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Conheça os 4 principais indicadores de vendas para o supermercado

junho 22, 2020
Tempo de leitura 3 min
Tempo de leitura: 3 minutos

O desejo de todo empreendedor é ver o seu negócio prosperando cada dia mais, com clientes satisfeitos, colaboradores engajados e, principalmente, vendas crescentes. Não é verdade?

Mas, para que isso seja possível, acompanhar as métricas é essencial, de modo a obter resultados mais atrativos e atingir as metas estabelecidas para o seu empreendimento.

Por isso, conheça agora os 4 principais indicadores de vendas para o supermercado e fique de olho nas dicas para acompanhar o seu negócio. Boa leitura!

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1. Ticket médio

De maneira geral, ticket médio refere-se à quantidade gasta pelos seus clientes com a aquisição dos produtos do seu negócio. É representado pela seguinte fórmula:

Ticket médio = total bruto das vendas ÷ quantidade total das vendas

Ou seja, quanto maior for o ticket médio, mais bem-sucedido estará o seu negócio. Algumas medidas podem ser tomadas para aumentar o ticket médio do supermercado, como:

  • ofertar ao cliente uma maior quantidade de produtos da mesma categoria;
  • estabelecer estratégias de marketing mais efetivas;
  • fazer uma pesquisa com o consumidor para saber de suas necessidades;
  • oferecer produtos exclusivos;
  • ter um programa de fidelidade atrativo;
  • diversificar os meios de pagamentos;
  • ter condições especiais para quem compra somente com você e muitos outros.

2. Volume de vendas

O volume de vendas já é uma prática comum em qualquer tipo de negócio, especialmente nos supermercados. Ele se refere ao cálculo da quantidade de consumidores que comprou no seu estabelecimento durante determinado período (semana, quinzena, mês, bimestre e por aí vai).

Apesar de ser uma atividade de rotina, o cálculo do volume de vendas deve ser feito de maneira e eficiente e detalhada, com a inserção completa dos dados.

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Assim, será possível fazer uma previsão das vendas dos meses seguintes, realizar o gerenciamento de estoque para que não faltem insumos, observar os produtos com mais saída, ajustar as campanhas de marketing e muito mais.

3. CAC

O Custo de Aquisição por Cliente (CAC) serve para saber qual valor será necessário para conquistar um novo consumidor. O cálculo desta métrica é o seguinte:

CAC = custo total associado à aquisição de leads (CPL) ÷ quantidade de novos clientes

São consideradas leads todas aquelas pessoas que tiveram algum tipo de interação com o seu supermercado e que têm potencial para se tornar consumidoras.

É por isso que para obter o CAC é preciso saber primeiro qual é o CPL, que está ligado aos custos para atrair os clientes (campanhas de marketing, brindes, ações de publicidade, comissões, entre outros).

4. Taxa de conversão

Essa métrica faz referência à quantidade de leads que se converteu a consumidor em porcentagem. Esse indicador de venda tem como objetivo avaliar se todas as estratégias e ações feitas em determinado período tiveram resultado positivo. A fórmula é a seguinte:

Taxa de conversão = total das vendas ÷ oportunidades geradas × 100

Viu só como é importante conhecer os principais indicadores de vendas para supermercado? Ticket médio, volume de vendas, CAC e taxa de conversão são apenas alguns deles. Fique de olho em todas as métricas para que o seu negócio tenha cada dia mais em mais sucesso.

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