Dicas

Como preparar cada tipo de carne: maminha

maio 2, 2016
Tempo de leitura 1 min

Todo churrasqueiro ou cozinheiro sabe: cada tipo de carne merece o seu preparo especial. Então, para te ajudar, A Santa Massa preparou uma série de postagens onde falaremos sobre qual o tipo de preparo que cada carne merece. Aproveite estas dicas e faça o seu melhor churrasco!

Peça de hoje: Maminha

Corte: erroneamente acredita-se que a Maminha é retirada da alcatra, mas apesar de ser ligada por uma membrana, não se trata do mesmo músculo. Tanto que pode ser separada com as mãos, sem grandes dificuldades e sem cortes elaborados. É localizada no fim da peça inteira da alcatra, próxima à ponta da agulha, no traseiro do boi, e pesa em média dois quilos.

Utilização: aqui no Brasil, é muito valorizada para churrascos. Da mesma forma, é de costume preparar a peça inteira, longe do fogo e em cozimento rápido para conservar seus sucos. Depois de assada, é fatiada no sentido contrário ao das fibras para acentuar sua maciez e sabor.

Curiosidade: Por sua localização atende pelos nomes de ponta de alcatra ou colita de cuadril (espanhol), aiguillette baronne (francês) e tail of round ou tri-tip (inglês). Nos Estados Unidos foi tipicamente usada para carne moída ou cortada em bifes até o final dos anos 1950, quando descobriram que sua melhor forma era assada em peças inteiras.

Você também pode gostar

Scroll Up