Trade

Descubra o que é sell out e como ele contribui para o seu faturamento

abril 26, 2019
Tempo de leitura 6 min

Uma das melhores formas de garantir a lucratividade da sua empresa e, consequentemente, o sucesso do negócio é criar estratégias para que os produtos sejam vendidos rapidamente. Ou seja: deve-se diminuir o tempo de prateleira das mercadorias no supermercado. 

Isso está diretamente relacionado com o conceito de sell out. A prática melhora não apenas o fluxo da sua cadeia de suprimentos — conhecida como supply chain —, mas também torna o negócio mais competitivo e até sustentável. 

Quer saber o que é sell out e como implementá-lo na sua empresa? Então, leia este artigo e descubra! 

O que é sell out, afinal?

Antes de entender exatamente o que significa sell out, pense sobre como o desempenho da empresa é avaliado. São considerados o faturamento e o lucro do negócio? Talvez você utilize metodologias de fluxo de mercadorias no estoque para avaliar as vendas da loja. Já parou para refletir sobre o tempo que os produtos ficam parados nas gôndolas do supermercado

É exatamente aí que entra o conceito de sell out. Basicamente, trata-se da venda para o cliente final, sendo uma avaliação da quantidade e do tempo que determinado produto demora a sair da sua loja e ser consumido. Dessa forma, o conceito se diferencia da metodologia mais tradicional, chamada de sell in, que consiste na análise do volume de vendas entre o fornecedor e o varejo. 

Para ficar mais claro, imagine que no seu supermercado você venda determinada marca de bolo. Na lógica tradicional, seria preciso focar na quantidade de bolos que é comprada todos os meses de seus fornecedores. Desse modo, se tornaria possível ter uma noção do fluxo da mercadoria no estoque e, consequentemente, do desempenho do produto. 

Porém, a compra do bolo pelo cliente final seria ignorada, o que não permitiria que você tivesse acesso ao real volume de vendas do produto. Isso porque tal quantidade poderia sofrer danos ou perder o prazo de validade na prateleira — ou seja: não chegar efetivamente ao consumidor.

O sell out entra como uma possibilidade de inverter essa lógica, focando na quantidade de bolos que sai da sua loja porque foi comprado por clientes. Portanto, a metodologia é capaz de acessar o real desempenho de cada produto do supermercado, incentivando-o a buscar formas de aumentar a saída das mercadorias. 

Como utilizar o sell out em um supermercado?

O sell out é uma importante estratégia para potencializar o faturamento de um supermercado. Para isso, porém, é essencial entender como utilizá-la de maneira adequada dentro da empresa. Descubra abaixo algumas dicas! 

Atualize as metodologias de gestão do estoque

Ter uma gestão de estoque eficiente é essencial no momento de implementar o sell out no supermercado. Para tanto, é importante contar com sistemas de gestão que permitam o acesso às informações sobre as mercadorias em estoque e o fluxo de produtos nos armazéns. 

Isso porque você não deve abandonar o sell in, ou seja, o controle sobre a entrada de mercadorias vindas dos fornecedores. Porém, é necessário utilizar essas informações para o cálculo do sell out e, com isso, buscar por estratégias de vendas mais eficientes. 

Controle o tempo de prateleira dos produtos 

Invista no controle eficiente do tempo de prateleira dos produtos. Isso significa que você deve ter um registro dessas mercadorias e buscar formas de calcular o tempo entre a saída do estoque e a compra pelos consumidores. 

Também é essencial controlar a perda de mercadorias por danos ou vencimento do prazo de validade. Assim, além de utilizar o sell out da maneira adequada, você é capaz de melhorar a qualidade da gestão de compras do negócio, solicitando apenas a quantidade de produtos que efetivamente será consumida. 

Crie estratégias de vendas adequadas

O sell out não tem o objetivo de apenas analisar o desempenho das vendas na sua loja, mas também de fornecer insumos para melhorar o faturamento do negócio. Tudo isso é alcançado por meio de estratégias adequadas às características do supermercado e dos clientes. 

Nesse aspecto, duas ações podem ser centrais: o merchandising de PDV e a capacitação de vendedores. Você deve criar formas eficientes de promover os produtos na prateleira, potencializando as vendas e evitando perdas. Além disso, os colaboradores que trabalham diretamente com os clientes têm um papel fundamental, podendo atuar como grandes aliados das vendas no supermercado. 

Automatize o caixa e as formas de pagamento

Para que o sell out seja implementado de forma eficiente, é essencial integrar todos os dados ao caixa e às formas de pagamento da sua loja. Ou seja: é preciso acompanhar de perto quais são os produtos vendidos e o faturamento em relação a cada um deles. 

Para tanto, você pode investir em sistemas de automação que permitam uma integração entre todos os dados do supermercado, analisando indicadores e calculando o sell out automaticamente. 

Quais são os benefícios do sell out para o faturamento da empresa?

Como você já deve ter percebido, o sell out pode ser um grande aliado do faturamento e dos lucros de um supermercado. Descubra agora o porquê!

Permite estratégias focadas no cliente 

Com o sell out, é possível direcionar todas as estratégias de marketing para o real consumo do cliente dentro do seu supermercado. Isso significa que você entenderá melhor quais são os desejos e as necessidades dos consumidores, conseguindo criar estratégias focadas no seu público-alvo. 

Melhora a gestão de mercadorias 

O sell out melhora a gestão de mercadorias do supermercado como um todo. Isso porque a metodologia abre espaço para um entendimento do fluxo de produtos para fora do negócio, ou seja, você passa a compreender o volume de consumo real dos itens. 

Potencializa as vendas

Por fim, o sell out contribui para o faturamento da empresa porque potencializa as vendas de maneira geral. Com um entendimento do comportamento dos clientes e do real fluxo de mercadorias para fora da loja, são criadas estratégias de vendas mais eficientes e alinhadas às necessidades dos consumidores, o que aumenta seus lucros. 

Portanto, agora que você já sabe o que é sell out e os impactos positivos desse conceito no faturamento da sua empresa como um todo, o que está esperando para adotá-lo? Aproveite para começar a utilizá-lo na sua empresa e usufrua de todas as vantagens que ele pode oferecer. 

Quer ficar por dentro de todas as atualizações do blog? Então siga as nossas páginas nas redes sociais! Estamos sempre cheios de novidades no Facebook e no Instagram!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up