A modernidade chega para todos os empreendimentos, e, para manter o seu negócio saudável, é importante que você já vá se acostumando com alguns conceitos, como o ticket médio ou o cross selling.
Entender o que é o ticket médio do seu cliente é também uma forma de compreender o seu negócio e a quem ele atende. Através desse estudo, você terá acesso a informações essenciais para um futuro planejamento de vendas, de prioridades de compra, de realização de promoções, combos etc.
No entanto, mais que saber o que é, o importante é entender a fundo como aumentar o ticket médio do seu supermercado. Por isso, contamos tudo neste artigo!
O que é e como funciona o ticket médio?
Em poucas palavras, o ticket médio é o resultado da divisão entre o faturamento total de um determinado período, pelo número de clientes que foram ao seu estabelecimento naquele momento.
Basicamente, é o cálculo de quanto o seu cliente geralmente gasta. Este estudo permite que o dono do empreendimento entenda a sua clientela e estude possibilidades de vender mais e repor com maior assertividade.
Qual a importância?
Além de entender o perfil do público que frequenta o supermercado, o empreendedor pode ter acesso a informações como quais são os produtos de maior aquisição, quais menos saem, quais são comprados em combos, dentre vários outros dados que ajudam na hora da tomada de decisões em setores essenciais, como o de vendas.
Como aumentar o ticket médio em um supermercado?
Após entender esse simples, mas imprescindível, conceito, algumas dicas podem ser aplicadas no dia a dia do seu negócio. A seguir, separamos uma lista de cuidados e comportamentos sugeridos. Confira!
Conheça a necessidade dos seus clientes
Como já citado, fazer um estudo do perfil da clientela é o primeiro passo para descobrir como aumentar o ticket médio. Conhecer a faixa etária ou as horas e dias de pico do seu negócio, fará com que você possa escolher os melhores momentos para praticar ações promocionais e ofertas-relâmpago.
Invista nos produtos de forma certeira
Assim como saber quem é seu cliente, entender o que ele compra também é importante. Compreendida essa lógica é que o dono do negócio pode pensar em complementar a compra do cliente com produtos que ele não compraria de outra forma — muito próximo do próprio conceito de cross selling.
Ofereça várias formas de pagamento
Dinheiro em cédula já não é uma unanimidade há alguns anos. Além de oferecer várias bandeiras de cartão, bem como a possibilidade de operar com tickets alimentação, busque modernizar o seu negócio com as várias formas de pagamentos disponíveis, como os novos aplicativos.
Crie promoções e programas de fidelidade
Promoções em horários e dias específicos, conforme sabemos, representam as melhores táticas. É preciso incentivar o seu cliente a aproveitar as oportunidades enquanto ele está na sua loja.
Desse modo, priorize a criação de um programa de fidelidade para o seu supermercado, para ver na prática como aumentar o ticket médio. Várias pessoas são atraídas pelo acúmulo de pontos e acabam sempre retornando ao mercado que as abraça com premiações e vantagens. Portanto valorize a assiduidade.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre como aumentar o ticket médio, coloque essas dicas em prática e estude mais sobre o assunto, com o objetivo crucial de aumentar suas vendas. Planejamento é tudo e não poderia ser diferente no mundo dos negócios.
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