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Como evitar os 8 principais erros de merchandising no PDV?

março 7, 2019
Tempo de leitura 6 min

Uma compra só acontece quando alguém fica interessado pelo produto, não é mesmo? Desse modo, as empresas começaram a elaborar algumas estratégias para fazer com que os clientes sentissem o desejo de adquirir sua marca. Assim, surgiu o merchandising no ponto de vendas (PDV). 

O PDV é uma ferramenta de marketing que oferece a possibilidade de destacar a sua marca em diferentes ações de atração, as quais são realizadas nos comércios. E é no ponto de venda que é exercida a última oportunidade de compra do cliente. 

Muitas empresas, no entanto, cometem muitos erros na hora de organizar o PDV: falta de manutenção e mudanças na gôndola, informações confusas, produtos acumulados etc. Erros como esses podem prejudicar as vendas e a imagem da sua marca. 

Por isso, quer conhecer os principais erros que você deve evitar no merchandising no PDV? Então continue lendo este post. 

1. Não saber quem é o seu público-alvo

Quaisquer decisões de um ponto de venda precisam levar em consideração o público que será atendido. Por isso, estude quem é o seu cliente!

Sabendo quem é o seu público-alvo, você conseguirá definir o local, a música ambiente, tipos de promoções, montagem da prateleira e, é claro, até a forma de atendimento. 

Não é conveniente, por exemplo, usar músicas que não estejam em sintonia com a cultura do grupo que frequenta o seu negócio. 

2. Prateleira nada atraente

A prateleira é a peça principal de um PDV porque será o primeiro contato que o cliente terá com o produto. Por isso, planejá-la  sem nenhum cuidado é um erro fatal. Alguns erros são: desorganização, cores desarmônicas e falta de estratégia na escolha das mercadorias. 

Outro problema é deixar um produto exposto por muito tempo. Ou seja, atualize a prateleira constantemente, explorando alguns pontos fortes da marca, que podem ser: a facilidade no pagamento, sustentabilidade, preço baixo etc. 

3. Deficiência na iluminação

Deixar o local com pouca iluminação pode dar uma impressão de pouco acolhimento para o consumidor. Além disso, pode provocar um mau humor em algumas pessoas. 

Por isso, a dica é: toda a loja precisa ser bem clara. Na parte do PDV, porém, use lâmpadas de forma estratégica e dê foco para os produtos mais atraentes. 

4. Produtos colocados de forma errada

O jeito como os produtos são colocados também pode influenciar o consumo. Mercadorias que são expostas de forma desordenada podem deixar o cliente confuso, fazendo com que ele desista da compra. 

5. Temperatura inadequada

Lojas sem ventilação e muito quentes podem tornar o momento da compra desconfortável para o cliente. Além disso, o ar abafado também deixa os colaboradores mais cansados, podendo prejudicar até mesmo o atendimento. 

Em contrapartida, um local muito frio também pode se tornar um incômodo, uma vez que pode afetar a saúde dos seus funcionários e também a dos clientes. 

Pensando nisso, invista em um ambiente com temperatura amena e fresca, pois com certeza contribuirá para eficiência do seu merchandising.

6. Falta de treinamento na equipe

A falta de treinamento adequado para a equipe pode ser também um grande erro. Se o vendedor não consegue explicar sobre o produto ou sobre os procedimentos da loja, o cliente pode acabar desistindo da compra. 

Um outro problema é não tratar o cliente bem, sendo desatento e não dando a devida atenção. Insistir também demais para o consumidor fechar a compra, com muitos argumentos, impede que ele consiga tomar a decisão sozinho, e isso pode prejudicar as vendas. 

7. Excesso de um mesmo produto em exposição

Não querer que faltem produtos em exposição nas lojas é uma preocupação muito comum. Mas a resposta para isso, definitivamente, não é encher as prateleiras com um mesmo produto, principalmente se ele estiver em promoção. 

Uma das impressões que o consumidor pode ter com esse clássico erro é imaginar que o produto está próximo da data de validade ou defeituoso.

8. Esquecer do estoque

Deixar os produtos que não foram vendidos no mesmo lugar pode passar uma imagem negativa. Além disso, uma mercadoria que fica parada por muito tempo no estoque da empresa é capital perdido, o que gera prejuízos financeiros, além de ocupar o espaço. 

Pensando nisso, procure fazer ofertas para vendar esses produtos. Você pode abaixar o preço ou colocar formas de pagamento mais facilitadas. Também pode optar por oferecer brindes na compra do produto. 

Dicas sobre as melhores práticas para merchandising no PDV

Agora que você já sabe quais são os principais erros e como não cometê-los, que tal conferir as dicas sobre as melhores práticas para merchandising no PDV? 

Informe sobre as promoções

Informe quando o produto estiver com preço atrativo, se dará brindes ou cupons de desconto. Parece um pouco óbvio, mas promoções podem não gerar o resultado esperado por falta de informação dentro do ponto de venda. 

Vale lembrar aqui que, na hora de colocar alguma placa sobre o produto com oferta ou brinde, é importante apresentar as informações corretas e de forma direta. Lembre-se: propaganda enganosa é ilegal! 

Mostre os diferenciais do produto

Materiais como adesivos, displays e placas mostram para o cliente que o seu produto está ali e que ele tem um diferencial.

Se possível, tente colocá-los em locais do PVD em que tenha maior tráfego. Além disso, coloque-os em um lugar em que a pessoa não precise se abaixar nem levantar muito a cabeça para ler. 

Use letras grandes, cores contrastantes e mensagens objetivas. Mas atenção: isso não significa que você inundará o ponto de venda com placas coloridas, escondendo os produtos. 

Uma outra forma de mostrar o diferencial do seu produto é oferecendo degustação. Você também pode apostar em um vídeo explicativo sobre a mercadoria ou ação promocional. Solte a imaginação! 

Indique onde está a mercadoria

Sim. É preciso sinalizar em que lugar estão as categorias de produtos. Essa estratégia conduzirá o cliente a determinados pontos estratégicos de PDV. 

Não precisa ser, necessariamente, uma placa com preço, mas use algo que indique a oferta ou o caminho até a demonstração do produto, por exemplo. 

Algumas empresas esquecem de fazer isso porque já conhecem o ambiente. O cliente, no entanto, talvez nunca tenha entrado no local e pode se sentir um pouco perdido, podendo desistir da compra. 

Enfim, você já sabe quais são os principais erros de merchandising no PDV e também anotou nossas dicas para melhorar o ponto de venda, certo? Agora, basta seguir nossas orientações para sair na frente dos concorrentes

Curtiu este conteúdo? Então continue visitando nosso blog e leia agora o texto ações de merchandising no ponto de venda para aplicar hoje mesmo.

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