Dicas

Confira as 5 melhores facas para churrasco

setembro 23, 2019
Tempo de leitura 5 min

Seja para comemorar um aniversário, seja para descontrair aos finais de semana com os amigos, uma coisa é certa: o brasileiro não abre mão de um bom churrasco! O que muitos não sabem, porém, é que usar uma faca específica e com qualidade faz toda diferença na hora de preparar e servir as carnes. 

Muito mais do que simplesmente usada para cortar as peças, as facas podem dar forma e garantir textura e maciez aos alimentos. Por isso, devem ser bem escolhidas e é importante levar em consideração alguns aspectos. Quer saber quais são as melhores facas para churrasco? Se a resposta foi sim, então continue a leitura deste texto e confira dicas para preparar aquela refeição deliciosa! 

O que eu preciso saber para escolher facas para churrasco?

Como já mencionamos, as facas são instrumentos essenciais para facilitar a vida de quem está preparando o churrasco! Para escolhê-las, portanto, é preciso ficar atento a alguns pontos. A seguir, você confere quais são eles.

Lâmina

A lâmina é um dos elementos mais importantes, pois ela é responsável pelo corte das carnes. E como um bom cozinheiro sabe, ter um corte preciso diz muito sobre o churrasco! 

Apesar da maioria das facas apresentarem um formato padrão, existem algumas que têm largura e altura diferentes. Outras são mais especiais e trabalhadas artesanalmente. 

Material da lâmina

Preste atenção ao material da lâmina! Geralmente, ela é feita de aço inox, aço damasco ou aço-carbono. 

As mais comuns de serem encontradas são as de aço inox, pois são resistentes e duráveis. Além disso, lâminas feitas com esse material não enferrujam. Se você não quer errar na escolha da sua faca para churrasco, saiba que essa é uma opção perfeita!

Cabo da faca

Há quem não acredite nisso, mas o cabo também é um fator fundamental na hora de decidir sobre a escolha da faca. É com ele que vamos manusear a carne para conseguir um corte preciso. 

Por isso, a dica é: procure um cabo firme, com material de qualidade e antiderrapante. Além disso, dê preferência a cabos com formatos anatômicos. Tudo isso proporcionará segurança para o churrasqueiro. 

Tamanho da faca

Você sabia que o tamanho da faca também pode influenciar sua escolha? Essa é a nossa última dica, mas não menos importante! Normalmente, as facas para churrasco têm um tamanho padrão em relação à altura. 

Ainda assim, existem modelos e formatos diferentes. Algumas facas são mais largas e robustas, outras são mais estreitas. Nesse caso, a decisão fica pela preferência de quem está preparando o churrasco. 

Quais são as melhores facas para churrasco? 

Agora que você já sabe o que é necessário analisar para escolher as facas, vamos continuar a leitura e ver quais são as melhores? A seguir, listamos 5 facas para você usar no seu churrasco! 

1. Faca do chef 

A faca do chef não pode faltar em um churrasco! Ela é, basicamente, “pau para toda obra” e é considerada a faca principal para o corte da carne. 

Os tamanhos maiores, que são os de 9 e 10 polegadas, são os mais indicados para o uso, pois podem ser usados para cortar peças grandes, como um contrafilé ou uma picanha. Além disso, eles são excelentes para realizar os cortes nas carnes já assadas e transformá-las em pedaços menores. 

Por ser um modelo muito versátil, a faca do chef ainda pode ser útil para outras finalidades no churrasco. Você pode usá-la para preparar um vinagrete ou qualquer outro acompanhamento que precise ser cortado. 

2. Facas de desossa

Outra faca importante para quem deseja fazer um bom churrasco é a faca de desossar. Ela faz muita diferença e é usada, especialmente, nas carnes com ossos em pedaços maiores, como a paleta de carneiro ou o pernil. 

A facilidade para desossar essas peças, não deixando nenhuma parte da carne próxima ao osso, será muito maior com essa faca. O tamanho ideal desse item é 15 cm. Você também pode usar a faca de desossa para cortar um porco e assar somente a carne em cubos. 

3. Faca trinchante

As facas trinchantes são indicadas para o corte das fibras de carnes que são mais grossas e espessas. 

A dica é usá-las com carnes de peixe, bovinas ou suínas. Existem algumas versões de cabo comprido para você fazer os cortes direto na grelha. No entanto, não aconselhamos, pois há uma regra: um bom churrasqueiro nunca corta a carne na grelha! Não nos mate do coração… 

4. Faca cutelo

Vai precisar quebrar ossos? Então nem pense em usar outra faca, pois você vai tirar todo o fio da lâmina. É por isso que a faca de cutelo existe. Ela é retangular e tem afiação somente em um lado. 

A principal função dessa faca é cortar carnes com ossos ou muito duras. Você pode utilizá-la em costelas bovinas ou de porcos, ossos de frangos ou em qualquer outro tipo de carne que seja mais rígida. É importante lembrar que a sua lâmina desgasta menos por conta do peso e do tamanho. Por isso, é essencial ter essa ferramenta na lista das melhores facas para churrasco.

5. Faca de serra utilitária

E por último, as facas de serra são itens essenciais para quem quer preparar um delicioso churrasco! Elas são úteis para cortes de carnes que tenham uma casca mais dura, como um pedaço de leitão. A pele desse tipo de carne é muito mais fácil de ser cortada com uma faca de serra do que com as que têm lâmina lisa. 

As facas de serra também são ótimas para fatiar linguiças. Além disso, por ser uma faca multiuso, ela também serve para cortar complementos do churrasco, como o tradicional pão de alho

Como você pôde perceber, usar as melhores facas para churrasco é extremamente importante para você preparar as carnes de forma correta. Aproveite essas dicas e coloque a mão na massa para impressionar os seus convidados! Ah! E não se esqueça de tomar cuidado com a procedência da carne, tá bom? 

Agora que você conferiu as nossas dicas, que tal acompanhar outros conteúdos interessantes? Para isso, basta nos seguir nas redes sociais. Estamos no FacebookInstagram e YouTube!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up