Dicas

Confira agora as melhores receitas de saladas para churrasco

junho 10, 2019
Tempo de leitura 6 min

O foco de um churrasco são as deliciosas carnes assadas, não é mesmo? Nem sempre! Para complementar o evento e agradar a todos os públicos, inclusive familiares e amigos vegetarianos e veganos, as saladas para churrasco são uma ótima opção para o seu evento.

Mas não basta fazer apenas aquela receita tradicional de alface e tomate. Se você quer realmente surpreender os seus convidados é importante investir naquela salada que une beleza e sabor. 

Quer saber quais são elas? Então continue a leitura e descubra as melhores receitas de saladas para esse momento de descontração! 

Salada com manga

Para dar um toque especial para a salada do seu churrasco você pode incorporar algumas frutas na sua receita, como laranja, abacaxi e manga. Além de deixarem o alimento mais saboroso, elas ainda dão um toque agridoce e refrescante para o seu prato, o que é ideal para equilibrar a textura e os sabores marcantes da carne do churrasco

A salada de manga com tomates é uma ótima opção para o seu evento. Para fazê-la, você precisa de:

  • 3 colheres de sopa de vinho tinto;
  • 4 colheres de sopa de azeite;
  • 1 cebola roxa cortada em rodelas.

Coloque todos esses ingredientes em um mesmo local e deixe descansar por, aproximadamente, 15 minutos. Enquanto a mistura descansa, aproveite para cortar as mangas e os tomates, retirando as sementes. Em seguida, coloque-os no recipiente no qual pretende servir a salada e adicione o molho. Para temperar, use sal e pimenta-do-reino a gosto. 

Salada com laranja 

Outra salada que dá leveza e frescor ao seu churrasco é a de couve com laranja. Para fazê-la, você precisa apenas de:

  • 2 laranjas sem casca e sem sementes; 
  • 1 couve.

Pique as laranjas e reserve o suco que cair durante esse processo. Em seguida, você deve picar a couve. Para tirar o amargor e fazer com que o seu sabor harmonize melhor com a laranja, você pode deixá-la de molho em uma bacia com água por algum tempo. 

Agora, basta misturar esses dois ingredientes em um recipiente. Para temperar, utilize vinagre, sal, pimenta e uma colher de mostarda. Além disso, coloque também o suco da laranja e misture bem. 

Salada com maçã verde e uva-passa

Uma terceira salada com frutas pode ser feita com maçã verde e uva-passa combinadas com o repolho roxo. Para essa receita, você precisa de:

  • repolho roxo fatiado;
  • maçã verde cortada, ainda com casca;
  • uvas-passas, que podem ser brancas e pretas.

Misture esses ingredientes e acrescente azeite, suco de limão e iogurte desnatado. Para temperar, utilize sal a gosto. Ao final, além de ter uma salada extremamente nutritiva e que harmoniza muito bem com as carnes vermelhas do churrasco, você ainda tem uma receita colorida e atraente para servir aos seus convidados. 

Saladas com pão de alho como croutons 

O pão de alho é um outro grande sucesso dos churrascos, não é mesmo? Afinal, um bom pão, assado de maneira correta na churrasqueira, é uma ótima opção para qualquer evento. 

Mas já pensou em utilizar esse alimento como croutons de salada? Dessa forma, você adiciona uma textura crocante ao seu prato e agrada ainda mais o paladar dos convidados do seu churrasco. 

Para isso, prepare a receita escolhida de forma tradicional. Aqui não há regra para o tipo de salada na qual você pode utilizar os croutons. Eles podem compor o prato da sua preferência, sem restrições. 

Em seguida, pegue o pão de alho e, ao invés de prepará-lo da forma tradicional, na churrasqueira, pique-o em pequenos quadrados. Coloque esses cubos em uma assadeira de forno e complemente com um pouco de azeite, sal e outros temperos do seu gosto — pode ser orégano, pimenta-do-reino, chimichurri, entre outros. 

Asse no forno até que todos os cubos fiquem bem dourados. Se a sua salada for muito úmida, com grande quantidade de molho, prefira servir os croutons em um recipiente separado para que eles não fiquem muito molhados. Caso contrário, como em saladas apenas de folhas, coloque-os junto à receita e misture bem antes de servir. 

Salada com cebola caramelizada

A cebola caramelizada é uma ótima opção para compor a sua salada, pois fornece um toque agridoce ao acompanhamento do seu churrasco. Para o seu preparo, você deve descascá-las e cortá-las ao meio.

Em seguida, coloque azeite em uma panela ou frigideira e deixe-as fritarem até dourar. Quando já estiverem douradas, coloque um pouco de água para que elas assem levemente e fiquem mais macias. 

Após esse processo, adicione molho shoyu, açúcar e noz-moscada e deixe que a mistura caramelize até que todo o sabor fique incorporado às cebolas. Quando elas já estiverem um pouco mais frias, adicione rúcula e tomates do tipo cereja cortados ao meio e sirva a salada aos seus convidados. 

Salada com abacaxi grelhado

Já pensou em aproveitar a grelha da sua churrasqueira para preparar frutas e vegetais para compor a sua salada? Dessa forma, você tem uma harmonização perfeita, uma vez que a salada e as carnes adquirem aquele tradicional e delicioso gosto de defumado, tão valorizado pelos seus convidados. 

Nesse aspecto, o abacaxi é uma ótima opção. Para isso, é necessário que você deixe a fruta grelhar até que ela fique bem assada e macia. Após esse momento, adicione rúcula, rabanete em rodelas e tomate italiano cortado da forma como você preferir no mesmo recipiente em que você colocou o abacaxi grelhado. Tempere com vinagre, sal e azeite. Se preferir, também pode acrescentar outros temperos. 

Salada de berinjela 

Por fim, outra salada ideal para o seu churrasco é a de berinjela. Para prepará-la, você precisa de:

  • berinjela;
  • pimentão vermelho e amarelo;
  • cebola;
  • azeitonas verdes.

Você deve picar todos esses ingredientes em pequenos cubos. Separe a berinjela e as cebolas, e leve ao forno para que assem levemente. Tempere com vinagre, azeite, sal e orégano. 

Quando as berinjelas estiverem cozidas, retire do forno e adicione os pimentões. Coloque para assar novamente por 10 minutos. Após esse tempo, faça o mesmo adicionando as azeitonas. 

Ao final, se você preferir, pode realizar o procedimento novamente acrescentando nozes quebradas e uva-passa. Com isso, a sua salada estará pronta para agradar ao paladar de todos os seus convidados. 

Como você viu, existem várias saladas para churrasco que são ótimos acompanhamentos. Isso porque trazem leveza e harmonia para as deliciosas carnes e pães de alho preparados na sua churrasqueira. Além disso, combinam muito bem com os outros acompanhamentos, como o arroz e o vinagrete. 

Quer saber como preparar churrascos cada vez melhores? Então assine a nossa newsletter e fique sempre por dentro das nossas novidades! 

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up