Churrasco Perfeito, Dicas

Como fazer hambúrguer na churrasqueira? Descubra aqui!

julho 6, 2020
Tempo de leitura 3 min
Tempo de leitura: 4 minutos

Quando o assunto é sanduíche, logo pensamos naquele hambúrguer tradicional. No entanto, é possível produzir variedades deliciosas desse alimento tão saboroso. Uma delas é o hambúrguer na churrasqueira. Se a versão tradicional já costuma ser deliciosa, imagina com um gostinho de churrasco?

Por isso, neste post, daremos as principais dicas de como fazer hambúrguer na churrasqueira, ressaltando o que é preciso considerar para obter um alimento delicioso e suculento. Continue a leitura e confira!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Qual tipo de carne utilizar?

O blend é aquela mistura de cortes de carnes diferentes que forma o hambúrguer. Um blend ideal para churrasqueira é feito com dois ou três tipos distintos de carnes. Para tanto, é importante considerar a cor, a quantidade de gordura e o sabor. É possível utilizar:

  • uma carne mais vermelha e saborosa, como o acém;
  • uma carne com mais gordura, como o peito bovino ou a costela;
  • um corte com boa textura, como o coxão duro ou o patinho.

Um bom blend é formado pela mistura de cerca de 22% de gordura e o restante de carne. Para obter 1 kg de hambúrguer com os cortes sugeridos acima, por exemplo, misture 260g de acém, 260g de costela, 260g de patinho e 220g de gordura da própria costela.

Como deve ser o molde da carne?

Peça ao açougueiro para passar a carne no moedor por duas vezes, com a gordura. É importante que o blend seja preparado no mesmo dia da montagem dos sanduíches. Isso porque, quanto mais fresca estiver a carne, melhor.

Além disso, a recomendação é não usar carne congelada nem congelar os hambúrgueres. Isso porque há a formação de cristais de gelo durante o processo de congelamento e, quando descongelado, o preparo libera muito suco da carne, e isso faz perder tanto textura quanto sabor.

Para cada hambúrguer, separe cerca de 180g de blend. Antes de moldá-los, jogue a mistura de uma mão para a outra com um pouco de força por umas seis vezes. Esse procedimento serve para dar liga ao hambúrguer e retirar um pouco de ar, evitando que a carne se despedace na churrasqueira.

Por fim, molde os blends com um aro de cerca de 10 cm ou mesmo com as mãos, sobre uma tábua. Para finalizar o formato, pressione por cima até atingir uma altura de cerca de 2 cm.

Quanto tempo deixar na brasa para o ponto ideal?

O ponto ideal do hambúrguer na churrasqueira, obviamente, vai do gosto de cada um. Assim, seguem as dicas de tempo para cada ponto:

  • para uma carne que foi mal passada: de 2 min e 30 seg a 3 min de cada lado;
  • ao ponto: 3 min e 30 seg de cada lado;
  • bem-passado: de 4 min a 4 min e 30 seg de cada lado.

Quais os principais segredos para acender a churrasqueira?

Acender uma churrasqueira não é tão difícil quanto parece, mas para que tudo dê certo, siga corretamente estas dicas:

  • empilhe o carvão de maneira que o ar circule nos espaços entre cada um;
  • amasse jornal ou algum outro tipo de papel e coloque no centro;
  • espalhe álcool gel por cima do papel e mais um pouco no carvão;
  • use um palito de fósforo longo para acender;
  • alimente a churrasqueira com mais peças de carvão à medida que ela esquenta;
  • espere por pelo menos meia hora, para que forme brasa.

O carvão deve estar com mais ou menos 400 °C para chegar à temperatura ideal. Sem encostar na brasa ou na grelha, verifique o calor colocando sua própria mão por cima de onde ficará a carne. Você saberá que está tudo pronto para começar caso não aguente ficar com a mão sobre esse calor por mais de dois segundos.

Viu como é fácil? Seguindo essas recomendações, fica muito prático produzir um hambúrguer delicioso na churrasqueira e agradar a todos.

Já deu vontade de acender a churrasqueira aí? Antes disso, faça vontade em seus amigos também e compartilhe essas dicas agora mesmo em suas redes sociais!

Powered by Rock Convert

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up