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Descubra 7 formas de explorar os pontos extras em supermercados

março 18, 2019
Tempo de leitura 6 min

Quando o assunto é organização em supermercados, imediatamente lembramos dos produtos nos pontos de vendas e nas gôndolas. Afinal, esses são os locais mais atrativos em que são dispostas as mercadorias, seja qual for a sua categoria.

No entanto, existem outros pontos estratégicos fora desses locais, que, quando bem utilizados, trazem resultados positivos para o negócio e para a marca — um deles é conhecido como pontos extras.

Quer saber o que são os pontos extras e a importância deles? Acompanhe nosso artigo e conheça as 7 maneiras de explorar bem esses pontos em seu supermercado. Confira!

O que são os pontos extras?

Os pontos extras são qualquer tipo de exposição de um produto fora da sua seção, isto é, qualquer produto que seja apresentado ao cliente dentro de um supermercado e que esteja exposto além da gôndola.

Eles apresentam diversas ramificações, os mais conhecidos são:

  • ponta de gôndola: como o próprio nome sugere, é a ponta de uma gôndola de determinado setor. Serve para impactar o cliente com uma oferta de determinado produto em grande quantidade;
  • orelha: é o ponto extra que acompanha uma ponta de gôndola, sincronizando produtos;
  • ilha promocional: localiza-se entre os corredores e os pontos de maior fluxo de clientes. São espaços muito concorridos nos supermercados;
  • check stand: conhecido como frente de caixa, o check stand influencia a venda de última hora, por impulso;
  • clip strip: é o cruzamento de produtos entre si, fazendo o cliente se lembrar da compra de um item.

Qual a relevância dos pontos extras para o negócio?

Essa estratégia de marketing é muito utilizada nos supermercados, pois garante diversas vantagens aos empreendedores.

Em primeiro plano, os pontos extras chamam a atenção dos consumidores que circulam na loja, fazendo com que os produtos ganhem destaque sobre os demais. Ou seja, os produtos expostos fora das seções servem para lembrar o cliente que ali tem a marca ou o tipo de mercadoria que ele precisa levar para casa.

Com um ponto extra, o supermercado gera compras por impulso, fazendo o consumidor levar mais um item além do que ele já colocou no carrinho.

Além de gerar mais renda e aumentar a lucratividade do negócio, os pontos extras ajudam a organizar melhor os produtos dentro de um estabelecimento, passando uma imagem melhor aos clientes.

Quais as formas de explorá-los?

A maioria das decisões de compra que tomamos é baseada no que vemos, por isso é fundamental trabalhar o visual merchandising de maneira eficiente, sobretudo nos pontos de venda. Conheça, a seguir, as principais formas de explorar os pontos extras em supermercados!

1. Invista em ilhas promocionais

Geralmente, as ilhas promocionais são expostas com o objetivo de destacar um determinado produto ou enfeitar o ponto de venda, sobretudo em datas especiais, como o Natal e a Páscoa. Elas servem para gerar curiosidade e chamar a atenção dos clientes, incentivando-os a realizarem a compra.

Então, não deixe de utilizar esse espaço para expor aqueles produtos de maior demanda, faça um bom planejamento e use boas estratégias de marketing para organizar os itens.

2. Organize pontas de gôndola criativas

Um dos melhores pontos para anunciar os produtos são as pontas de gôndolas, pois os consumidores tendem a notar mais os produtos que se encontram nesse espaço. Aproveite esse ponto extra e use a criatividade para despertar curiosidade e desejo no consumidor, melhorando, assim, a experiência de compra dele.  

O cartaz promocional, por exemplo, é responsável por grande parte das compras por impulso realizadas dentro de um supermercado. Por isso, não deixe de utilizar esse recurso a fim de atrair a atenção do cliente para os pontos extras e seja bastante criativo.

3. Ofereça degustação de produtos

Despertar o interesse dos consumidores por meio dos sentidos é uma estratégia extremamente eficiente. Nesse caso, utilize as ferramentas a seu favor e ofereça a oportunidade de os consumidores conhecerem a marca. 

A degustação dos produtos causa a sensação imediata de prazer. O gosto dos produtos pode aumentar as compras por impulso de determinado item. Por isso, oferecer essa possibilidade aos consumidores é uma forma de estimular a compra.

4. Dê destaque às novidades

A maioria dos clientes se sente atraído por novidades no supermercado, sejam elas de alguma marca, sejam de produtos diferentes. Nesse sentido, para atrair um maior número de consumidores, além de oferecer um bom atendimento, os varejistas devem investir em mercadorias inovadoras.  

Portanto, fique sempre por dentro das novidades e das preferências do consumidor. Sempre que possível utilize essas tendências a favor da exposição.

5. Mantenha os pontos organizados

Essa dica não é uma novidade para quem trabalha no marketing dos supermercados, mas é importante destacá-la sempre que possível. Afinal, muitos consumidores se sentem estimulados a comprar devido à organização dos pontos extras.

Quando os produtos não estão bem arrumados, isso pode manchar a reputação do supermercado. Material bagunçado, rasgado ou com alguma falha passa uma imagem negativa aos clientes. Em contrapartida, uma boa organização valoriza o produto e a marca, influenciando diretamente a decisão de compra. 

6. Aproveite as datas comemorativas

A sazonalidade já é uma ótima oportunidade para aumentar as vendas. Quando ela é colocada em um ponto extra no supermercado, as chances de venda são ainda maiores.

Feriados, estações, época de férias e outras datas marcantes são atrativos para os clientes. Dessa forma, explore essa opção e aproveite para fazer promoções divertidas, isso desperta o interesse dos consumidores.

7. Destaque e reforce a marca

Sem dúvida, algumas marcas sempre são as queridinhas dos consumidores. São elas, muitas vezes, que garantem o maior número de vendas da loja. 

Nesse caso, para reforçar a marca e passar uma boa impressão aos clientes, destaque-a no supermercado por meio de aspectos visuais. Por exemplo, mantenha painéis bem iluminados e com boa aparência. Esse atrativo pode causar impacto no consumidor, chamando a sua atenção.

Portanto, se o seu objetivo é encantar os consumidores e aumentar as vendas, os pontos extras são ótimas estratégias para alcançar esses resultados. Conquiste mais espaço nos pontos de venda e melhore a performance da sua empresa!

Agora que você já conhece as formas de explorar os pontos extras nos supermercados, que tal ficar por dentro dos novos conteúdos do nosso blog? Assine a nossa newsletter e receba as novidades por e-mail. Vamos lá!

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