Churrasco Perfeito

Guia rápido para o perfeito churrasco de frango!

fevereiro 18, 2019
Tempo de leitura 5 min

A carne branca do frango é a mais consumida pelos brasileiros. Magra, com fácil absorção de sabor, esses cortes de aves são propícios para serem temperados e preparados de diversas formas. 

O churrasco de frango pode ser uma boa pedida para sair um pouco da zona de conforto durante o preparo desse ingrediente. Além disso, é possível testar receitas agridoces, temperos em forma de crosta e marinadas, já que ela vai bem com quase todos os tipos de tempero.  

Para saber as melhores dicas sobre como deixar a sua carne de frango mais saborosa no churrasco, continue a leitura! 

Marinada 

Para começar, ao preparar um churrasco de frango, o primeiro passo é deixar a carne descansando por, no mínimo, duas horas em uma fusão, de modo a absorver o máximo de aroma e gosto.  

Várias receitas combinam bastante com o churrasco de frango. Uma bem básica, com sabores brasileiros, pode ser feita com três ingredientes:  

  • 1/3 de xícara de suco de limão; 

  • dois dentes de alho amassados;

  • alecrim;  

  • sal e pimenta a gosto.  

Essa quantidade deve ser usada para cada quilo da proteína.  

Porém, se a vontade for ousar no churrasco de frango, a cozinha oriental está cheia de receitas prontas para ir para a grelha, como essa aqui que garante sabor agridoce a apimentado e leva 4 ingredientes: 

  • 1/4 de xícara de shoyu; 

  • pimenta calabresa a gosto; 

  • 2 dentes de alho amassados; 

  • 1 colher de açúcar mascavo. 

Embora trabalhar com a proteína de frango seja certamente um bom indicativo de sucesso, é necessário tomar alguns cuidados antes de levá-los para grelhar no fogo para que não fique rígida, insossa ou seca. 

A já mencionada marinada é uma boa escolha para tentar manter a proteína sempre úmida. O único cuidado é com os líquidos ácidos como o vinagre e o limão, que podem enrijecer a consistência da carne. Portanto, tente usar 1/3 de xícara para cada quilo de frango.  

Umedecer constantemente a carne com os restos de uma marinada durante o preparo na churrasqueira é uma boa ideia para garantir a suculência. 

Tempo e ponto da carne 

Pensando no ponto da proteína, não existe bem ou malpassado no quesito das aves. O ponto correto é aquele em que a carne ainda está suculenta e branca, com um singelo rosáceo brilhante no centro. 

Para garantir o ponto ideal, é importante ficar de olho no tempo e na cor da parte externa da peça, que deve estar dourada e brilhante. O tempo varia de 10 a 12 minutos de um lado, e de 5 a 6 de outro, a uma distância de 30 cm do fogo da churrasqueira. 

Um teste simples para vigiar o ponto consiste em espetar um corte de frango com uma faca e notar a cor do líquido que sai. O ideal é que esse fluído esteja presente, mas que seja claro e translúcido e não vermelho-sangue. 

Cortes e temperos indicados 

Falando em cortes, os mais usados são o peito, a coxa, a sobrecoxa e as asas. Todos eles perfeitos para fazerem um churrasco de frango!  

Enquanto o peito pode ser a parte com menos sabor, é ideal para absorver fortes condimentos na hora do tempero ou da marinada. Os demais cortes são alternativas deliciosas por levarem o sabor do osso e da pele. Nada impede, porém, que desosse os fragmentos, contrapondo o quesito da pele, que preferencialmente deve ser mantida. 

É sempre bom lembrar que o frango pode agradar a quase todos os paladares, graças a sua versatilidade e ao seu preço mais acessível, se comparado a outras proteínas. 

Enquanto o quilo do peito varia entre quatorze reais, o da asa gira em torno de dez. Se o cálculo básico de 400 g por pessoa em um churrasco for levado a rigor, não se gasta mais que trinta reais em uma refeição para 4 pessoas. 

Isso pode significar uma economia que garanta mais bebidas para harmonizar com seu churrasco. Falando nisso, sucos e refrigerantes estão liberados — inclusive nas receitas. A velha e boa cervejinha também é uma ótima pedida. 

Um clássico da culinária americana são as buffalo wings, que consistem em cortes de asa marinados em uma mistura de: 

  • 1/4 de colher de vinagre; 

  • 1/4 de colher molho de pimenta; 

  •  pimenta calabresa a gosto; 

  • 3 gotas de mel; 

  • 1 colher de ketchup; 

  • 1 colher de shoyu.  

A consistência dessa receita é deliciosa! Você vai sentir uma camada cremosa, apimentada e agridoce sob uma asa assada e de pele crocante. Vale a pena experimentar! 

Acompanhamentos  

A escolha dos acompanhamentos pode fazer toda a diferença para que seu churrasco de frango fique ainda mais gostoso. Aqui vão algumas dicas! 

Batata 

As batatas são um acompanhamento praticamente universal, visto que quase todo mundo gosta. 

Para prepará-las na própria churrasqueira, você pode envolver batatas baby em um papel alumínio, temperadas com sal, pimenta, azeite e alecrim. É só deixar grelhar até que fiquem coradas. 

Milho 

No mesmo estilo das batatas, o milho pode ser preparado no papel alumínio com tempero de pimenta, manteiga e sal. Para saber se estão cozidos, espete o garfo a cada 10 minutos, até que o sinta macio. 

Pão 

Esse é outro acompanhamento queridinho nos churrascos que agrada a diversos paladares.

Para receitas cujas marinadas geram muito suco vindos da carne ou do tempero, além das receitas agridoces, acompanhá-las com um bom pãozinho é sucesso garantido. Você pode optar pelo tradicional pão francês ou até mesmo um pão italiano para aqueles que gostam de uma crocância adicional. 

Além disso, pães de alho, por exemplo, são perfeitos para agradar as crianças e os adultos que desejam harmonizar o tempero da carne com um pãozinho saboroso! 

Chegamos à conclusão que o churrasco de frango, sem dúvidas, é uma ótima ideia para reunir os amigos e familiares para uma comemoração com bom custo-benefício. Os preços dessa proteína são bem acessíveis e a carne tem infinitas possibilidades de temperos e receitas.  

Se você gostou dessas dicas, aproveite e fique por dentro de outros conteúdos semelhantes seguindo a newsletter do nosso blog. 

Você também pode gostar

2 Comentários

  • Responder Pedro Santos março 23, 2019 at 10:44 am

    Muito bom essas dicas, vou praticar.

    • Santa Massa
      Responder Santa Massa abril 2, 2019 at 2:55 pm

      Agradecemos o carinho. Continue ligado em nosso blog para mais dicas especiais!

    Deixe um comentário

    Scroll Up