Dicas

Como fazer churrasco no apartamento: 4 cuidados importantes!

dezembro 20, 2019
amigos reunidos em um churrasco no apartamento
Tempo de leitura 4 min
Tempo de leitura: 4 minutos

O churrasco é, sem dúvida, uma das melhores formas de reunir a família e os amigos! Seja para curtir uma festa de aniversário, seja para um almoço de domingo, estar com quem gostamos é importante, não é mesmo?

Se você mora em apartamento, porém, sabe que não é uma tarefa fácil manter a tradição de preparar um delicioso churrasco. Afinal, a temperatura e o cheiro podem atrapalhar o processo. Além disso, devido à fumaça que se espalha, alguns condomínios recomendam que não seja feito um churrasco dentro da sua casa, a fim de garantir a segurança dos moradores.

Contudo, se você é uma pessoa que ama churrasco e não abre mão de uma boa carne, saiba que tem como fazer churrasco no apartamento. Quer saber quais são as melhores alternativas? Continue lendo este post e confira as nossas dicas!

1. Busque um local arejado

Nossa primeira sugestão é: calcule o espaço que você tem no seu imóvel. Isso será importante para você decidir qual tipo de churrasqueira vai usar e também para deixar a região sempre bem ventilada. Portanto, procure um local que seja arejado!

Se o espaço for aberto, como uma varanda, você não terá problemas com a circulação do ar ou fumaça. No entanto, caso seja em uma área mais fechada, procure investir em um climatizador ou coifa.

Outra dica é: utilize plantas na decoração! Elas ajudarão a purificar o ar e vão trazer mais frescor para o ambiente.

2. Utilize os equipamentos adequados

Há muitas formas de preparar um delicioso churrasco para seus convidados. Utilizar os utensílios da forma correta, contudo, é fundamental para quem está planejando fazer um churrasco dentro do apartamento.

Além dos equipamentos básicos, como tábuas e facas, é essencial refletir sobre qual churrasqueira atenderá à sua demanda. Por isso, se você tem um cantinho com varanda, siga as nossas dicas — caso não tenha, veja as sugestões a seguir também!

Apartamento com varanda

Se você estiver em um apartamento que tenha varanda, é válido comprar uma churrasqueira que possa levar carvão. Porém, a atenção e o cuidado com a fumaça devem ser redobrados! Afinal, nenhum vizinho gosta de ter o seu espaço invadido, quanto mais por causa de fumaça, não acha?

Se sentir que isso pode ser um problema para você, não desanime! É possível adquirir uma churrasqueira movida a gás. Só não se esqueça de checar a possibilidade de instalação na sua varanda, combinado?

Apartamento sem varanda

Seu apartamento não inclui aquele espaço com varanda? Não tem problema! O desafio é maior, mas não impossível. Nesse caso, as churrasqueiras elétricas e até mesmo o grill podem ser ótimas alternativas para você preparar um churrasco saboroso. Há inclusive algumas churrasqueiras elétricas que podem ser embutidas na cozinha, assim como o cooktop.

3. Atente ao tamanho e tipo de churrasqueira

Saber quais são os principais tipos de churrasqueira é fundamental. Todavia, diante de tantas possibilidades, qual é a opção mais indicada para você? Já adiantamos que a melhor churrasqueira é aquela que vai conseguir suprir suas necessidades. Veja alguns modelos existentes:

  • churrasqueira tradicional;
  • churrasqueira elétrica;
  • churrasqueira de alvenaria;
  • churrasqueira a gás;
  • churrasqueira portátil;
  • churrasqueira a bafo;
  • churrasqueira rotatória;
  • churrasqueira de fogão.

Não se esqueça de que, quando for escolher, é preciso avaliar o espaço do seu apartamento e quais são suas necessidades de uso.

4. Selecione os cortes certos

Por fim, mas não menos importante: você precisa selecionar os cortes certos. A fim de evitar muita fumaça no seu apartamento, a escolha da carne é primordial. Portanto, prefira cortes que sejam em bife, pois eles serão assados mais rapidamente e também usarão menos espaço — o que é útil caso sua churrasqueira seja pequena.

Além disso, evite comprar carnes com muita gordura, como contrafilé ou picanha, pois ela goteja e é a principal causadora de fumaça. Prefira peças com gordura inserida, como fraldinha ou bife ancho, pois essas peças fazem menos sujeira e têm um sabor espetacular.

Viu? Não é tão difícil ter como fazer churrasco no apartamento. Com certeza, seguindo nossas dicas, você vai preparar um churrasco apetitoso para as pessoas próximas!

Se você chegou até aqui e curtiu o nosso conteúdo, que tal seguir-nos nas redes sociais para acompanhar nossas atualizações? Estamos no Facebook e no Instagram!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up