Estar sempre antenado a estratégias de vendas para manter o seu negócio saudável deve ser uma prioridade, principalmente quando se trata de supermercados.
É importante perceber que vários fatores recebem bem menos atenção do que mereciam. O arranjo da loja, o oferecimento de produtos diferenciados ou mesmo uma boa estratégia de promoções podem proporcionar resultados muito além do que se imagina.
Fizemos este artigo para apresentar 5 estratégias de vendas eficientes que podem ser aplicadas em seu empreendimento hoje mesmo. Continue a leitura e confira!
1. Estude e entenda o seu público
A ideia principal aqui é entender de forma precisa como o cliente do seu supermercado se comporta. Por exemplo, é uma regra clássica colocar os principais produtos de uma loja na altura dos olhos para chamar a atenção.
Outra dica interessante é distribuir estrategicamente produtos pela loja. Guloseimas perto do caixa são uma ótima ideia para incentivar uma compra de última hora. Além dessas dicas básicas, é essencial sempre analisar os resultados a cada precificação e nova distribuição.
2. Invista e otimize o seu layout
Um layout bem-pensado vai incentivar o seu cliente a traçar o caminho durante uma compra. É muito comum que as padarias de supermercados fiquem no fundo da loja. Essas estratégias de vendas partem de um conceito essencialmente simples.
O pão é um alimento culturalmente diário. Seguindo essa lógica, os compradores que forem à sua loja para comprar esse item passarão por todo o estabelecimento, tendo grandes possibilidades de lembrarem de comprar algo a mais no caminho.
Hoje, existem aplicativos que demonstram por mapas estratégicos os lugares menos e mais visitados do seu estabelecimento. Equipe-se com tecnologia!
3. Utilize os melhores canais de divulgação
Um método eficaz e barato — havendo, inclusive, formas gratuitas — é a divulgação do seu negócio. As redes sociais, por exemplo, vieram para ficar, pois oferecem um contato direto com o seu cliente. Mantenha esses canais ativos e invista em promoções exclusivas para aumentar o engajamento.
4. Pesquise sobre a concorrência
Acompanhar de perto os seus concorrentes é um plano antigo, mas certeiro. É preciso saber o que ocorre na vizinhança para contar com um impulso de melhoria. Estar atento às direções de outros supermercados é a garantia de manter preços e promoções competitivas, por exemplo.
5. Conte com produtos diferenciados
Estabelecer-se como um lugar de predileção é um ponto alto. Garantir que a sua loja ofereça exclusividade em produtos representa um passo enorme no sentido de colocar-se no mapa como um lugar a ser procurado.
Mais uma vez, é importante conhecer o seu cliente. Saber dos seus gostos, das suas conveniências. Além de exclusividade, ofereça produtos próprios com o máximo de qualidade. Por exemplo, o supermercado que oferecer o melhor pãozinho francês do bairro certamente será a primeira opção de todos.
Esse conjunto de ideias práticas vai ajudar a aprimorar suas estratégias de vendas. A partir delas vai ser possível tanto melhorar o seu reconhecimento no mercado quanto aumentar as vendas de forma significativa.
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