Dicas

Como escolher uma boa costela bovina

outubro 24, 2016
Tempo de leitura 1 min

A costela é o corte com maior variedade de sabores, texturas e aromas e, por ter longas fibras, exige um longo tempo de preparo. Na hora de comprar, observe:

  • COR: não compre carne de costela com gordura muito amarelada e carne amarronzada, isso é indício de carne de boi velho.
  • OSSOS: não comprar com ossos muito largos, pois também é indício de boi velho.
  • CHEIRO: o aroma da carne é observável de prontidão. O cheiro jamais pode ser de carne passada.
  • ELASTICIDADE: fazer o teste do Furo com o dedo é uma boa opção. Com as mão limpas aperte a carne com o dedo indicador, assim você conseguirá sentir a maciez da carne.

A COSTELA RIPA exige um tempo de cozimento maior para amaciar suas fibras e é geralmente utilizada para churrasco ou cozida com legumes. A COSTELA PONTA DE AGULHA OU MINGA é considerada a “rainha das churrasqueiras”, sendo mais macia, pois é mais próxima do filé. Quando cozida, o tutano é diluído e misturado com o caldo da própria carne, fazendo papel de tempero natural, ou seja, é extremamente saborosa. É muito utilizada também para ensopados e sopas.

DICA: a costela depois do preparo perde cerca de 30% do seu peso, muita gordura e fibras. Além disso, 20% da costela é peso dos ossos. Dessa maneira, em um churrasco ou almoço de família, calcula-se 600g de costela por pessoa. Uma boa costela bovina custa de R$ 17,00 a R$ 25,00 o kg, se o preço for menos que isso, desconfie!

Você também pode gostar

Scroll Up