Festa Junina: organize a sua em 5 passos

Tempo de leitura: 2 minutos

Quem aqui é apaixonado por um delicioso arraial? Nós também somos! É por isso que viemos ajudar você a planejar seu evento, para ser um verdadeiro sucesso. Reserve seus próximos minutos para ficar aqui, no Blog Santa Massa, e veja como organizar sua Festa Junina em 5 passos.

Anote as dicas e aproveite para entrar no clima com a gente!

Saudades, festa junina

Muita gente não sabe, mas as festas juninas chegaram no Brasil no século XVI, junto com os portugueses, pois esse tipo de festividade era muito comum na Península Ibérica (Portugal e Espanha).

festa junina

Então, o evento foi se tornando cada vez mais tradicional no Brasil, e ele vem em homenagem a três santos católicos: Santo Antônio (13), São João Batista (24) e São Pedro (29).

Embora em cada lugar do nosso país a festa junina tenha particularidades diferentes, geralmente ela é composta por comidas típicas, dança e muita diversão. 

Para nossa felicidade, após passarmos dois anos longe das aglomerações, finalmente as teremos  de volta. E você vai poder decidir se vai querer participar de grandes eventos ou se vai querer organizar o seu arraial por conta própria.

Se sua escolha for a segunda opção, as dicas abaixo vão te ajudar, e muito. Confira!

5 dicas para organizar sua festa junina 

  1. O primeiro passo é escolher a data, o local e o horário do evento. 
  2. Feito isso, faça a lista dos convidados, atentando-se para o limite máximo de pessoas permitido no espaço onde será a festa.
  3. Decida se cada um trará um prato típico ou se você será responsável por toda a comida e bebida da festa. 
  4. Dê atenção especial à decoração, com muitas bandeirolas, cartazes e balões. Além disso, monte uma playlist típica para tornar a festa mais divertida
  5. Monte o cardápio da festa. Este item merece uma atenção especial

Dicas para montar o cardápio da sua festa junina

Quando falamos em festa junina, existem comidas típicas que não podem faltar. Estamos nos referindo ao tradicional cachorro-quente, milho cozido, cuscuz e caldinho de feijão. Um churrasco de espetinhos com carne bovina, frango e pão de alho também vão muito bem. 

Dê uma atenção aos doces típicos, como  arroz doce, canjica, bolos diversos e docinhos com amendoim. Além, é claro, do vinho quente e quentão.

Um ponto importante: caso você prefira distribuir os pratos típicos para cada convidado levar para a festa, será ainda mais simples. Você pode se encarregar pelo churrasco e deixar o restante da lista para cada um preparar e levar.

Assim, além de dividir os custos, o arraial terá um pouquinho de cada convidado.

Com tudo isso feito, é hora de comemorar. Entre no clima dessa festa incrível e divirta-se. E se tiver mais dicas de como planejar festa junina, conte para nós aqui nos comentários!

 

Compartilhe esta página