Descubra 5 tipos de cerveja e como combiná-los com diferentes carnes

Tempo de leitura: 2 minutos

A combinação de churrasco com cerveja faz parte de grande parte dos finais de semana da maioria dos brasileiros. Porém, você sabia que existem determinados tipos de cerveja que harmonizam melhor com cada uma das carnes escolhidas?

Se você quer melhorar a qualidade desses dois elementos e aprender como ressaltar o sabor de cada um deles, leia este artigo agora mesmo! Nele você vai descobrir quais são os principais tipos de cerveja e qual a combinação de carne ideal para cada um deles.

1. IPA

Também conhecida como Indian Pale Ale, a cerveja IPA é de origem indiana. Segundo as lendas, ela surgiu de uma necessidade dos ingleses de criar uma cerveja que durasse mais tempo, aguentando as viagens de navio da época.

Foi criada então uma cerveja com maior concentração de lúpulos, o que faz com que ela tenha um sabor amargo destacado. Além disso, é uma cerveja muito aromatizada, que pode variar entre um sabor caramelizado, cítrico ou floral, dependendo da combinação de lúpulos utilizada.

Dessa forma, ela combina muito com carnes como a de churrasco, devido à gordura e ao sabor grelhado. Além disso, é uma cerveja que acompanha bem carnes fritas, como é caso dos frangos de balde, também devido à harmonização com a gordura.

2. Weissbier

A Weissbier — também conhecida como Weiss — é uma cerveja de trigo tradicionalmente alemã. Ela é pouco amarga e muito refrescante, combinando com dias quentes. Além disso, não é filtrada, apresentando uma coloração turva, sem deixar de ser uma cerveja clara.

Ela combina com alimentos de sabor suave, que não interferem no paladar. Dessa forma, é um ótimo acompanhamento para peixes, frangos grelhados e, até mesmo, salsicha.

3. Pilsen

Pilsen é uma cerveja do tipo lager, o que significa que o seu preparo é feito a baixas temperaturas. Isso faz com que ela tenha um leve amargor devido ao lúpulo. Além disso, sua fermentação também é baixa, o que a torna clara e fácil de beber. É, de longe, a cerveja mais consumida no Brasil. Ela combina muito bem com alimentos gordurosos, como é o caso de costelas e linguiça.

4. Porter

É uma bebida muito leve e um pouco mais escura. Ela surgiu no século XVIII e parou de ser fabricada no século XIX, devido ao surgimento do malte tostado. Porém, algumas cervejarias decidiram voltar a fabricá-la, colocando-a novamente à disposição.

Ela é uma cerveja preta, com baixo teor alcoólico. Costuma ser misturada, durante a fermentação, com aromas como caramelo e café. Por causa disso, ela combina muito bem com carnes defumadas, assim como picanhas.

5. Rauchbier

A rauchbier é uma cerveja de origem alemã produzida com malte defumado. A lenda que gira em torno do surgimento dessa cerveja diz que ela veio de um incêndio em uma cervejaria, o que deixou o malte com gosto de fumaça. Ao contrário do que se esperava, os consumidores gostaram, dando origem à Rauchbier.

Ela harmoniza muito bem com carnes defumadas, destacando o sabor delas. Além disso, é uma ótima opção para acompanhar picanha.

Saber harmonizar os tipos de cerveja com as diferentes carnes pode ser o diferencial do seu churrasco, tornando o evento ainda mais prazeroso para você e quem está ao seu redor. Portanto, experimente essas combinações e aproveite para aprimorar o seu paladar.

Descubra também quais são os melhores pães de alho para harmonizar com os outros elementos do seu churrasco e montar a combinação perfeita.

Compartilhe esta página