Churrasco Perfeito

Conheça 5 estratégias de vendas para aplicar em seu supermercado

abril 11, 2019
Tempo de leitura 3 min

Estar sempre antenado a estratégias de vendas para manter o seu negócio saudável deve ser uma prioridade, principalmente quando se trata de supermercados.

É importante perceber que vários fatores recebem bem menos atenção do que mereciam. O arranjo da loja, o oferecimento de produtos diferenciados ou mesmo uma boa estratégia de promoções podem proporcionar resultados muito além do que se imagina.

Fizemos este artigo para apresentar 5 estratégias de vendas eficientes que podem ser aplicadas em seu empreendimento hoje mesmo. Continue a leitura e confira!

1. Estude e entenda o seu público

A ideia principal aqui é entender de forma precisa como o cliente do seu supermercado se comporta. Por exemplo, é uma regra clássica colocar os principais produtos de uma loja na altura dos olhos para chamar a atenção.

Outra dica interessante é distribuir estrategicamente produtos pela loja. Guloseimas perto do caixa são uma ótima ideia para incentivar uma compra de última hora. Além dessas dicas básicas, é essencial sempre analisar os resultados a cada precificação e nova distribuição.

2. Invista e otimize o seu layout

Um layout bem-pensado vai incentivar o seu cliente a traçar o caminho durante uma compra. É muito comum que as padarias de supermercados fiquem no fundo da loja. Essas estratégias de vendas partem de um conceito essencialmente simples.

O pão é um alimento culturalmente diário. Seguindo essa lógica, os compradores que forem à sua loja para comprar esse item passarão por todo o estabelecimento, tendo grandes possibilidades de lembrarem de comprar algo a mais no caminho.

Hoje, existem aplicativos que demonstram por mapas estratégicos os lugares menos e mais visitados do seu estabelecimento. Equipe-se com tecnologia!

3. Utilize os melhores canais de divulgação

Um método eficaz e barato — havendo, inclusive, formas gratuitas — é a divulgação do seu negócio. As redes sociais, por exemplo, vieram para ficar, pois oferecem um contato direto com o seu cliente. Mantenha esses canais ativos e invista em promoções exclusivas para aumentar o engajamento.

4. Pesquise sobre a concorrência

Acompanhar de perto os seus concorrentes é um plano antigo, mas certeiro. É preciso saber o que ocorre na vizinhança para contar com um impulso de melhoria. Estar atento às direções de outros supermercados é a garantia de manter preços e promoções competitivas, por exemplo.

5. Conte com produtos diferenciados

Estabelecer-se como um lugar de predileção é um ponto alto. Garantir que a sua loja ofereça exclusividade em produtos representa um passo enorme no sentido de colocar-se no mapa como um lugar a ser procurado.

Mais uma vez, é importante conhecer o seu cliente. Saber dos seus gostos, das suas conveniências. Além de exclusividade, ofereça produtos próprios com o máximo de qualidade. Por exemplo, o supermercado que oferecer o melhor pãozinho francês do bairro certamente será a primeira opção de todos.

Esse conjunto de ideias práticas vai ajudar a aprimorar suas estratégias de vendas. A partir delas vai ser possível tanto melhorar o seu reconhecimento no mercado quanto aumentar as vendas de forma significativa.

Gostou do artigo? Então não pare por aqui: continue em nosso blog e conheça também 7 formas de explorar pontos extras em supermercados. Boa leitura!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up