Gestão, Trade

Entenda a importância da diversificação de produtos para o supermercado

julho 20, 2020
Tempo de leitura 4 min
Tempo de leitura: 4 minutos

A importância da diversificação de produtos para supermercados vai muito além da ideia de prateleiras cheias e de uma loja com variedades. Essa estratégia influencia diretamente aspectos relacionados à satisfação dos clientes, ao bom planejamento do estoque, ao marketing de sucesso e, é claro, aos bons resultados.

Por isso, diversificar o seu portfólio se torna uma técnica essencial para fortalecer sua marca, diferenciar-se da concorrência e ganhar ainda mais espaço nesse mercado tão competitivo.

Logo, se você quer aumentar suas vendas e, de quebra, fidelizar seus clientes, é preciso definir estratégias capazes de aprimorar suas escolhas e seus resultados.

Pensando nisso, elaboramos este post com algumas dicas e informações para destacar a importância da diversificação de produtos, mostrando o caminho certo rumo ao sucesso do seu negócio. Quer saber mais sobre o tema? Então continue a leitura e acompanhe!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Como melhorar a diversificação de produtos?

Embora ter um bom portfólio seja algo necessário para suprir as demandas dos consumidores, é ainda mais importante que a escolha dos produtos seja feita com base em um planejamento estruturado. Afinal, oferecer mercadorias inadequadas à sua clientela pode gerar prejuízos.

Por não ser fácil delimitar quais serão os itens ofertados, é possível ampliar as opções por meio de estratégias de resultados. Confira, a seguir, 4 dicas de como fazer isso.

Conheça as necessidades do seu público

Conhecer os consumidores é a melhor forma de saber como agradá-los e, inclusive, é o principal ativo para oferecer produtos necessários à demanda e, ao mesmo tempo, de acordo com os gostos da sua clientela.

As formas mais comuns de conhecer os consumidores e conseguir essas informações são: monitorar a saída dos produtos, incentivar a participação em pesquisas de mercado e de qualidade ou, ainda, analisar históricos de compras, por exemplo.

Vale ressaltar que essas técnicas são necessárias para descobrir as escolhas e as preferências dos consumidores, bem como permitem oferecer possibilidades de adequação e melhorias a partir das respostas coletadas.

Listamos exemplos de questionamentos simples que podem impulsionar a diversificação e propor um novo direcionamento ao seu negócio:

Powered by Rock Convert
  • qual segmento de produto agrada aos seus consumidores;
  • quais marcas eles mais consomem;
  • o que eles mais adquirem em sua loja;
  • quais outros produtos eles buscam;
  • do que eles sentem falta;
  • entre outros.

Entenda os limites do seu negócio

Aqui, não adianta querer abraçar o mundo para agradar a todos os consumidores, ofertando muitas opções de mercadorias. É importante, inicialmente, entender o seu público-alvo e a rotina de consumo existente nesse mercado.

Também é importante respeitar os limites da sua realidade estrutural, a fim de estabelecer valores de investimento para a diversificação de produtos e planos de expansão para o seu negócio.

Essas informações, quando consideradas, vão auxiliar na delimitação das melhores mercadorias para o seu portfólio e seu espaço.

Trabalhe com fornecedores confiáveis

Não encontrar produtos nas gôndolas ou, ainda, buscar outro estabelecimento para achar uma mercadoria retrata a insatisfação de muitos consumidores, não é mesmo? Muitas vezes, essa situação se deve única e exclusivamente à falta de um bom planejamento de fornecedores.

Por isso, na hora de escolher os produtos, opte sempre por empresas de qualidade confiável, que ofereçam consistência e segurança aos itens. Esse é um diferencial de estabelecimentos que prezam pela boa gestão de estoque e, mais do que isso, é uma atitude para reconhecer seu espaço e o valor dos seus clientes.

Avalie os resultados

Como em toda ação estratégica, é preciso mensurar os resultados. O objetivo aqui é identificar se as metas estão sendo alcançadas e se a diversificação é lucrativa.

Mas vale ressaltar que nem os profissionais mais experientes estão imunes aos erros. Por isso, ao se deparar com médios resultados, não se desespere. Tenha em mente que essa situação é passageira, adaptável e será recuperada.

Para isso, pesquise, compare e analise as mercadorias, descobrindo quais segmentos são os mais e os menos rentáveis. Utilizar o marketing para compensar os danos e otimizar os ganhos pode ser uma excelente opção. Que tal a dica?

Pronto! Agora você conhece as principais estratégias para montar a melhor diversificação de produtos para o seu supermercado. Adaptar o seu negócio às nossas dicas fará toda a diferença nas suas vendas e, consequentemente, nos seus (bons) resultados.

Gostou de saber um pouco mais sobre diversificação de produtos para supermercados? Curta a nossa página no Facebook e entenda sobre outros assuntos também!

Powered by Rock Convert

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up