Trade

Como implantar um controle de perdas em supermercados? Descubra!

janeiro 21, 2019
Tempo de leitura 3 min

Você já se perguntou quanto recurso é perdido devido ao manuseio indevido ou falta de controle das suas mercadorias? As perdas em supermercados são um dos maiores problemas desse tipo de negócio, principalmente quando se fala em produtos perecíveis.

Existem dois tipos de perda: as identificáveis e as não identificáveis. O primeiro se refere àquela que ocorre devido aos danos nas embalagens, data de validade ultrapassada, armazenamento em condições ruins, entre outras. Já as perdas não identificáveis se dão, principalmente, devido ao consumo de produtos dentro das lojas ou troca de etiquetas, por parte dos clientes.

Quer saber como melhorar o controle de perdas para reduzir os prejuízos e potencializar o lucro do seu supermercado? Descubra agora algumas dicas!

Invista na gestão de estoque

Muitas perdas ocorrem dentro do seu estoque, antes mesmo da chegada do produto à loja. São itens que caem das prateleiras, sofrem danos devido ao peso de mercadorias que estão por cima ou mesmo são esquecidos dentro do galpão de armazenagem.

Portanto, a gestão de estoque eficiente pode ser uma ótima forma de aumentar o controle de perdas no seu supermercado. Invista em um layout de armazenamento eficiente e seguro para os produtos e controle tudo que entra e sai do galpão.

Cuide da movimentação de mercadorias

A movimentação de mercadorias, seja dentro do estoque ou na loja, é outro elemento central quando se fala de perdas em supermercados. Sendo assim, cuide desse processo para garantir a integridade dos produtos que chegam até seus clientes.

Invista em equipamentos adequados para realizar a movimentação. Para isso, é importante ficar atento tanto ao tipo de produto que será movimentado, assim como às características físicas do estoque. Dessa forma, você evita que esse processo danifique os itens, reduzindo as perdas.

Implemente sistema de segurança

Para reduzir as perdas, principalmente as não identificadas, você pode investir, também, em um sistema de segurança para a loja. Dessa forma, inibe a ação de clientes ou outras pessoas mal-intencionadas, reduzindo a perda por furto ou consumo dentro do estabelecimento.

Para isso, invista em equipamentos tecnológicos. Você pode optar por câmeras, etiquetas antifurto, entre outras ferramentas.

Capacite a equipe

Sua equipe precisa desenvolver competências específicas para cuidar das mercadorias e evitar perdas, principalmente aqueles colaboradores que trabalham dentro do estoque ou na reposição de produtos. Portanto, invista em treinamento e desenvolvimento.

É importante que os colaboradores saibam como estocar os materiais e movimentá-los. Além disso, você pode capacitá-los também para lidar com os clientes que cometem atos ilícitos dentro da loja.

Utilize a tecnologia como aliada

A tecnologia pode ser sua maior aliada no controle de perdas. Isso porque existem softwares específicos para a gestão do estoque em que é possível inserir informações sobre todos os produtos armazenados, inclusive a data de validade de cada lote.

Com isso, você passa a contar com um inventário completo das suas mercadorias e informações preciosas para evitar perdas. Alguns softwares ainda notificam a equipe quando um produto está próximo de vencer, possibilitando o desenvolvimento de promoções que aumentem o giro da mercadoria.

As perdas em supermercados podem comprometer as finanças do negócio, trazendo uma série de prejuízos. Portanto, utilize essas dicas para realizar um controle de perdas eficiente e garanta o sucesso e o crescimento em longo prazo do seu estabelecimento.

Aproveite para seguir a Santa Massa nas redes sociais e fique sempre por dentro de todas as atualizações do nosso blog. Estamos no Facebook e Instagram.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up