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Marketing sazonal: o que é, quais as vantagens e como aplicar

março 28, 2019
Tempo de leitura 7 min

O objetivo de qualquer empreendedor é fortalecer seu setor comercial e atrair mais clientes. Para isso, diversas estratégias, ferramentas e técnicas são utilizadas para gerar resultados ao longo do ano — e o marketing sazonal é uma delas.

Em algumas épocas, como datas comemorativas, o consumo de determinados produtos ou serviços cresce significativamente. Por isso, para não perder a oportunidade de aumentar as suas vendas, o setor de marketing das empresas deve ficar atento aos períodos de alta sazonalidade.

Dessa forma, é extremamente importante conhecer estratégias voltadas para esse objetivo. Afinal, ninguém deseja ter surpresas desagradáveis em seu orçamento devido às variações do mercado, não é mesmo?

Quer saber mais sobre o marketing sazonal? Acompanhe nosso artigo e tire suas dúvidas sobre o assunto!

O que é o marketing sazonal?

Primeiramente, o termo “sazonal” refere-se a algo que é temporário, ou seja, que acontece em determinados períodos.

Dentro das dimensões do mercado, usa-se a sazonalidade para representar qualquer coisa que aconteça em um tempo específico. Por exemplo, alguns itens que são demandados em maior quantidade em determinadas épocas do ano, como Natal, Dia das Mães ou, até mesmo, durante algumas estações.

É nessa hora que o marketing sazonal passa a atuar, ajudando a traçar ações corretas em certos períodos para impulsionar as vendas. Ou seja, trata-se de uma estratégia que pode ser adaptada em várias épocas do ano.

Para que ele serve e como funciona?

Em geral, o comportamento das vendas varia de acordo com a estratégia de marketing aplicada, os conteúdos produzidos e as oportunidades existentes no mercado. Nessas horas, é fundamental compreender que, em certos períodos do ano, as vendas serão mais favoráveis.

Nesse sentido, o marketing sazonal está associado ao aproveitamento desses períodos para aumentar as vendas, atuando nos meses do ano em que um produto ou serviço tem maior demanda.

Na prática, ele funciona quando o varejista adquire mais mercadorias em épocas que as vendas são mais intensas, pois sabe que poderá vendê-los em maior quantia. Já em datas mais fracas e com movimento menor, compra ou produz menos.

Por exemplo: durante o inverno, as vendas de sorvetes caem por causa das baixas temperaturas. No verão, por sua vez, o consumo aumenta.

Dessa forma, conhecendo os períodos de sazonalidade, é possível aproveitar melhor os meses de altas vendas e se organizar para enfrentar períodos mais fracos.

Quais as vantagens de investir no marketing sazonal?

Quando bem explorado, sobretudo em datas comemorativas, o marketing sazonal é uma excelente oportunidade de impulsionar as vendas do negócio e, até mesmo, de influenciar na sua produção.

Com a ajuda dele, é possível planejar campanhas e promoções, além de fazer lançamentos que possam atrair os clientes em épocas que as vendas estão baixas. Assim, ao realizar ações diferenciadas, a empresa, além de atrair, fideliza e converte mais em épocas que o negócio não vai bem.

Dessa forma, nota-se que o marketing sazonal é um ótimo aliado para se adaptar à realidade do negócio, vender mais o ano todo e criar estratégias para alcançar os objetivos.

O que é preciso para aplicá-lo?

Para que o marketing sazonal seja eficaz, é preciso mais do que apenas listar datas e períodos do ano. O ideal é estabelecer um objetivo e realizar um planejamento detalhado de cada passo.

Agora, você provavelmente está pensando, “como criar uma campanha de marketing sazonal?” Pensando nisso, listaremos, a seguir, alguns passos para aplicar essa estratégia em seu negócio!

Escolha as datas e se planeje com antecedência

O primeiro passo para criar uma estratégia eficiente de marketing sazonal é escolher as datas em que ele será colocado em prática. Os períodos escolhidos devem ser os de maior adesão do seu público.

Para isso, planeje-se com antecedência. Embora a sazonalidade por si só seja uma excelente oportunidade de alavancar o negócio, com um bom planejamento é possível se destacar entre os concorrentes e conquistar a preferência dos consumidores.

Seja criterioso

Para que as suas estratégias sejam eficazes, é necessário que as datas sejam decididas com muito critério. Isso porque qualquer escolha errada pode causar prejuízos ao negócio.

Além disso, não se esqueça de definir as personas do seu negócio e conhecer as suas preferências. Assim, você conseguirá realizar campanhas mais direcionadas e alcançar os resultados esperados. 

Defina uma mensagem para as campanhas

Em qualquer estratégia de marketing, definir uma mensagem para as campanhas é um ponto crucial. É importante que ela transmita seus objetivos e influencie as emoções e os sentimentos do consumidor, de modo que ele se sinta incentivado a realizar alguma ação.

Elabore um cronograma completo

Talvez essa seja a etapa mais importante. Afinal, para que o marketing sazonal funcione, é preciso aproveitar o período de maneira correta e traçar técnicas detalhadas. Sendo assim, após elaborar o planejamento, coloque as ações no papel por meio de um cronograma. 

Reserve os recursos necessários e faça parcerias

De nada adianta planejar e organizar todas as estratégias, se a empresa não reservar os recursos necessários para executá-la. Portanto, faça um levantamento de tudo o que você vai precisar para colocar em prática as suas ações. 

Uma grande empresa nunca cresce sozinha. Por isso, se possível, faça parcerias com fornecedores. Além de fortalecer o negócio e aumentar o alcance, você consegue construir um bom relacionamento com eles.

Faça os ajustes necessários

Depois de planejar e executar as ações de marketing sazonal, é essencial realizar os ajustes necessários. Para isso, analise o desempenho de cada uma das estratégias e corrija ou mude o seu plano se algo não estiver de acordo.

Quais são as melhores práticas?

Depois de conhecer o marketing sazonal e as dicas de como aplicá-lo, confira algumas práticas importantes que ajudarão a planejar uma ação:

  • conheça bem o seu público-alvo, assim você saberá quais as datas comemorativas ou eventos que fazem sentido para eles;
  • invista em produção de conteúdo — os vídeos, por exemplo, são ótimos para interagir com o público;
  • realize promoções e campanhas;
  • atente-se ao estoque e à logística — afinal, não adianta querer vender muito e não cumprir as etapas da experiência de compra;
  • organize os canais de atuação da sua empresa;
  • aposte no relacionamento com os clientes;
  • aumente o mix de produtos oferecidos.

Quais produtos podem ser associados a cada momento?

Não só as datas comemorativas são responsáveis pelo sucesso do marketing sazonal. Além do Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças e Black Friday, existem outras possibilidades que podem ser usadas para atrair clientes e aumentar as vendas.

A seguir, conheça alguns exemplos de ocasiões e os produtos que estão associados a elas:

  • jogos de futebol, comemorações de fim de ano e confraternização em família: churrasco e pão de alho;
  • volta às aulas: materiais escolares, livros didáticos;
  • inverno: roupas de frio, cafés, caldos;
  • verão: sorvetes, bebidas refrescantes, roupas de banho;
  • férias escolares: passagens de avião, hotéis. 

Como vimos, as campanhas sazonais oferecem inúmeras oportunidades para escalar o negócio e aumentar as vendas. Ao adotar essas dicas, as suas chances de vender mais serão cada vez maiores. Então, aproveite para implantar essa estratégia no seu negócio!

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