Em um cenário de crise e recessão, é necessário se diferenciar da concorrência para que o seu negócio continue sendo lucrativo. Com isso em mente, você precisa estudar, planejar e colocar em prática as melhores estratégias.
O brasileiro é um dos povos do mundo que mais consomem carne, segundo pesquisa da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) — seja na alimentação do dia a dia ou no churrasco do final de semana. Por isso, investir em produtos de churrasco para o seu mercado é uma excelente forma de agregar valor ao seu estabelecimento.
Neste post, vamos apresentar alguns produtos que não podem faltar nas prateleiras do seu supermercado e também algumas boas razões para vender produtos de churrasco em seu mercado. Quer saber mais? Então continue acompanhando!
Os principais produtos de churrasco para vender em seu mercado
Que a carne é a estrela do evento todo mundo sabe, mas existe um grande mix de produtos que podem ser servidos nessa ocasião. É muito importante oferecer todos eles em seu supermercado, como uma estratégia.
Isso deve aumentar o ticket médio, tornar seu estabelecimento uma referência para os churrasqueiros e possibilitar estratégias diferenciadas, como a criação de combos promocionais para venda. Conheça os principais produtos a seguir.
Carnes
O principal produto para churrasco que você deve ter em seu supermercado é carne. Para se diferenciar da concorrência, é importante vender carne de qualidade e com bastante variedade. Deve-se oferecer cortes diferenciados e de alto padrão, mas também alguns mais populares e baratos.
Você pode optar por um açougue com carnes frescas, cortes sendo feitos na hora por profissionais especializados, ou então oferecer cortes embalados a vácuo. Qualquer que seja a sua escolha, lembre-se de manter o padrão de qualidade.
Pão de alho
O pão de alho é um dos acompanhamentos mais tradicionais do churrasco. Além disso, pela sua versatilidade, ele também agrada os vegetarianos, tornando-se assim uma opção para esse público.
Portanto, o pão de alho é um dos produtos que não pode faltar no mix do seu supermercado. Hoje, além dos mais tradicionais, existem diversos sabores dessa iguaria tão apreciada nos churrascos de todo Brasil.
Farofas
A farofa também costuma servir como acompanhamento da carne em churrascos. Por isso, é um produto que você deve oferecer em seu supermercado. Além disso, por seu baixo valor, ela pode ser utilizada para montar combos de churrasco.
Além daquelas tradicionais, vendidas ensacadas, se você tiver uma padaria em seu supermercado, vale inovar e fazer a farofa por ali mesmo. Ela pode ter vários sabores e ser oferecida junto com a carne pelo açougueiro. As duas estratégias aqui citadas, se bem empregadas, tendem a aumentar o ticket médio do seu cliente.
Utensílios para fazer o churrasco
Um bom churrasqueiro também gosta de ter utensílios que facilitem a preparação da carne. Por isso, é fundamental oferecer em seu supermercado uma sessão para vender esse tipo de item.
Lá o seu cliente deve encontrar produtos como sal grosso, carvão, espetos, grelha, tábua de cortar carne e também produtos gourmet, que sejam utilizados para o preparo de um bom churrasco.
4 razões para investir em produtos de churrasco
Agora que você já conhece alguns dos principais produtos que podem ser vendidos no seu supermercado, é momento de conhecer algumas razões para investir neles e colocá-los nas prateleiras do seu estabelecimento. Confira!
1. Comportamento do consumidor
Conforme a pesquisa da OCDE que já citamos aqui, o Brasil tem o sexto maior consumo per capita de carne no mundo. Por isso, é necessário levar em conta esse comportamento do consumidor na hora de pensar no que você vai vender em seu supermercado.
Além dos cortes para churrasco, o brasileiro também consome carne em praticamente todas as outras refeições. Alguns dos pratos mais tradicionais da nossa cultura, como a feijoada, levam carne. Portanto, ter um açougue em seu mercado é imprescindível.
É importante lembrar também que cada vez mais o churrasco tem sido visto como um hobby, especialmente entre os homens. Por essa razão, esse público tende a gastar mais com itens relacionados, como aventais e espetos. Pensando nisso, vale a pena criar uma sessão de produtos de churrasco em seu mercado!
2. Aumento das vendas aos finais de semana
É aos finais de semana que a maior parte dos melhores churrascos ocorre. Seja em celebrações entre amigos ou por conta de hábitos familiares.
Se o movimento do seu estabelecimento é menor aos finais de semana, oferecer esse tipo de produto é uma maneira de driblar essa queda na clientela. Que tal se tornar uma referência para os churrasqueiros, oferecendo carne de qualidade e fresca aos finais de semana?
Estar aberto em horários alternativos, como os domingos de manhã, também é uma ótima opção nesse caso. Assim, quando alguém tiver esquecido algum item para o churrasco, pode passar em seu estabelecimento e efetuar a compra.
3. Crescimento do ticket médio do cliente
Para alcançar esse objetivo, você precisa utilizar a estratégia de oferecer um grande mix de produtos de churrasco. Assim, pode vender combos ou montar uma sessão inteira dedicada aos churrasqueiros em seu mercado. Ao deixar os produtos todos próximos, é possível que o seu cliente pegue algo que nem precisa ou nem lembrava precisar.
Outra boa maneira de aumentar o ticket médio dos churrasqueiros é oferecendo cortes especiais de carne. Tenha à disposição, além dos cortes tradicionais como linguiça e picanha, filé mignon e até mesmo, se possível o filé de wagyu.
Os apaixonados por carne sempre vão querer conhecer sabores diferentes e acabarão pagando mais por isso.
4. Diferenciação do seu supermercado
Como já falamos, oferecer esse tipo de produto é uma estratégia para se diferenciar da concorrência. Com um bom mix de produtos, carnes de qualidade e atendimento especializado, você acaba transformando o seu açougue em uma boutique de carnes.
Assim, você se tornará referência aos amantes do churrasco, que não pensarão duas vezes na hora de escolher onde comprar os produtos para o evento.
Percebeu a importância de ofertar produtos de churrasco em seu mercado? Satisfazer o desejo da clientela e ainda ver os seus resultados financeiros aumentarem são apenas alguns dos benefícios que essa oferta traz para o seu negócio!
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