das pedras de afiar é projetada para ser embebida em água antes de cada uso, portanto, verifique as instruções do fabricante para ter certeza.

Para usá-la, segure a faca em um ângulo de 20 graus contra a pedra e gentilmente arraste cada lado da faca contra a pedra. Algumas pedras vêm com dois lados: um para retirar o metal e afiar a faca e o outro para refinar o fio e dar acabamento. Para um melhor resultado, sugerimos realizar o processo completo, iniciando pelo lado mais poroso da pedra.

4. Invista no esmeril

O esmeril, também conhecido como rebolo, é uma roda de pedra girada por um motor. Esse método exige maiores cuidados, pois essa ferramenta pode deixar uma lâmina mais afiada do que muitos outros métodos. O processo de afiar produz faíscas, então não se esqueça de utilizar equipamentos de segurança, como óculos e luvas.

Para usá-lo, ligue o motor do esmeril e segure a faca em um ângulo de 45 graus. Mova a faca da base até a ponta, com cuidado. Certifique-se que toda a superfície da lâmina tenha contato com a ferramenta. É indicado que esse processo seja repetido algumas vezes nos lados da faca.

Vale lembrar que, preventivamente, depois de afiadas, as facas precisam ser usadas corretamente e com muita atenção, por isso é importante ter equipamentos de qualidade complementares para o auxílio, como uma tábua de corte, por exemplo.

Agora, você já aprendeu de forma simples como afiar facas. Conheça os produtos, busque o equipamento para melhor atendê-lo e não se esqueça da segurança.

E você, gostou de saber um pouco mais sobre como afiar faca? Então, curta nossa página no Facebook  e domine outros assuntos!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up