Churrasco Perfeito

Como calcular a quantidade de carne para churrasco na medida certa

outubro 16, 2018
Tempo de leitura 3 min

Um churrasco é um ótimo evento para reunir familiares, amigos e até mesmo colegas de trabalho. Para garantir o sucesso do encontro, é necessário ter alguns cuidados, especialmente com a carne. Como calcular carne para churrasco, por exemplo, é uma dúvida que costuma assombrar muitos churrasqueiros.

Por isso, neste post vamos ensiná-lo a saber qual quantidade de carne comprar para garantir que ninguém vá embora com fome, mas também para evitar o desperdício. Essa tarefa pode ser mais simples do que você imagina. Acompanhe!

Fazer uma lista de convidados

A primeira medida que você deve tomar quando está organizando qualquer evento é fazer uma lista de convidados. Em um churrasco, ou outro evento em que você vá servir comida, estipular o número de pessoas que comparecerão é ainda mais importante.

Afinal, somente assim você saberá como calcular a quantidade de carne para churrasco, pois é necessário levar em consideração quanto, em média, uma pessoa come. Portanto, faça logo uma lista de convidados e, na medida do possível, peça a confirmação da presença para uma data mais próxima do evento. Isso é importante para evitar que sobre muita comida.

Determinar os acompanhamentos

Sabemos que o prato principal do churrasco é a carne, mas bons acompanhamentos tornam a refeição ainda melhor.

Arroz branco, farofa, pão de alho, salada de maionese e vinagrete são alguns dos acompanhamentos clássicos de churrasco, já que harmonizam muito bem com carne. Depois que escolher quais deles você vai servir, pode calcular a quantidade de carne que precisa comprar.

Lembre-se de que, se tiver um ou mais acompanhamentos, você pode moderar na quantidade da carne.

Saber quais carnes serão servidas

Tão importante quanto definir previamente os acompanhamentos é saber quais cortes de carne serão servidos. Você deve estar se perguntando que diferença isso faz, não é? Muita!

Se optar por carnes com osso, como costela, você precisa comprar uma quantidade maior do que se escolher peças limpas, como picanha ou fraldinha. Por isso, defina previamente os cortes que servirá para saber como calcular carne para churrasco.

Conhecer as quantidades médias de carne por pessoa

Para isso, é importante considerar a ocasião, o tipo e a duração do evento e até mesmo em que horário ele ocorrerá. À noite as pessoas comem menos do que em um almoço, por exemplo. Se o churrasco for de meio-dia e seguir durante a tarde, é necessário aumentar a quantidade de carne também. Determine tudo isso antes de fazer os cálculos.

Tendo essas informações, considere, para um almoço, a quantidade de 400 g de carne por adulto e 200 g por criança. Se o evento durar mais horas, como uma festa, o cálculo aumenta. Compre pelo menos 700 g de carne por pessoa.

Em todos esses casos, estamos considerando servir churrasco com acompanhamentos. Caso não tenha nada para acompanhar, aumente pelo menos 100 g de carne na conta.

Usar um aplicativo de calculadora para churrasco

Se mesmo depois de todas as nossas dicas de como calcular carne para churrasco você ainda tiver dúvidas, a melhor opção é utilizar um site ou aplicativo para fazer o cálculo automaticamente.

Hoje já existem várias opções e você pode escolher a mais adequada, de acordo com a sua necessidade e o sistema operacional do seu celular. É só cadastrar as informações e deixar que a calculadora faça o trabalho.

Quer evitar desperdício ou falta de comida nos próximos churrascos da turma? Então, compartilhe este post em suas redes sociais, marque seus amigos e ajude todo mundo a aprender como calcular carne para churrasco!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up