Churrasco Perfeito, Dicas

Para conservar, salgue!

Maio 23, 2016
Tempo de leitura 1 min
Tempo de leitura: < 1 minuto

A salga é uma tecnologia de preservação da carne que nossos ancestrais usavam antes da invenção da geladeira. Antes da refrigeração, abater um animal de grandes proporções como um bovino ou suíno representava um grande problema, pois ou ele era abatido para uma festa com muitos convidados (e o animal era consumido inteiro na ocasião) ou tornava-se necessário encontrar um método de conservação. A única maneira de preservação da carne antes do século XX era a salga. Adicionando-se sal suficiente à carne, diminui-se a atividade de água impedindo a proliferação de bactérias e pode-se assim, preservá-la por um tempo mais longo.

Existem duas maneiras de salgar a carne. Pode-se envolver o exterior da carne com sal seco e deixar o sal infundir na carne por várias semanas. Este método leva o nome de cura a seco. Outra opção é fazer uma salmoura (salgada o suficiente para uma batata flutuar) e deixar a carne de molho nela por várias semanas.

Aproveite esta dica para preparar uma carne de qualidade. E claro, sem esquecer do Pão de Alho Santa Massa pra acompanhar!

Powered by Rock Convert

Você também pode gostar

Scroll Up