A necessidade de inovar no mercado em tempos de pandemia estimulou o empreendedor a se adaptar a esse novo cenário, pensando nas dificuldades de acesso e de engajamento no atendimento ao cliente — muitas vezes feito à distância.
Apoiados nessa ideia, nós reunimos, neste artigo, algumas dicas para orientar o leitor sobre como montar um delivery em seu supermercado. Estratégia em tempos difíceis e ampliação do leque de negociações são os principais pontos que movem essa ideia.
Sentiu curiosidade? Continue conosco e saiba mais sobre o assunto!
Faça um bom planejamento
Antes de colocar a mão na massa, é imprescindível que você mapeie e conheça os clientes de seu mercado. A distância em que geralmente se encontram poderá, por exemplo, fornecer uma previsão mais assertiva de gastos com a entrega.
Ter em mãos informações como a idade média, frequência e horário de maior movimentação do seu negócio, auxilará na hora de escolher prioridades de produtos no seu estoque, assim como para o planejamento de promoções, combos estratégicos etc.
Organize a equipe de trabalho
Possivelmente a equipe não será ampliada durante esse movimento, então é importante realocar funções. Pessoas responsáveis pela fidelização de clientes são imprescindíveis, bem como estoquistas, embaladores e entregadores.
E lembre-se: o espaço físico ainda está lá, mas agora o seu empreendimento terá mais de um foco. Também é interessante analisar o serviço de entregas, de modo a manter o padrão de qualidade da loja — que é um dos pilares de como montar um delivery bem-sucedido.
Organize e mantenha o estoque atualizado
Montar um supermercado online significa necessariamente montar um estoque robusto e variado, garantindo a presença dos produtos disponibilizados em um plataforma online. Algumas estratégias podem ajudar a pensar as prioridades, como itens de necessidade básica, higiene e cesta básica.
Além disso, proporcione promoções aos seus clientes, de forma a manter o estoque sempre em rotatividade. Compreenda que a facilidade de comprar no conforto de casa permite que o cliente inclua produtos diversos na aquisição, por isso, aposte em combos. E, claro, sempre tenha o planejamento de manter um estoque sempre abastecido.
Faça uso de aplicativos
As dicas de como montar um delivery não passam apenas pelas plataformas onlines. Mais e mais compradores estão acostumados ao uso de smartphones e tablets e se sentem atraídos por aplicativos existentes, ou mesmo exclusivos dos supermercados.
E não é só o seu cliente que pode desfrutar de comodidade. Nesse processo, ocorre a otimização do serviço da sua loja, já que ele acontece de forma guiada, pulando várias etapas do contato direto com o empreendimento.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre como montar um delivery, fique atento às novas tecnologias e procure inovar em seu atendimento, para manter seu negócio relevante. Em tempos difíceis, como durante a pandemia, esse tipo de método é superimportante. Mesmo depois que esse momento passar, é fundamental manter a qualidade de suas entregas.
Gostou deste conteúdo? Para ter acesso a mais informações, assine nossa newsletter e fique sempre por dentro dos nossos posts. Até mais!