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Como lidar com a concorrência no setor de supermercados e vender mais

Santa Massa Por Santa Massa
junho 5, 2020
in Trade, Vendas
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Tempo de leitura 6 min
Tempo de leitura: 6 minutos

Nenhum produto ou serviço permanece por muito tempo sem concorrentes, por mais inovador que seja. Por isso, saber como lidar com a concorrência é elemento obrigatório na gestão de um negócio.

Acompanhar seus concorrentes, aprender com os erros e acertos de quem já arriscou e se preparar para estar sempre um passo à frente, são ingredientes para uma receita de sucesso. Veja algumas dicas que o ajudarão a se posicionar de forma eficiente no mercado competitivo.

Analise seu mercado e concorrentes

Um empresário não deve ater-se em apenas acompanhar seus concorrentes para garantir uma boa competitividade. Se destacar exige, também, um conhecimento profundo do mercado em que está inserido e do público-alvo.

Mercado

É preciso realizar um estudo completo do mercado externo, oportunidades de crescimento, ameaças eminentes e, principalmente, avaliar a saturação desse nicho.

Da mesma forma, para conseguir identificar corretamente seus concorrentes, deve analisar friamente seu negócio. Definir corretamente sua abrangência e seu tamanho (pequeno, super, hipermercado), conhecer profundamente seus clientes, quais são suas necessidades e desejos, e se há abertura para diversificação de seus produtos e serviços.

Concorrentes

Conhecer seus concorrentes é um processo trabalhoso, mas imprescindível. Fazer pesquisas com clientes em comum, consultas na internet e redes sociais e até compras nas marcas concorrentes são práticas válidas para obter referências relevantes.

Faça um levantamento minucioso de todos os possíveis concorrentes buscando informações como:

  • qual o perfil dos clientes;
  • quais são seus fornecedores;
  • os diferenciais em relação ao mercado;
  • estratégias de marketing;
  • nível de relevância junto aos clientes.

Com esse conjunto de dados será possível estabelecer quais são os concorrentes diretos e indiretos, o posicionamento de cada um no mercado e, principalmente, os pontos fortes e fracos.

Uma dica é procurar notícias a respeito dos concorrentes identificados nas mídias especializadas. Nelas é possível descobrir o que foi realizado com sucesso, ou não, nos últimos tempos. Essas experiências poderão ser utilizadas como inspiração ou para evitar erros futuros.

Não subestime concorrentes indiretos

Concorrentes indiretos são aqueles que, apesar de não terem exatamente o mesmo tipo de negócio ou produto, podem causar alguma ameaça ao seu faturamento. São produtos ou serviços substitutos. Um exemplo é a concorrência indireta de um açougue de bairro para um mercado de médio porte, que ofereça uma seção de carnes.

À primeira vista esses concorrentes parecem inofensivos, e não tão significativos quanto os concorrentes diretos, mas saber como lidar com a concorrência indireta é extremamente importante. Trata-se de claras oportunidades de parceria, já que por serem produtos diferentes, podem se tornar complementares. Além disso, é preciso ter atenção para que o produto ou serviço oferecido por um concorrente indireto não substitua definitivamente os seus na preferência dos clientes.

Acompanhe as tendências

Em outras palavras, monitore de perto, e regularmente, o que está acontecendo em seu segmento e o que está sendo feito pela concorrência. Saber de antemão uma novidade que será lançada brevemente ou o que mercado anseia no momento possibilita um planejamento estratégico eficiente perante a concorrência.

A ideia não é copiar, e sim utilizar esses dados como base para saber onde e no que investir seu dinheiro e esforços, assim como oferecer os produtos e serviços otimizados sempre que possível antes dos concorrentes. O ideal é ser proativo e não reativo.

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As inovações tecnológicas são um exemplo de tendência a ser acompanhada constantemente. Os aplicativos que concedem desconto para os associados, e até mesmo permitem agendar o horário em que passará as compras pelo caixa, têm revolucionado o setor.

Da mesma maneira que é vital para os negócios acompanhar as tendências de administração e gestão, torna-se fundamental inteirar-se de quais as metodologias utilizadas pelos cases de sucesso de sua concorrência e seguir os bons exemplos.

Faça parcerias

Concorrentes não são inimigos e nem sempre precisam se manter como oponentes. Muito pelo contrário, podem se tornar grandes parceiros. Saber como lidar com a concorrência não significa apenas aprender a combatê-la, mas conseguir também identificar sinergias.

Muitas vezes determinada habilidade do concorrente pode se tornar útil ao atender uma deficiência do seu negócio. Por exemplo, um supermercado que deseja vender bolos caseiros, mas não quer, ou não pode absorver toda a logística da fabricação, pode fazer uma parceria com uma casa de bolos — que neste caso é uma concorrência indireta.

Não entre em guerra com a concorrência

Tenha sempre em mente que todos têm o mesmo direito de buscar seu espaço no mercado e manter o respeito é a melhor opção. Oportunidades surgem diariamente e seu concorrente de hoje pode virar um parceiro amanhã.

Evite travar batalhas diretas e sempre priorize a ética. Qualquer descuido pode ser prejudicial à reputação de seu negócio.

Guerra de preços

Outra guerra a ser evitada quando se trata de concorrência é a de preços. Em um primeiro momento pode parecer uma boa ideia manter os preços muito abaixo dos cobrados pelo concorrente, mas essa estratégia pode ser um tiro no pé se não for muito bem planejada.

As consequências vão desde o comprometimento dos lucros, desvalorização do produto ou marca, até o risco de descontinuidade do negócio. Isso porque inúmeros fatores, particulares de cada negócio, impactam na precificação de um produto ou serviço.

A concorrência pode ter conseguido uma negociação exclusiva com o fornecedor que possibilitou reduzir os preços. É muito arriscado basear sua precificação em negócios alheios.

Queira ser o melhor

Querer ser melhor do que seus concorrentes é importante, mas ser o melhor para os seus clientes é incrível. Portanto, além de focar na concorrência, busque a melhora constante de produtos e serviços oferecidos.

Inovação é a palavra de ordem. Inove seus produtos e serviços de acordo com as necessidades e desejos de seus clientes. Busque soluções que agreguem valor à sua marca. Reveja processos de modo que aumentem a produtividade e a qualidade dos serviços. E, sobretudo, aposte em um atendimento excepcional. O cliente é a base do seu negócio e conquistá-lo depende não só do que você oferece, mas também de que maneira faz isso.

Como vimos, saber como lidar com a concorrência é fundamental para o seu supermercado e com as dicas apresentadas você terá mais ferramentas para saber como avaliar a concorrência direta e indireta, assim como aprimorar os seus produtos e serviços, sempre com o cuidado de priorizar a ética. Um estudo de mercado bem planejado e um conhecimento mais profundo do seu negócio são chave para um planejamento bem-sucedido.

Se você achou este conteúdo útil, compartilhe em suas redes sociais e ajude outras pessoas a lidar melhor com a concorrência no setor.

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