Dicas

Fique por dentro dos principais tipos de churrasqueira

janeiro 17, 2019
Tempo de leitura 5 min

Comprar uma churrasqueira é um ótimo investimento. Mas, diante de tantas opções no mercado, você sabe qual a melhor para você? 

A melhor churrasqueira é aquela que atende às suas necessidades e ainda se adéqua perfeitamente ao seu espaço para churrasco, oferecendo a melhor relação custo-benefício. Para encontrá-la, é preciso entender os principais modelos existentes e quais as vantagens de cada um deles. 

Quer saber mais sobre isso? Então continue a leitura e descubra quais são os principais tipos de churrasqueira e descubra qual a melhor para você! 

Churrasqueira elétrica

Você não possui uma área externa, mas não quer abrir mão do churrasco de domingo. A churrasqueira elétrica pode ser a sua melhor opção. 

Como o próprio nome indica, esse tipo de churrasqueira utiliza a eletricidade para aquecer as carnes e acompanhamentos. Por isso, é muito fácil controlar a temperatura e ainda há pouca emissão de fumaça. Também é um equipamento pequeno e leve, fácil de ser transportado e montado. 

A principal desvantagem da churrasqueira elétrica é o gosto da carne. Por não utilizar carvão, apesar de ser apetitosa, a carne fica diferente quando comparada a uma churrasqueira tradicional ou de alvenaria. 

Churrasqueira tradicional

Essa é a churrasqueira que você está acostumado a ver nos eventos brasileiros. Geralmente, é feita de metal e possui um suporte para se manter em pé. A churrasqueira tradicional utiliza carvão para assar as carnes e outros petiscos. 

Esse tipo é ideal para ambientes externos e deixa a carne com o gosto defumado tradicional de um bom churrasco. Porém, por utilizar carvão, gera muita fumaça, sendo indicada apenas para ambientes externos. Além disso, é mais difícil de limpar quando comparada à churrasqueira elétrica, por exemplo. 

Churrasqueira de alvenaria

Outra churrasqueira muito tradicional no Brasil é a de alvenaria. Isso significa que ela é construída com tijolos e cimento, apesar de existir a opção de revestimento em cerâmica, azulejo ou outros materiais resistentes ao calor. 

Nesse tipo de churrasqueira é possível utilizar carvão ou lenha para assar as carnes. Além disso, ela é resistente e possui grande durabilidade. Outra vantagem desse modelo é o fato de que pode ser construída conforme o tamanho da sua casa e de acordo com as suas necessidades. 

Por ser feita de alvenaria, é ideal para ambientes externos e, preferencialmente, cobertos. Assim como a churrasqueira tradicional, ela também gera muita fumaça e é de difícil limpeza. 

Churrasqueira a gás

Um outro modelo disponível no mercado é a churrasqueira a gás, considerada a opção mais ecológica e, portanto, a menos prejudicial à natureza. 

Além disso, por ser a gás, esse equipamento produz pouca fumaça e é fácil de limpar. Também são fáceis de acender e controlar a temperatura e permitem um cozimento mais homogêneo dos alimentos.

Porém, uma das desvantagens desse equipamento é o fato de ser grande, o que dificulta a utilização em ambientes fechados e pequenos. Além disso, assim como os modelos elétricos, não dá aquele gostinho de defumado na carne por não utilizar carvão. 

Churrasqueira a bafo

Churrasqueiras a bafo são aquelas que possuem uma tampa que pode ser fechada durante o cozimento dos alimentos. Elas utilizam carvão e são excelentes para aquelas carnes que demandam mais tempo de cozimento, apesar de poderem ser utilizadas para qualquer tipo de alimento. 

Por causa da tampa, esse modelo potencializa o gosto de defumado dos alimentos e ainda produz menos fumaça em comparação com as tradicionais ou de alvenaria. As churrasqueiras a bafo são mais indicadas para ambientes abertos e são pequenas, o que praticamente inviabiliza grandes quantidades de alimentos de uma só vez. 

Churrasqueira portátil

Existem churrasqueiras que são feitas para serem transportadas. Como o próprio nome diz, são as churrasqueiras portáteis. Geralmente são elétricas, apesar de existirem algumas a gás e, até mesmo, que utilizam carvão. 

São pequenas e fáceis de serem carregadas. Ideal para quem quer ter um equipamento que pode ser levado para a casa de amigos e familiares. Funcionam muito bem em ambientes fechados por gerarem pouca fumaça, principalmente o modelo elétrico.

A maior desvantagem desse tipo de equipamento é justamente o fato de serem pequenas, o que significa que não é possível assar nela uma grande quantidade de carnes de uma só vez.  

Churrasqueira rotatória

Esse tipo de churrasqueira possui um mecanismo acoplado que faz com que os espetos fiquem girando constantemente. Dessa forma, não é preciso girar a carne para garantir um cozimento perfeito para os alimentos. 

Portanto, a maior vantagem desse tipo de equipamento é o fato de permitirem um cozimento uniforme da carne sem a necessidade de vigiar constantemente. Além disso, existem vários modelos de churrasqueiras rotatórias, podendo ser adaptadas a diferentes locais. 

A maior desvantagem é o fato de que a maioria é grande, sendo difícil utilizar em espaços pequenos. 

Churrasqueira de fogão

Por fim, um outro tipo de churrasqueira é a de fogão. Ela funciona como uma grelha colocada sobre a trempe do fogão, permitindo que você asse as carnes sem necessidade de equipamentos adicionais. Embaixo da grelha, essa churrasqueira possui um recipiente no qual você deve colocar água, evitando que a gordura da carne caia no fogão da sua casa. 

Esse tipo de churrasqueira é ótimo para quem mora sozinho mas não quer abrir mão de um bom churrasco. Além disso, é perfeita para ambientes muito pequenos, uma vez que não ocupa nenhum espaço adicional. 

Porém, são muito pequenas, o que significa que fazem porções individuais de carnes, não sendo possível utilizá-las para eventos muito grandes. Além disso, também são mais difíceis de limpar, principalmente o local da grelha. 

Esses são os principais tipos de churrasqueira. Para escolher o ideal para você é preciso, além de conhecer cada um dos modelos, entender quais as suas necessidades, tipo de espaço no qual utilizará a churrasqueira, orçamento disponível para a compra e tamanho dos eventos que costuma realizar. Com todos esses elementos em mente, você é capaz de realizar uma compra perfeita para a sua casa! 

Gostou? Então, aproveite para ler também o nosso próximo artigo e descubra quais são os 8 melhores tipos de carne para churrasco

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up