Churrasco Perfeito, Dicas

Como fazer cupim na churrasqueira? Confira o passo a passo!

junho 15, 2020
cupim na churrasqueira
Tempo de leitura 3 min
Tempo de leitura: 3 minutos

Pode confessar que em algum momento da vida você já torceu o nariz para esse corte de carne, não é verdade? Por não ser uma carne considerada nobre, muita gente pensa que ela deixa a desejar no sabor, mas isso é um grande engano. O cupim é um tipo de carne muito saboroso e com excelente custo-benefício. Contudo, quando feito diretamente na churrasqueira, carece de alguns cuidados especiais.

O cupim fica localizado acima das costas do boi, região rica em gordura e nervos. Por esse motivo, o preparo demora um pouco mais, para que a carne cozinhe lentamente e fique macia e suculenta, no ponto ideal. Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Continue a leitura para aprender o passo a passo de como fazer cupim na churrasqueira. Vamos lá?

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Retire o excesso de gordura da carne e tempere

Primeiramente, retire a gordura em excesso que estiver do lado de fora da carne. Isso fará com que ela fique mais limpa e não tenha gosto seboso depois de assada.

Depois, faça pequenos furos na peça e tempere-a. Vale lembrar que, por ser um corte de carne de boi, o tempero tradicional é apenas sal grosso mesmo. Algumas pessoas incrementam com alho nos furinhos, mas não é preciso. O sal grosso puro já deixa a carne com o tempero perfeito.

Embale o cupim e coloque na churrasqueira

Depois de temperado com sal grosso, enfie o cupim em um espeto único. Não use espetos duplos ou triplos, pois eles não assam a carne de maneira uniforme.

Embale a peça em papel celofane culinário (não pode ser o comum de papelaria) ou papel alumínio. Dê cerca de 5 voltas no papel, certificando-se de que não há qualquer tipo de abertura. Isso fará com que a carne vá assando dentro da sua própria gordura, o que a deixará suculenta e macia na hora de servir.

Coloque o cupim na parte mais alta da churrasqueira e deixe assar por cerca de 3 horas. Esse tempo é necessário para que ele cozinhe bem e não fique duro.

Passadas as 3 horas, leve o espeto para a pia e abra o papel. Não abra na churrasqueira para não escorrer gordura no carvão e fazer a maior bagunça. Descarte o papel e leve novamente o espeto para a churrasqueira, agora na parte mais baixa, mas sem estar muito próximo do fogo. É o momento de dourar o cupim!

Tenha paciência e corte da maneira correta

Vá virando a carne de tempos em tempos, até perceber que ela está totalmente dourada. Corte o cupim de forma “casqueirada”, ou seja, vá tirando lascas finas em volta da peça. Esse tipo de carne fica incrível quando servido acompanhado de farofa. Vale a pena experimentar!

Depois de fazer o primeiro corte, coloque mais um pouquinho de sal grosso na carne e leve para a churrasqueira, até dourar tudo de novo. Repita o processo sempre que casqueirar a carne. Algumas pessoas gostam também de passar um pouco de manteiga no cupim depois do primeiro corte, mas esse procedimento é opcional, ok?

Viu só como fazer cupim na churrasqueira não é tão difícil assim? Se você seguir o passo a passo direitinho vai ter uma carne deliciosa que sempre vai fazer parte do churrasco da sua casa!

Gostou do conteúdo? Então compartilhe agora mesmo em suas redes sociais com os amigos que também amam churrasco!

Powered by Rock Convert

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up