Trade

Entenda como definir o mix de produtos ideal para supermercados!

fevereiro 20, 2019
Tempo de leitura 5 min

Em um supermercado, quanto mais opções de produtos, maiores as vendas, não é mesmo? Não!

Muitas dúvidas surgem na hora de definir a variedade de produtos que um supermercado deve oferecer. Isso porque essa decisão deve vir da combinação de diversas variáveis, de forma a entender quais são as necessidades dos clientes e que tipo de mercadorias pode chamar a atenção deles. Tudo isso está diretamente relacionado com o mix de produtos.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e descubra!

O que é um mix de produtos?

Uma padaria, por exemplo, não vende apenas pão — na maioria dos casos. Esse tipo de comércio pode oferecer, também, salgados, bolos, doces e, até mesmo, produtos industrializados. Todas essas mercadorias fazem parte do que é chamado de mix de produtos.

Trata-se, portanto, da variedade de mercadorias que uma marca ou loja oferece aos seus clientes. É por meio dele que você define se o seu supermercado vai oferecer, além de itens tradicionais, roupas, calçados, entre outras mercadorias diversas.

Dessa forma, ele é um dos elementos centrais para o sucesso de um negócio. Afinal, é por meio dele que você atrai clientes para o estabelecimento e se posiciona no mercado.

Quais as vantagens de ter um mix de produtos adequado para o supermercado?

Ter um mix de produtos de qualidade no seu supermercado gera grandes benefícios para o negócio. Entenda os principais deles agora mesmo!

Permite a expansão do negócio

Quando você oferece um mix de produtos maior aos seus clientes, pode atingir outros nichos que ainda não foram explorados pelo estabelecimento. Dessa forma, é possível crescer e expandir a área de atuação do seu supermercado, levando o negócio a outro patamar.

Aumenta a atração e a retenção dos clientes

Muitos clientes podem não frequentar o seu supermercado por não encontrar determinados produtos nas prateleiras. Portanto, quando você oferece um mix diversificado e alinhado às demandas dos consumidores, atrai mais consumidores e ainda é capaz de fidelizar aqueles que já frequentaram o seu estabelecimento.

Aumenta a competitividade do supermercado

Imagine que o seu concorrente ofereça uma grande variedade de produtos, enquanto no seu supermercado os clientes encontram apenas opções limitadas de determinadas mercadorias. Isso pode fazer com que o seu negócio perca espaço no mercado.

Portanto, quando você determina um mix de produtos de forma adequada, consegue competir com mais força e ganhar espaço entre os concorrentes.

Potencializa os seus lucros

Ampliar o mix de produtos do seu supermercado significa, também, que os lucros do negócio podem crescer. Isso porque você aumenta a variedade e, com isso, a quantidade de produtos vendidos.

Porém, para além desse simples motivo, um mix de produtos bem definido também potencializa a venda de outras mercadorias. Isso porque um cliente pode entrar no seu supermercado para comprar iogurte, por exemplo, e levar também chocolates, biscoitos entre outros produtos. Portanto, há uma potencialização dos lucros por esse motivo.

O que considerar na hora de definir o seu mix de produtos?

Para aproveitar todas essas vantagens, é essencial saber como definir o mix de produtos de forma adequada para o seu supermercado. Afinal, o método de tentativa e erro — colocar novas variedades para ver se agrada ao público — pode trazer grandes prejuízos para o negócio.

Descubra, agora, algumas dicas para definir o mix de produtos do seu supermercado!

Entenda quem são os seus clientes

Comece com uma pesquisa de mercado para entender mais sobre quem são os seus clientes. Descubra qual a classe social, a renda, o gênero, entre outros elementos importantes. Aqui, também é importante ter acesso a algumas informações adicionais, como profissão, o que gostam de fazer nos momentos de lazer e principais dificuldades no dia a dia.

Você também pode questionar sobre o que eles gostariam de encontrar no seu supermercado e nunca viram ou está sempre em falta. Tudo isso enriquece a pesquisa, de forma a auxiliar na hora de traçar um perfil para os seus clientes e entender qual o mix de produtos ideal para você.

Conheça o seu negócio e potenciais de expansão

Também é essencial que você conheça bem o seu negócio e saiba quanto pode investir na expansão do mix de produtos e qual o potencial de expansão da empresa. Também é importante estudar históricos de vendas passadas para entender quais são as mercadorias que têm menos saída e quais são aquelas que mais geram lucros para o estabelecimento.

Essas informações, quando cruzadas com os dados obtidos com os clientes, podem auxiliar na delimitação dos melhores produtos para o seu mix.

Analise o mercado

Também é essencial conhecer a concorrência e saber quais são os produtos oferecidos por ela. Além disso, você pode realizar estudos para identificar novas tendências e mercados que estão em expansão nesse momento.

Dessa forma, é possível identificar nichos que ainda não foram explorados, assim como oportunidades de expansão para o seu supermercado. Baseando-se nesses dados, você também consegue descobrir quais produtos já sofreram saturação e não valem a pena para o seu negócio.

Segmente os clientes e os produtos

Pode ser que você perceba que os seus clientes têm perfis diferentes entre si. Portanto, você pode segmentá-los e criar um mix de produtos com mercadorias específicas para cada um desses grupos. Dessa forma, você diversifica o seu público-alvo e aumenta a abrangência do seu supermercado.

Analise resultados

Após criar o mix de produtos para o seu supermercado, é importante analisar os resultados das mudanças periodicamente. Dessa forma, você é capaz de entender quais são aqueles produtos que cumpriram com o que era esperado e quais são os que precisam ser retirados do mix. Além disso, continue buscando novas mercadorias para garantir as novidades do seu supermercado.

Criar um mix de produtos ideal para o seu estabelecimento é essencial para o sucesso do negócio. Para isso, é importante atentar para alguns elementos citados como forma de garantir que você irá aproveitar todas as vantagens de um mix de produtos adequado para a sua loja!

Aproveite e entre em contato com a Santa Massa agora mesmo para descobrir todos os produtos que temos para oferecer!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up