Churrasco Perfeito

Confira as melhores ideias de sobremesa para churrasco

janeiro 28, 2019
Tempo de leitura 8 min

Seja na hora do almoço, seja na hora da janta, em dia de sol ou de chuva, preparar uma carne e reunir os amigos e a família para comemorar é sempre um momento único, não é verdade? Afinal, nada melhor do que passar um tempo com quem gostamos.

Aqui no Brasil esse é um hábito cultural. Mas para ser bom, o evento deve começar nos aperitivos e terminar na sobremesa para churrasco. Preparar as carnes todo bom churrasqueiro sabe, mas também é essencial conhecer receitas de doces para amenizar o gosto do sal grosso e dos outros temperos.

Por isso, para deixar a sua comemoração ainda mais apetitosa e os seus convidados com água na boca, que tal conferir opções de sobremesas? Além de serem gostosas, elas são ideais para o consumo por conta de sua leveza e, é claro, para combinar com o momento. Confira!

Sobremesa para churrasco: 4 opções de frutas para fazer na churrasqueira

Pode parecer um pouco estranho no começo, mas você já pensou em servir frutas grelhadas como sobremesa? Leves, rápidas e fáceis de preparar, elas ficam prontas em alguns minutos, e você consegue oferecer um delicioso doce para servir aos seus hóspedes depois de uma churrascada.

Apostar nas frutas também é uma ótima alternativa caso você tenha amigos ou algum familiar vegetariano. A seguir, veja algumas possibilidades.

Abacaxi

O abacaxi grelhado é simples de fazer, mas tem um resultado surpreendente: além de ser saboroso, ele ajuda o estômago e o intestino na digestão de alimentos, devido às suas propriedades ácidas. Você pode colocá-lo na churrasqueira com casca. Desse modo, o suco e o aroma são mantidos. Também é possível assá-lo no espeto.

Uma alternativa é cortar a fruta em transversal em duas metades e passar um pouco de azeite ou óleo de coco. Fique atento para cozinhar dos dois lados. Essa opção pode ser servida com sorvete ou canela e fica uma delícia!

Banana

A banana é rica em vitaminas do complexo B e C e a versatilidade dessa fruta é tanta que as possibilidades dependem apenas dos paladares. Se você adora uma banana assada, saiba que é possível servi-la como sobremesa para churrasco.

Para fazer a banana assada, basta colocá-la sobre a grelha. Você pode fazer com ou sem a casca, fica a seu critério. Assim que ela estiver macia, retire a fruta com cuidado, abra a casca — se tiver preparado o fruto com ela — e polvilhe com canela. Um bom acompanhamento para esse sabor é chantilly!

Melancia

Você possivelmente está torcendo a cara ao ler isso, mas a verdade é que o sabor da melancia grelhada é surpreendente! Quando se trata dessa fruta, o seu preparo é um pouco diferente das apresentadas acima. Apesar de ser bem docinha, ela conta com o acréscimo de sal na hora da preparação. Pode parecer estranho, mas esse detalhe fará toda a diferença no sabor.

Se você optar pela melancia, basta cortá-la em pedaços, colocá-los na grelha e acrescentar algumas pitadas de sal. Não se esqueça de convidar a Magali para o churrasco, hein?

Maçã

O preparo das maçãs como sobremesa para churrasco é muito simples: corte-as ao meio, coloque um pouco de canela — você pode substituir por mel se quiser dar um sabor extra — e ponha na grelha durante 10 minutos. Porém, se preferir fazer sem a casca, basta colocar a canela na fruta, envolver no papel-alumínio e levar à churrasqueira. Fica uma delícia!

Opções adocicadas de sobremesas para churrasco

Caso você não queira servir frutas na grelha, não precisa se desesperar! Nós também separamos para você outras alternativas de sobremesa para churrasco, que vão adocicar a sua festa. Continue lendo este texto e veja como preparar outras opções para servir aos parentes e amigos.

Torta de limão

Azedo, mas delicioso! Um limão sempre será muito bem-vindo, não é mesmo? Melhor ainda quando combinado com uma camada de biscoito, outra de creme e uma com raspas da fruta. Não tem como negar: a torta de limão é daqueles doces que dão água na boca!

Mousse de maracujá

A mousse de maracujá, além de ser fácil de fazer, é um dos doces mais conhecidos pelo brasileiro. Apesar da facilidade para ser feita, a mousse exige um tempo na geladeira para ganhar uma consistência mais pastosa.

Portanto, se você optar por ela, prepare o doce algumas horas antes do churrasco começar. Você precisará de uma lata de leite condensado, creme de leite e suco de maracujá, natural ou industrializado, como você preferir.

Pavê

Quase toda família tem aquela pessoa que faz piada do pavê, não é? Nesse caso, o doce é para saborear e comer muito! Essa é uma sobremesa para churrasco que é fácil de fazer e bastante versátil, já que você pode escolher o sabor.

Se quiser dar um toque tropical, o ideal é adicionar frutas, como abacaxi ou pêssego. Caso queira sabores mais tradicionais, o chocolate, preto ou branco, é sempre uma boa opção. O difícil mesmo será se contentar ao comer apenas uma vez esse doce.

Bolo de sorvete

Bolo é bom, mas com sorvete fica melhor ainda, especialmente se o evento for no verão, à beira da piscina. Então, o que dizer de uma torta de sorvete com muita calda de chocolate? Chega dar água na boca só de tentar imaginar!

Apesar de ser uma receita um pouco mais elaborada, o que exige que você se planeje, ela agrada todo mundo: desde as crianças até os mais velhos.

Pão doce

Se você acha que o único pão que tem espaço no churrasco é o pão de alho, é porque nunca pensou em servir esse prato como sobremesa. Já pensou em servir pão doce no churrasco? Sim, é possível!

O pão recheado com doce de leite é uma verdadeira delícia e pode ser preparado no forno, na churrasqueira ou no grill. A Santa Massa desenvolveu esse produto para adoçar ainda mais os seus churrascos. O pão vem em embalagens de 300 gramas, cada uma contendo 3 unidades.

Picolé

Se o seu evento for na primavera ou no verão, o picolé é, sem dúvida, uma excelente opção para agradar aos seus convidados. Que tal servir picolés como sobremesa para churrasco? Não tenha dúvidas: os amantes de um bom gelado amarão essa opção!

Você pode escolher os mais refrescantes, com base de água, ou os com base de creme, que ficarão mais cremosos. Além disso, existem inúmeros sabores possíveis para agradar a todos os gostos. Para ganhar o coração dos amigos e familiares, você pode comprar o picolé diretamente na loja ou então prepará-lo em casa. Aposte em diferentes tipos para satisfazer a todos.

Brigadeiro de copinho

Se tem um doce que é praticamente unanimidade no Brasil — e entre os gringos que provam a iguaria —, é o brigadeiro. Se você estiver recebendo muitos convidados, fazer as bolinhas da sobremesa pode dar muito trabalho. Nesse caso, servi-lo nos copinhos é a melhor opção.

Para isso, basta deixar a consistência da massa um pouquinho mais mole do que o normal, já que não será necessário deixar no ponto para enrolar. É só seguir a receita tradicional e, em vez de fazer bolinhas, derramar a sobremesa dentro de pequenos potes de plástico ou de vidro.

Antes de servir, você pode enfeitar com os confeitos da sua preferência. Lembre-se de comprar colheres para os convidados poderem degustar o doce!

Salada de frutas

Se tem uma sobremesa fácil e gostosa, essa é, sem dúvida, a salada de frutas. E assim como o picolé e o bolo de sorvete, vai muito bem nos dias mais quentes do ano.

Existem muitos modos de preparo, já que as frutas que você colocará na receita dependem do seu gosto. As mais comuns são: banana, maçã, morango, manga, kiwi e abacaxi. A nossa dica de ouro para essa sobremesa é: aproveite os frutos da estação, pois eles estarão mais saborosos e também mais baratos, já que estarão mais acessíveis.

Para preparar é muito simples. Basta picar todas as frutas já higienizadas — descascar ou não fica a seu critério —, misturá-las e, se quiser, adicionar um pouco de suco de laranja ou outro sabor de sua preferência para dar mais gosto à sobremesa.

Pudim

Muito tradicional no Brasil, o pudim é uma sobremesa que, com certeza, fará sucesso em seu evento. Existem inúmeras receitas possíveis, mas as mais tradicionais levam leite ou leite condensado e têm um preparo bastante simples.

Como o pudim é um doce que precisa descansar na geladeira para adquirir a consistência necessária para o consumo, o ideal é que você o prepare com bastante antecedência, senão acabará servindo a sobremesa mole.

Para servi-lo, lembre-se do grande diferencial de um bom pudim: a calda de caramelo que acompanha a receita. Tenha muito cuidado para evitar que ela queime e acabe prejudicando o gosto do seu doce, afinal, o processo de caramelização do açúcar acontece muito rapidamente.

Apesar das opções apresentadas para sobremesa de churrasco, você ainda tem outras possibilidades, como bolo de banana, torta de frutas ou até mesmo outros sabores de mousse. O importante é escolher um doce que deixará sua comemoração deliciosa!

Neste conteúdo, você viu algumas opções de sobremesa para churrasco que vão deixar seu evento ainda melhor. Tem alguma outra sugestão de doce que não pode faltar nas suas comemorações? Deixe o seu comentário no post e compartilhe a dica com outros leitores!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up