Dicas

Inspire-se nestas 5 ideias para preparar um churrasco vegetariano

abril 1, 2019
Tempo de leitura 3 min

Convidar amigos e familiares para uma confraternização é sempre um bom motivo para celebrar os bons momentos. O tradicional churrasco, culturalmente, é a premissa favorita dos brasileiros para realizar qualquer festejo, não importando o tamanho ou o motivo. 

Agradar a todos deve ser a prioridade de um anfitrião. Para isso, é importante ter noção dos hábitos alimentares de todos os presentes. Pensar em versões vegetarianas, ou mesmo veganas, pode demonstrar uma atenção especial na hora de receber os convidados. Seja por gosto pessoal ou apenas para sair do óbvio, muito se pode fazer com um churrasco que não leva carne.

Pensando nisso, separamos 5 ideias para estimular a criatividade na hora de fazer um churrasco vegetariano. Bastante democrático, não é? Confira!

1. Espeto de legumes

Diversos legumes são bastante versáteis e combinam bem com o sabor de defumado vindo do fogo da churrasqueira. Exemplos práticos, como pimentões vermelhos e amarelos, cebola, berinjela e abobrinha são ótimas opções.

Que tal misturar tudo? Pois bem, para fazer um delicioso churrasco vegetariano, a dica é caprichar nos temperos, de modo a potencializar o gosto dos vegetais. Por isso, junte minicebolas em conserva, pedaços de pimentões vermelhos, pimentões amarelos, tomates-cereja, berinjela e abobrinha — os cortes podem ser deliciosamente grosseiros e com a casca mesmo. Unte essa receita com o famoso chimichurri, sal e pimenta a gosto. Pronto, o resultado será lindos legumes braseados, dourados e com crosta de muito sabor.

2. Berinjela e abobrinha na brasa

Pensadas anteriormente na receita de espetinho, esses legumes também podem ser usados partidos em lascas, de, mais ou menos, 2 cm de largura. Experimente passá-los em uma mistura de uma colher de mel e manteiga a gosto, além de sal e pimenta. O que se procura é uma cor acobreada, como se os legumes estivessem laqueados. Polvilhe um pouco de orégano fresco por cima depois de finalizado.

Outra opção é o tradicional azeite de ervas, com um pouco de salsinha amassada no azeite, sal e pimenta. Pincele os legumes com essa mistura. Dica: para todas essas receitas com os legumes inteiriços, passe a ponta da faca, fazendo pequenas fissuras ao longo dos pedaços, para garantir que o tempero impregne.

3. Pão de Alho

Clássico e um sucesso entre os churrascos brasileiros, quiçá do mundo. Se tem uma coisa que une carnívoros e vegetarianos é o tal do pão de alho, que vai bem com quase tudo. São vários os tipos, para todos os gostos. Diversas receitas envolvendo esse coringa.

Ele acompanha quase tudo, desde carnes a vegetais, passando pelo vinagrete. Use e abuse desse petisco delicioso. Pães de alho são práticos e rápidos de fazer. Opte por deixá-los na parte mais alta da churrasqueira, para evitar que queimem. Essas e outras dicas você acompanha aqui.

4. Tofu

Essa maravilha feita de soja pode ser feita tanto na grelha da churrasqueira, quanto no espeto. O ideal é deixar o tofu marinando para absorver sabor. Azeite e ervas bastam para dar cor e sabor a sua proteína. Aconselhamos o uso de sálvia, louro e alecrim, mas isso fica também ao seu critério. Adicionar açúcar mascavo na receita dá um toque especial e pode fazer que o tofu fique crocante. Uma verdadeira iguaria em um churrasco vegetariano. Experimente!

5. Cogumelos

Ah, sempre eles! Também muito versáteis, vários exemplos e espécies podem ser usados no seu churrasco. Dá para fazer com cogumelos portobello, paris e shitake. Pincele os fungos em azeite ou manteiga de ervas — salsa, sal e pimenta devem bastar. Podem ser feitos em lascas, inteiros ou no espeto. Geralmente agradam a todos e apresentam um paladar sofisticado e único.

Espero que depois dessas dicas, o caro leitor churrasqueiro possa ampliar a criatividade. Essa é a hora de sair do usual e fazer um belo churrasco livre de carnes. As possibilidades são infinitas e revelam uma redescoberta de sabores. 

Para além do churrasco vegetariano e também do tradicional de carne vermelha, separamos dicas para você fazer um churrasco de frutos do mar. Confira!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up