Trade

Como potencializar a gestão de compras no seu supermercado?

maio 13, 2019
Tempo de leitura 5 min

A gestão de compras é um dos setores mais estratégicos de um supermercado. Afinal, essa área é a responsável por gerenciar os produtos que entram no estabelecimento, controlar o estoque e abastecer as prateleiras do negócio. Além disso, também é a gestão de compras que permite que você adquira produtos por preços menores, potencializando os lucros do supermercado. 

Dessa forma, buscar estratégias para melhorar esse setor é essencial para o sucesso do estabelecimento. Continue a leitura e descubra algumas dicas de ouro para potencializar a gestão de comprar no seu supermercado agora mesmo! 

Capacite a equipe

Em primeiro lugar, para potencializar a gestão de compras no seu supermercado é importante que você conte com uma equipe capacitada para a realização das atividades. 

Portanto, comece fazendo uma lista de todas as competências essenciais para que os colaboradores realizem as atividades da área da melhor forma possível. Após esse momento, mapeie as competências, tanto técnicas quanto comportamentais, de cada um dos membros do time e busque treinamentos e capacitações para preencher as lacunas encontradas. 

Organize os fornecedores

Contar com apenas um fornecedor de cada uma das mercadorias é um grande risco para o seu supermercado. Em primeiro lugar, pode ser que ele ofereça preços mais altos em algum momento, deixando a sua equipe de compras sem opções para negociação.

Além disso, ainda existe a chance de você precisar de um produto com agilidade e o seu fornecedor não conseguir cumprir com o prazo, prejudicando os seus clientes e os lucros do negócio

Portanto, organize uma lista com todos os fornecedores e opções que vão além daqueles com os quais você negocia frequentemente. Nesse aspecto, também pode ser importante classificar cada um deles, mostrando quais são as principais vantagens — rapidez de entrega ou funcionamento 24 horas por dia, por exemplo — e desvantagens — como o preço ou dificuldade de comunicação — de cada um deles. 

Saiba como negociar 

Uma habilidade essencial para potencializar os resultados do setor de compras do seu supermercado é saber como negociar. Afinal, existem muitos fornecedores no mercado e garantir o melhor preço, forma de pagamento ou prazo de entrega é essencial para o sucesso da área. 

Portanto, capacite os seus colaboradores para a negociação. É necessário fazer pesquisas e entender muito bem as necessidades e realidade financeira da empresa de forma a garantir o melhor contrato para o negócio. 

Fique de olho na tributação 

Cada estado do Brasil oferece uma tributação diferente em relação à produção local. Dessa forma, eles chegam com diferentes preços até o seu supermercado. Além disso, os tributos cobrados pelas suas vendas ainda interferem diretamente na margem de lucro do negócio. 

Portanto, fique atento à tributação para uma gestão de compras eficiente dentro da sua empresa.  

Estabeleça metas e indicadores 

O seu supermercado tem — ou deveria ter — um planejamento estratégico, no qual são estabelecidos os principais objetivos do negócio. Nesse aspecto, cada setor tem uma determinada participação e responsabilidade em relação ao sucesso da empresa. 

O setor de compras não fica de fora dessa realidade. É importante que você saiba qual o desempenho da área em relação aos objetivos estabelecidos. É aí que entram as metas e indicadores.

Você pode estabelecer uma série de metas derivadas dos objetivos estratégicos do supermercado e das expectativas em relação à gestão de compras. A partir disso, crie indicadores quantitativos para mensurar de forma objetiva o setor de compras do negócio. 

Alinhe a gestão de compras e de estoque 

O estoque é um elemento que interfere diretamente na gestão de compras do negócio. Isso porque é o setor de compras o responsável por controlar a entrada de mercadorias dentro desse local. 

Nesse aspecto é importante que você saiba que uma grande quantidade de produtos armazenados, com baixo fluxo de saída, gera prejuízos para o negócio. Por outro lado, a falta de produtos em estoque prejudica as vendas do supermercado e ainda a sua imagem perante os clientes. 

Dessa forma, a gestão de compras deve estar totalmente alinhada à gestão de estoque da empresa. É importante que esses dois setores troquem informações entre si, de forma que as compras sejam feitas com base nas necessidades reais da empresa. 

Leve as vendas em consideração 

A gestão de compras faz parte de um processo maior que envolve o fluxo de mercadorias no supermercado, ou seja, o que entra e sai do seu estabelecimento por meio da compra e venda de produtos. Dessa forma, as vendas do negócio devem ser levadas em consideração dentro desse setor. 

É importante que você saiba quais são os produtos com maior saída dentro do supermercado e questões relacionadas à sazonalidade de vendas. A partir disso, é possível planejar as compras com muito mais consciência de forma integrada aos outros setores do negócio. 

Garanta a qualidade dos produtos 

Comprar um produto por um preço inferior pode ser uma boa forma de potencializar os lucros do negócio. Porém, se isso implicar na redução da qualidade da mercadoria, você corre o risco de perder clientes ou, até mesmo, de ver o produto se perder nas prateleiras do seu supermercado

Portanto, uma das boas práticas de gestão de compras é sempre se manter atento à qualidade da mercadoria que está sendo adquirida. Nesse aspecto, o ideal é estabelecer um padrão mínimo de qualidade que deve ser atendido em todos os produtos adquiridos pelo supermercado. 

Utilize a tecnologia a seu favor 

Por fim, a tecnologia pode ser a sua maior aliada de uma gestão de compras eficiente. Afinal, existem softwares capazes de organizar os pedidos, lista de fornecedores e ainda integrar o setor financeiro, vendas e de estoque à área de compras da empresa. 

Portanto, busque soluções tecnológicas adequadas à realidade e às necessidades da empresa. A partir disso, capacite os colaboradores para utilizá-las da melhor forma possível, potencializando os resultados do negócio. 

Potencializar a gestão de compras no seu supermercado é uma ótima forma de melhorar o fluxo de mercadorias do negócio e ainda potencializa os seus lucros. Com isso, você cria um diferencial competitivo e se destaca perante os concorrentes! 

Quer adquirir mais conhecimentos para garantir o sucesso do seu negócio? Então assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos interessantes diretamente no seu e-mail! 

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up