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Conheça 6 estratégias infalíveis para encantar seus clientes

agosto 23, 2019
Tempo de leitura 4 min

Quem é que não gosta de ir a um estabelecimento e ser bem atendido, não é mesmo? Oferecer um bom atendimento é uma necessidade imprescindível de qualquer negócio — e isso deveria ir além das premissas da boa educação.

Isso significa que, para encantar clientes, não basta que o atendimento seja satisfatório. É preciso que ele seja diferente da maioria! Além disso, é essencial que haja sensibilidade e conhecimento de técnicas para fidelizar o consumidor.

Pensando nisso, vamos listar 6 estratégias infalíveis para você encantar seus clientes. Quer saber quais são? Continue lendo este texto!

1. Saiba tudo sobre o cliente

Se quando você chega em um restaurante que frequenta, quase sempre é recepcionado pelos atendentes — que o chamam pelo nome —, certamente você se sente bem acolhido, não é? Afinal, quem nunca se sentiu querido ao entrar no lugar e ser reconhecido? 

Saber tudo sobre o cliente, incluindo chamá-lo pelo nome, é uma maneira de fazer com que ele se sinta valorizado. Após esse contato inicial, ele quer que suas vontades sejam atendidas. Por isso, a equipe deve sempre se colocar no lugar do consumidor, assim será possível compreendê-lo e satisfazer seus desejos.

2. Atenda às necessidades dele

Logo após saber sobre o cliente, você precisa entender que o processo de encantamento é gradual. Pensando nisso, nossa dica é: não vá com muita sede ao pote! Você pode acabar espantando a sua clientela — e, bom, não é isso que você quer, não é?

Pergunte. Converse com o seu cliente. Crie identidade e atenda às necessidades dele. E quando ele achar que o atendimento “acabou”, dê o próximo passo.

3. Depois, supere as expectativas

Este é o nosso próximo passo: forneça ao seu cliente algo para qual ele não estava esperando. Pode ser uma cortesia ou até mesmo um agradecimento. Isso fará com que o seu negócio fique na memória dessa pessoa.

Lembre-se, contudo, de que o propósito é atender o pedido do consumidor. Afinal de contas, não adiantar ter ideias fantásticas e não oferecer um atendimento incrível.

4. Ofereça programas de fidelidade

Você já pensou em encantar clientes oferecendo programas e clubes de fidelidade? Essa dica é ótima para mantê-los com você por muito tempo! Não importa o tipo do seu negócio, ofereça descontos e vantagens para os seus clientes. 

Mas, para que dê tudo certo no programa de fidelidade e que você consiga uma boa adesão, algumas regras básicas precisarão ser seguidas. São elas: 

  • ofereça recompensas e vantagens para o cliente que realmente quer participar; 
  • faça um regulamento fácil de entender;
  • incentive a participação sempre que possível;
  • obtenha informações e dados sobre o comportamento do seu público, tais como: necessidades e objetivos;
  • seja ético: tenha compromisso com o cliente e transparência.

5. Escute o que ele tem para dizer

Além de agradar o cliente, você precisa mantê-lo fiel à marca. Portanto, dê a oportunidade dele compartilhar suas opiniões. É essencial saber o que ele pensa sobre o seu estabelecimento. Não se esqueça de que é mais caro conquistar um novo cliente do que reter os já existentes.

Não sinta medo de perguntar o que ele gosta e o que não gosta, o que ele mudaria e quais são as sugestões para melhorar. A partir dessas informações, faça um planejamento para aprimorar os produtos que você oferta.

6. Não deixe a experiência terminar

Depois de todas essas dicas, anote esta última e não menos importante: o relacionamento com o cliente precisa ser mantido. Para que isso seja possível, inove sempre: lance novos serviços, produtos ou promoções. 

Mantenha contato e continue mostrando que você se importa e o conhece cada vez mais, e que além de satisfazer suas necessidades, você também pode surpreendê-lo. 

Use as mídias sociais para se conectar com os seus clientes e transforme-se em um canal de informação confiável, produzindo conteúdo relevante sobre a sua área de atuação. 

Vale lembrar que, além dessas dicas, escolher um produto de qualidade faz toda a diferença na fidelização do cliente! 

Você gostou deste conteúdo de como encantar clientes? Tem em mente outros exemplos? Então, deixe seu comentário e compartilhe a sua opinião sobre o assunto!

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