Produto

Descubra esses 6 tipos de pão de alho e como servi-los

novembro 21, 2018
Tempo de leitura 6 min

Que o pão de alho é um dos acompanhamentos mais tradicionais de churrasco todo mundo sabe. Junto com o vinagrete, a salada de maionese e a farofa, eles complementam muito bem a carne, tornando o churrasco ainda melhor. Mas você sabia que existem vários tipos de pão de alho?

Muita gente não conhece todas as variações dessa iguaria tão apreciada e fica sempre no tradicional. Por isso, vamos te apresentar a outros tipos de pão de alho e à algumas receitas incríveis que você pode fazer utilizando-o como ingrediente. Ficou curioso? Continue acompanhando! 

1. Pão de alho tradicional

O pão de alho legítimo é o mais tradicional de todos os sabores e costuma agradar quem é mais conservador. Além de ser um ótimo acompanhamento para churrasco, ele também pode ser servido em outras refeições.

Se for prepará-lo em um churrasco, o melhor utensílio para isso é a grelha. Mas, se quiser comer em outra ocasião, vale usar o forno ou até mesmo uma air fryer. 

Você pode fazer o seu próprio pão de alho, preparando uma pasta e depois recheando o pão com ela. Entretanto, existem muitas opções de pão de alho pronto no mercado. Elas são muito gostosas e com certeza mais práticas.

2. Pão de alho picante

Assim como a tradicional, a versão picante também é um dos tipos de pão de alho que você encontra pronto no mercado. 

O pão de alho picante também leva pimenta, além dos ingredientes tradicionais, e é ideal para quem gosta de ousar e fugir do óbvio. Apesar do nome, o sabor apimentado é leve, de modo que os outros sabores, como o alho, não sumam. 

Se você não encontrar a versão pronta, a melhor maneira de preparar um pão de alho picante em casa é misturar algumas gotas de molho de pimenta no creme de alho que recheará o pão.

3. Pão de alho bolinha

O pão de alho bolinha não tem nenhuma diferença de sabor com relação ao pão de alho tradicional. A única mudança, nesse caso, é no formato. Se o legítimo tem formato de baguete, o bolinha é redondo. 

Nesse caso, fique atento ao modo de preparação. O tempo de preparo não é o mesmo do tradicional, devido a sua forma. Além disso, a principal diferença está na hora de servir a iguaria.

Enquanto o tradicional precisa ser porcionado, o bolinha serve porções individuais, facilitando para o assador e também para os convidados!

4. Pão de alho com vinagrete

Essa versão junta qualquer um dos tipos de pão de alho com outro tradicional acompanhamento de churrasco, o vinagrete

Diferente das que citamos até aqui, essa combinação precisa de uma receita, assim como as que virão a seguir. Então, descubra como fazer pão de alho com vinagrete!

Ingredientes

  • 1 bandeja de pão de alho;
  • 1 cebola média;
  • 3 tomates médios;
  • 1 pimentão verde médio;
  • 4 colheres de sopa de azeite;
  • 4 colheres de sopa de vinagre;
  • Sal a gosto.

Modo de fazer 

Pique a cebola, os tomates e o pimentão em tamanho bem pequeno. Misture tudo com o azeite, o vinagre e o sal. Está pronto o seu vinagrete!

Agora, basta escolher o pão de alho de sua preferência — tradicional, picante ou bolinha — e recheá-lo com o molho. Depois, o ideal é assá-lo na grelha! 

5. Pão de alho com queijo

Queijo melhora tudo, né? Essa versão é uma receita super simples, mas que ganha uma cara totalmente nova, graças à adição do sabor do queijo. 

Ingredientes

  • 1 bandeja de pão de alho;
  • 300g de queijo à sua escolha. Recomendamos muçarela, provolone ou parmesão, conforme o seu gosto.

Modo de fazer

Esse é um dos tipos de pão de alho mais fáceis de fazer. Essa receita não tem nenhum mistério. Para fazer pão de alho com queijo, basta colocar o queijo nos cortes que o pão de alho já possui e assá-lo. 

Vale muito a pena experimentar! O queijo, além do sabor especial, acrescenta uma textura diferente ao pão de alho.

6. Pão de alho com linguiça

Que tal misturar dois aperitivos tradicionais do churrasco e fazer uma receita super especial? É só escolher um dos tipos de pão de alho e a linguiça de sua preferência e preparar esse acompanhamento que vai conquistar os seus convidados.

Ingredientes

  • 1 pacote de pão de alho tradicional;
  • 500g de linguiça sem pele;
  • 200g de queijo muçarela ralado;
  • Alecrim a gosto.

Modo de fazer 

Em uma tigela misture a linguiça, a muçarela e o alecrim. Coloque essa mistura como recheio no pão de alho, dentro dos cortes que o mesmo já possui. Salpique o queijo muçarela ralado por cima do pão. 

Depois, basta assar na grelha ou no forno, como você preferir. A linguiça vai assar junto com o pão, deixando-o úmido e com um sabor muito especial. É incrível!

7. Panzanella 

Essa receita é um pouco diferente das que trouxemos até agora, já que é uma salada italiana com pão de alho. Apesar disso, o seu preparo também é simples. Quer aprender a fazer esse prato tão diferente? Acompanhe!

Ingredientes

  • Pão de alho cortado em cubos;
  • Meia cebola roxa;
  • Meio pepino japonês;
  • 1 tomate;
  • 1 colher de chá de azeitonas;
  • 1 colher de sopa de vinagre;
  • 5 colheres de sopa de azeite;
  • 2 dentes de alho;
  • Sal e pimenta do reino a gosto;
  • Queijo parmesão ralado.

Modo de fazer

Descasque a cebola roxa e corte-a em pequenos cubos. Deixe em uma tigela com água gelada por uns minutos, para que perca um pouco a acidez.

Corte o tomate em cubos e tire as sementes. Fatie o pepino em rodelas. Misture esses dois ingredientes.

Leve o pão de alho ao forno ou a grelha para assar. Quando estiver crocante, corte em cubos pequenos. Tire a cebola da água e misture com o tomate e o pepino. Adicione o azeite e o vinagre e misture tudo. Acrescente o pão de alho e o queijo ralado e sirva! 

Percebeu como o pão de alho não é somente um acompanhamento para churrasco? Ele é bastante versátil, pode servir como complemento de vários pratos e como ingrediente para várias receitas incríveis. 

Agora que você já conhece todos esses tipos de pão de alho, entre em contato conosco e conheça todos os atributos do legítimo pão de alho da Santa Massa. Nós temos vários sabores, basta você escolher o seu preferido! 

 

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up